Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

8 Dicas para Fortalecer Fios Enfraquecidos

fortalecer fios enfraquecidosO cabelo fraco pode se manifestar com queda, fino, pontas duplas, secura extrema ou oleosidade excessiva. Pode muitas vezes ter uma causa genética ou associação com fatores hormonais como menopausa, anticoncepcionais, doença sistêmica, dieta precária, estresse, infecção fúngica do couro cabeludo ou tratamentos de determinadas patologias como câncer.

            O impacto ambiental da exposição solar, cloro ou água do mar, ar condicionado ou calor e polução, podem enfraquecer os fios. É normal perder de 100 a 150 fios a cada dia, porém esta perda pode não ser significativa.

Quando é perdido o cabelo, um novo cresce de volta em seu lugar. Este processo continua até a meia idade, quando o crescimento novamente dos fios retarda ou é interrompido. O cabelo que é perdido da quebra não é o mesmo que na perda normal.

O cabelo que cai naturalmente surge do couro cabeludo, normalmente com o bulbo preso. Enquanto alguma quebra seja normal, a excessiva indica fios enfraquecidos. O cabelo enfraquecido muitas vezes aparece com pontas duplas, podendo subir para a haste capilar e quebrar.

1 – Fortalecer fios enfraquecidos – Usar os produtos corretos para evitar mais danos:

É importante detectar e diagnosticar os fios fracos, e ter orientações sobre o uso apropriado de produtos. Usar os melhores produtos para cabelo fraco é essencial para restaurar o problema. Para fios delicados e fracos, usar um shampoo, condicionador e produtos de estilizar que vão reforçar os fios por infundir proteína, aminoácidos e outras propriedades de força.

Não usar shampoo que vai secar os fios, ou então utilizar um condicionador de reforço, começando pelas raízes até as pontas.

2 – Cuidar do cabelo fraco limitando o uso de química:

Abusar e processar muito o cabelo com coloração, alisamento e permanente, pode danificar a fibra capilar e deixar os cabelos fracos.

Quando utilizada com muita frequência, estas químicas podem causar um dano permanente, deixando o fio fraco, seco e com frizz, com pontas duplas e posterior quebra. Neste caso deverá ser utilizado um shampoo e condicionador para cabelo danificado ou tratamentos intensivos condicionantes.

3 – Fios fracos odeiam calor:

O calor excessivo de secador de cabelo ou chapinha, pode causar quebra e cabelo fraco. Usar um secador muito quente em fio molhado aquece a água restante sob a cutícula do cabelo provocando uma expansão para dentro do cabelo, deixando espaços ou bolhas dentro das fibras, levando ao enfraquecimento. Estes fios ressecados absorvem a umidade do ar, causando frizz.

4 – Fortalecer o cabelo mudando a estilização:

Cuidar dos cabelos pode fazer com que eles tenham um ciclo de vida mais longo:

  • Evite os acessórios de cabelo ruins como os prendedores de elástico, que vão estimular a queda pela pressão quando os cabelos estão presos, como vão facilitar o rompimento e quebra dos fios. Dê preferência aos palitos, de molinha ou meia.
  • Não prenda o cabelo molhado, pois as fibras que compõem os fios estão mais flexíveis e elásticas neste caso, fazendo com que os fios se fragilizem levando à queda e arrepiamento dos fios.
  • Não prenda muito apertado, pois esta tensão excessiva faz com que os fios se desprendam do folículo, ocasionando a queda capilar.
  • Não prender os cabelos para dormir. Isso evita o trauma e tensão nos fios.
  • Variar no estilo do penteado. Tente variar na frequência como amarra os fios, variando não apenas nos acessórios- entre grampos, lenços, presilhas e palitos, mas também no estilo do penteado, para que não tensione sempre para o mesmo lado tornando o simples hábito mais traumático.

5 – Fator frizz e como prevenir:

Quando o frizz está aparente, manter o corte em dia pode ajudar a prevenir mais dano e interromper as pontas duplas de subir. Usar um shampoo de queratina e condicionador regularmente, pode ajudar a restaurar proteína ao cabelo danificado e fraco, e ajudar a trazer de volta a boa saúde.

Após utilizar o shampoo, tem uma variedade de seruns e condicionadores leave-in disponíveis para ajudar os fios fracos.

6 – Como tratar pontas duplas:

Não há cura total para pontas duplas, mas alguns truques podem ajudar muito:

. Pode manter o problema longe com corte a cada 6 a 8 semanas.

. Utilizar ainda um shampoo e condicionador suave, e aplicar um óleo de tratamento nas pontas.

. Quando estilizando, produtos de reforço são os ideais, já que ajudam a unir as pontas. Utilizar creme pré-escova, cremes sem enxágue e finalizadores. Eles vão funcionar como protetores  e rejuvenescedores para um fio mais forte e saudável.

. Fazer Hidratações uma vez por semana ou a cada 15 dias ajuda o cabelo a se tornar mais forte e saudável

7 – Como cuidar do couro cabeludo:

Se o couro cabeludo está saudável, o cabelo vai seguir bem. O couro cabeludo pode ser seco e escamoso, ou oleoso, mas há produtos elaborados para funcionar em cada tipo.

8 – Dieta saudável ajuda a restaurar o cabelo enfraquecido:

O fio fraco e ralo pode ser causado pelo tratamento que se dá ao cabelo, mas pode também ocorrer pelo que faz com o corpo. Uma dieta não saudável, ou com baixa ingestão calórica, pode levar à queda, como podem as doenças endócrinas.

O que come tem um efeito na saúde dos fios e couro cabeludo. Os nutrientes do alimento saudável oferecem energia para abastecer o crescimento capilar. Uma dieta que inclua proteína rica em ferro alimenta o couro cabeludo e cabelos por desenvolver queratina forte, a proteína que fortalece os fios, melhora a textura e estimula o crescimento.

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?