Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Vermelhidão no Rosto – Como Reduzir?

vermelhidão no rostoUma vez identificada a causa da vermelhidão no rosto, fica mais fácil encontrar o tratamento adequado para ela. Pode tratar vermelhidão facial com vários medicamentos em casa, mas é recomendado visitar o médico, que vai ajudar a identificar a causa e assegurar que não é algo mais grave. Algumas manifestações de Vermelhidão no Rosto podem aparecer associadas com algumas patologias conforme descritas abaixo:

Rosácea

Não se pode prevenir Rosácea, mas é possível se comprometer para evitar certos desencadeadores. Se acreditar que a vermelhidão facial é causada por Rosácea, evitar ingerir alimentos apimentados, parar com o hábito de fumar, e usar apenas cosméticos de FPS de alta qualidade que ofereçam proteção de bloqueio do sol sem obstruir os poros.

Acne

Se estiver lidando com Acne, é importante seguir um regime de skincare diário, usando produtos que são gentis na pele. Com vermelhidão facial, é especialmente importante evitar produtos abrasivos no cleanser e nos cosméticos para prevenir irritações.

Seborréia

Seborréia é uma condição que pode ser controlada com os hábitos corretos. No entanto, se a Seborréia é causada por um problema médico subjacente, o tratamento correto pode aliviar a secura e vermelhidão facial.

O descanso e atividade física podem ajudar a diminuir o estresse, que por sua vez reduz a probabilidade de inflamações causadas pela Dermatite Seborréica.  Lavar a cada dia com cleanser leve, e considerar usar shampoos terapêuticos e produtos com enxofre para controlar esta condição.

 Lúpus

Lúpus é uma doença inflamatória causada quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos. O diagnóstico precoce do Lúpus pode ajudar a controlar esta doença. Dentre os sintomas, aparece uma erupção cutânea vermelha mais comum no rosto. O diagnóstico pode ser difícil de ser realizado e baseia-se nos sintomas e em análises laboratoriais. Daí a necessidade de se consultar o médico e fazer um diagnóstico precoce para dar início aos tratamentos necessários.

Eczema

Não há cura para Eczema, porém existem maneiras de reduzir a aparência e frequência destes surtos. Alguns cremes e pomadas podem ser prescritos por médicos para casos mais severos de Eczema. Outros métodos caseiros fáceis para combater a vermelhidão facial e coceira associadas com esta condição da pele são apresentados a seguir:

  • Banho morno.
  • Aplicação de hidratante adequado ao tipo de pele regularmente.
  • Usar tecidos respiráveis.
  • Bater levemente na pele ao invés de friccionar.
  • Evitar fatores desencadeadores.

Psoríase

Enquanto não há cura exata para Psoríase, o objetivo do tratamento é parar as células da pele de regenerar tão rapidamente. Pode fazer isso com terapia tópica, terapia de luz, ou medicação administrada por via oral ou injetável. O método de tratamento escolhido pelo médico vai depender da gravidade da Psoríase.

Pode também prevenir os surtos de Psoríase com orientações simples a seguir:

.evitar água fria.

.cuidar da pele hidratando regularmente.

, diminuir o estresse.

. utilizar umidificador.

 Herpes zóster

O diagnóstico do Herpes Zóster normalmente é feito com base na Avaliação Clínica dos sinais e sintomas do paciente, e da observação das lesões na pele pelo médico. É uma Doença Infecciosa causada pelo mesmo vírus da catapora, que pode voltar a surgir durante a idade adulta, provocando bolhas e áreas vermelhas que acompanham o trajeto das raízes nervosas, na pele do tórax, barriga, e áreas nobres como os olhos e orelhas.

Os tratamentos para Herpes Zóster visam sempre maneiras de acelerar a cura do processo para diminuir o risco de complicações. Medicamentos analgésicos e antivirais receitados pelo médico podem aliviar os sintomas e promover a cicatrização mais rápida das feridas, diminuindo o risco de transmissão.

Herpes Zóster pode ser muito dolorosa podendo provocar uma nevralgia que pode persistir por muito tempo devido a inflamação do nervo, principalmente nas pessoas acima de 40 anos de idade. Por isso é importante estabelecer um tratamento precoce.

Reação alérgica

A melhor forma de prevenir Reação Alérgica é evitar a possível substância que causa alergia. Isso nem sempre é fácil, assim se não puder evitar o alérgeno totalmente, tentar reduzir a exposição a ele tanto quanto possível. É também importante utilizar um medicamento antialérgico conforme a reação da pele, sempre indicado pelo médico.

Como livrar-se de vermelhidão facial rapidamente

Se acordar pela manhã com o rosto vermelho, não ter pânico. Há muitas formas de se livrar da vermelhidão facial rapidamente sem sair de casa, com alguns truques a seguir:

  • Utilizar Maquiagem: a base e corretivo são fáceis de aplicar e diminuem a visibilidade da vermelhidão instantaneamente.
  • Máscaras Calmantes: pode usar uma máscara facial com ingredientes calmantes que reduzem vermelhidão e inflamação. Ingredientes como camomila, aloe e pepino são bons para diminuir vermelhidão facial.
  • Mudar os produtos: se vivenciar subitamente manchas vermelhas no rosto causadas possivelmente pelo produto que estiver usando, deverá parar com todos e ir de volta ao básico, observando como a pele reage.

Quando visitar o médico por causa da vermelhidão facial?

Enquanto possa ser capaz de tratar a vermelhidão facial com técnicas caseiras, deve considerar visitar o médico em situações como:

  • Vermelhidão continua por períodos extensos de tempo.
  • Vivenciar queimação e irritação ao redor dos olhos.
  • Tiver um surto.

O médico pode também ser capaz de orientar tratamentos específicos dependendo do tipo de reação na pele. Geralmente sempre é melhor visitar o médico se a vermelhidão facial persistir. Quanto mais rápido conversar com um profissional e estabelecer o tratamento correto, melhor o controle da vermelhidão e menos risco de mascarar uma patologia mais grave.

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Envelhecimento da Pele: Uma Jornada Científica

O envelhecimento da pele, processo biológico irreversível e multifatorial, é um tema de grande interesse científico e estético. Compreender os mecanismos subjacentes ao envelhecimento cutâneo

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?