Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

O Que Fazer com as Queimaduras de Sol? Como Cuidar?

Assim que for percebida a queimadura pelo sol, com aparecimento de ardor e vermelhidão, é ideal sair de modo imediato do sol, permanecendo em ambiente fresco e com sombra.

Se isso ocorrer na praia, resfriar a pele usando chuveiro, e depois retornar a lugar coberto, como quiosque ou bar. A orientação é o retorno para casa assim que puder, para cuidar da pele, usando produtos adequados. Porém se ainda estiver no local, após o resfriamento da pele, é possível passar protetor solar para deixar a pele hidratada e protegida, e sair do sol buscando uma sombra ou usando roupas apropriadas.

Chegando em casa, a dica é tomar mais um banho, permitindo a água doce gelada cair pelo corpo, e evitar o uso do sabonete. Se puder, deixar o corpo secar naturalmente, ou utilizar toalha que seja macia, sem movimento de fricção na pele, apenas pressionando suavemente a toalha no corpo inteiro, para absorção da água. Na sequência, aplicar pomada ou creme, próprios para regenerar a pele.

A queimadura solar possui alguns estágios. Na fase inicial, temos a queimadura de primeiro grau, quando a pele fica quente, vermelha e ardendo. Na sequência, a queimadura de segundo grau onde ocorre dor, inchaço e bolhas. No estágio mais avançado, pode acontecer a queimadura de terceiro grau, sendo este caso mais grave, onde a camada mais profunda da pele é atingida e as bolhas formadas são mais intensas.

Pomadas e cremes para queimaduras solares

Existem boas opções de pomadas e cremes para aplicar na pele diante da queimadura solar:

  • – cremes regeneradores nas regiões mais avermelhadas.
  • – Pasta d’água por cima de bolhas, com atenção para não estourar.
  • – Hidratante com ação calmante comprada em farmácia.
  • – Loção pós sol refrescante com ingrediente aloe vera ou calamina.

É essencial ainda beber bastante água para hidratar o corpo novamente, evitando sol e vestindo roupas largas para aliviar o desconforto. Para combater a coceira é possível tomar banho frio e aplicar muito hidratante nas áreas afetadas, principalmente que tenham ação antiprurido, já que o ato de coçar a pele pode estourar as bolhas de queimadura, gerando mais dor ou ardor.

As possibilidades do aparecimento de câncer de pele, dobra ao sofrer 5 queimaduras solares, e assim é fundamental a proteção da pele contra o sol, evitando se expor ao sol em momentos mais quentes do dia, usando óculos escuros, chapéu e protetor solar.

Quando visitar o médico

É indicado seguir para o pronto socorro se o adulto ou criança estiver com grandes bolhas, no caso dos calafrios, febre, dificuldade de pensamento, dor de cabeça, já que tais sinais podem apontar insolação, com necessidade do tratamento médico. Se a pele começar a descascar, nos 6 a 8 dias seguintes, o que pode ser feito é esfoliar em casa para que as células mortas sejam retiradas, aplicar hidratante e não se expor ao sol até a pele ficar restabelecida.

A dica é misturar 2 colheres de açúcar cristal com meio copo de óleo de amêndoa doce, esfregando suavemente no corpo inteiro, usando movimentos circulares, e então na seqüência tomar um banho. É importante também evitar exposição solar e fazer proteção da pele nova através de filtro solar adequado.

Na sequencia são apresentados 3 tratamentos naturais para situações da queimadura solar, se a pele ficar inchada, avermelhada, dolorida, porém, se a pessoa tiver vermelhidão intensa pelo corpo inteiro, bolhas e febre, a recomendação é visitar o médico, já que pode ser preciso um tratamento com medicamentos  orientado pelo médico.

1 – Hidratação da Pele

É essencial hidratar a pele logo depois do banho e no decorrer do dia, podendo ser hidratantes com substâncias calmantes, ou produto com ativos prebióticos e que ajudam a recuperar a barreira da pele. Pode ainda finalizar borrifando água termal bem gelada em toda pele afetada.

Em pele íntegra, sem bolhas, aplicar loçào ou gel com calamina ou aloe vera. Emolientes suaves também podem ser usados- óleo mineral isolado ou combinado com vaselina sólida – 50% de cada. desta forma, o risco de descascar a pele fica bem menor.

Caso ocorra formação de bolhas, mantê-las cobertas com curativos com gaze umedecida em soro fisiológico ou vaselina. Se romperem, lavar a área com água morna e sabão neutro e realizar curativos com gaze umedecida.

Em queimaduras solares mais graves, com presença de múltiplas bolhas, dor importante e sintomas sistêmicos como febre, dor de cabeça, vômito, desidratação, encaminhar para atendimento hospitalar.

Para que a pele seja hidratada de dentro para fora, é importante beber ao menos 2 litros de água por dia, ou suco de frutas. O suco de melancia, abacaxi, e cenoura com laranja são opções interessantes, já que se mostram ricos em antioxidantes.

2 – Compressa de Camomila

Camomila tem propriedades cicatrizantes e calmantes que auxiliam na diminuição do desconforto gerado pela queimadura. É preciso preparar o chá de camomila, guardar na geladeira para gelar, e então molhar a gaze, pano limpo, ou pedaço do algodão usando o chá. Finalmente, aplicar na pele queimada pelo sol, deixando agir em torno de 7 a 10 minutos, repetindo o processo várias vezes ao dia.

Sobre o tratamento da queimadura do sol com bolhas, ou a necessidade de analgésicos via oral, deve ser orientado por dermatologista.

3 – Alimentos que podem auxiliar

Aqueles alimentos que apresentam ácido alfa-lipóico, como exemplo a aveia, arroz integral, amaranto e quinoa, vão amenizar o vermelhidão e devem integrar o cardápio da pessoa que sofreu queimadura pelo sol.

Óleos vegetais se caracterizam também fontes boas e podem ser usados para temperar saladas e cozinhar alimentos. A dica para o tratamento natural da queimadura solar na região da boca, é abrir babosa pelo meio e aplicar o gel dessa planta nos lábios, várias vezes por dia, já que ele contém propriedades cicatrizantes que auxiliam na regeneração da pele.

Fonte:  Dermaweb

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paulista: (11) 3884-1867⠀
Unidade Higienópolis: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?