Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Pós-Sol: Qual a função e importância?

Quem nunca passou o dia na praia sem repetir o protetor solar, ou adormeceu na espreguiçadeira da piscina? Andar de bicicleta e ficar com a marca da camiseta, ou o piquenique após o banho e perceber que está com aspecto de “camarão”, ou seja, a pele toda vermelha e ardendo. São situações que, certamente, podem acontecer com qualquer pessoa, mesmo com as mais atentas.

Porém, agora existem produtos para acalmar a pele nestes casos extremos. Usar pós-sol auxilia o processo da recuperação da derme, deixando uma sensação de frescor de modo mais intenso, comparado a um hidratante comum e, além disso, protege o bronzeado.

Principais ingredientes

Trata-se de produtos que, com certeza, têm ação calmante  ou anti-inflamatória exigida na situação da ardência ou vermelhidão. Normalmente, cremes pós-sol apresentam ingredientes naturais, como aloe vera, que são capazes de suavizar irritações e inflamações e também nutrir a pele.

E o extrato de camomila, um calmante natural para suavizar a vermelhidão. A ação é reverter o desconforto e ressecamento gerados pela queimadura impedindo o aparecimento de danos na pele.

Como usar pós-sol

O recomendado é utilizar nos dias depois de se expor ao sol intensamente, para aproveitar melhor os próprios ativos. Em situações em que houver integridade da pele, é importante aplicar hidratante comum. Aplicar depois do banho, sendo a pele úmida, para que aconteça melhor absorção.

Sobre a dúvida se há outro produto para usar junto, a indicação é, certamente, usar água termal e ingerir bastante líquido para auxiliar na recuperação. Lembrar-se que, nos casos de queimaduras mais graves, é importante procurar o médico para o tratamento e utilização de medicamentos específicos.

Os produtos que apresentam ácidos podem, com certeza, piorar a desidratação e ressecamento, e os itens à base dos óleos podem ser capazes de entupir os folículos e ocasionar brotoejas e acne.

Tipos

O pós-sol tem veículos que são mais leves como loções, spray líquido e gel. Hidratantes comuns se mostram de base cremosa e com óleos de importância a penetrar a barreira cutânea.

O pós-sol pode ser utilizado para todo tipo de pele, inclusive a pele sensível, já que normalmente não apresentam substâncias irritativas ou oleosas na composição. Sobre a dúvida se há diferença entre gel, loção ou spray, não há diferença de eficiência, porém, cosmética.

Nas regiões com pelos, por exemplo em homem, o spray é mais conveniente. Mulheres preferem loção. Produtos em spray e gel geralmente conferem sensação mais refrescante, o que na situação da ardência pode auxiliar.

Propriedades dos Hidratantes Pós-Sol

– Hidrata

O hidratante pós-sol possui capacidade de hidratar. É item, com certeza, muito importante à derme exposta ao raio ultravioleta, já que fica desvitalizada, ressecada, e em algumas situações, muito lesada.

– Prolonga o bronzeado

E o pós-sol é capaz de prolongar o bronzeado. Quanto mais forte a hidratação da pele depois de se expor ao sol, mais duradouro, uniforme e bonito vai ser o bronzeado, porque gera renovação celular, sem contar que impede a descamação que acontece devido o ressecamento.

Contudo, não há ativos efetivamente que atuem para prolongar o bronzeado. Há marcas que usam proteínas, óleos, vitamina B5 e E, com este foco, no entanto, não existe comprovação científica.

O que pode ocorrer talvez é que por causa do aumento para função de barreira cutânea, exista menos perda da água, e deste modo, maior duração do bronzeado. Em relação à fixação da cor, hidratantes pós-sol não possuem este poder. Os autobronzeadores possuem mecanismo para pigmentação da pele, e que funcionam como maquiagem mais duradoura.

A Importância do pós-sol

O cosmético pós-sol geralmente possui substâncias capazes de acalmar a pele, como azuleno, calamina, camomila e aloe vera, e têm também ativos anti-inflamatórios, como nicotinamida e alfa bisabolol. A ação de borrifar água termal na área fragilizada ou a compressa de chá de camomila gelado, certamente, acalma também e age de ativos anti-inflamatórios.

O sol produz o radical livre que ocasiona oxidação de tecidos cutâneos, e como resultado, envelhecimento precoce da derme. Assim, nesta parte, médicos concordam, o único modo de prevenção do envelhecimento é não sofrer exposição ao sol de modo exagerado. Vários cosméticos pós-sol oferecem substâncias antirradicais livres, porém, seu efeito se caracteriza muito discreto.

Para recuperar a pele após expor-se ao sol de maneira excessiva, a dica é passar por exposição ao sol controlada, com respeito aos horários com radiação menor, anteriormente às 10 horas e depois das 16 horas.

Ações para melhorar queimaduras

Deve ser aplicado protetor solar com no mínimo, FPS 30. É importante ainda reaplicar este produto a cada 2 horas, em especial se estiver praticando exercícios físicos em ambiente externo, como praia, piscina, campo, ou até no quintal de casa.

Para recuperação da pele depois desta exposição ao sol, o mais recomendado é hidratar. É essencial nutrir a pele, aplicar hidratante de modo contínuo e também evitar banho quente.

Fonte:  Dermaweb

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paulista: (11) 3884-1867⠀
Unidade Higienópolis: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Envelhecimento da Pele: Uma Jornada Científica

O envelhecimento da pele, processo biológico irreversível e multifatorial, é um tema de grande interesse científico e estético. Compreender os mecanismos subjacentes ao envelhecimento cutâneo

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?