Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Unhas e Cutículas – Como Mantê-las Saudáveis?

unhas e cutículasMuitas pessoas têm dúvidas sobre como manter as unhas e cutículas bonitas e saudáveis. Aqui são apresentadas algumas dicas básicas para ajudar a manter as unhas e cutículas em dia e de maneira fácil.

Como manter a saúde das unhas e cutículas?

Primeiro, é indicado não cortar as cutículas ou empurrar. Manter elas hidratadas, mas apenas isso. Existem produtos dermatológicos específicos para a hidratação das unhas e cutículas. As unhas crescem a partir de uma área abaixo da cutícula chamada matriz da unha, ou raiz da unha.

As cutículas são apenas a pele que protege a matriz e a nova unha conforme ela cresce. Cortar ou empurrar as cutículas é prática padrão em manicure de salão, mas não é recomendado. Cutícula é essencial para proteger a matriz da unha de bactérias e outros germes entrando no corpo que podem causar infecções.

Além disso, certificar-se de higienizar as ferramentas caseiras para unha. Desinfetar antes o cortador e lixa é fundamental. Ferramentas devem ser desinfetadas em base mensal. Isso pode ser feito por embeber uma escova em álcool isopropílico, 70% ou mais, e usar para limpar o cortador seguido de um enxágüe em água quente. Deve ainda usar um cortador de unha separado para unhas dos pés e mãos.

Unhas e cutículas – Como cuidar das unhas em casa?

O primeiro passo para manicure que pareça profissional é lixar e moldar as unhas. A partir daí, usar leves movimentos com a lixa pelos lados das unhas para formato ideal, e então seguir com óleo de cutícula. Se não tiver um, usar óleo de coco ou azeite.

A parte difícil agora, pintar. Muitos pensam que devem pintar diretamente sobre a cutícula para ficar bom, mas isso apenas resulta em bagunça. Ter calma e reservar o pequeno espaço entre a cutícula e linha de esmalte, assim vai ter pouco ou nenhum esmalte para limpar no final.

Mais uma dica, aplicar camadas leves de esmalte. É muito mais fácil de pintar uma extra camada ou duas, ao invés de tentar corrigir um trabalho espesso de esmalte. Se precisar limpar, fazer isso com pouca acetona e um pincel de sombra para os olhos. Para fazer durar, aplicar top coat a cada 2 dias, para manter o esmalte no lugar com menos lascas durante o uso.

Unhas e cutículas – Como usar unhas postiças?

Se pintar as unhas não for de preferência, tentar as unhas postiças de pressão. São a solução perfeita para ter um visual mais ideal sem dano. Antes de aplicar, a sugestão é lavar as mãos, lixar, e polir levemente as unhas.

Quando for momento de aplicar, ter cuidado com a cola de unha. Tudo que precisa é um ou dois pontos porque vai espalhar ao redor da unha uma vez que pressionar. A partir daí, pressionar as unhas por aproximadamente 10 a 15 segundos, e soprar enquanto mantendo pressionada, para acelerar a secagem e selar.

Desde que algumas opções de unhas podem ser reusáveis, embebê-las em água morna antes de retirá-las. E depois, polir as unhas para remover qualquer excesso de cola e aplicar óleo para nutrir a unha.

Alimentos importantes para a saúde das unhas

Carnes magras como frango, bife e peru

As unhas são feitas de proteína, assim adicionar mais proteína para dieta apenas ajuda. Da mesma forma que a proteína ajuda a construir músculos fortes, também faz maravilhas para as unhas. As carnes magras são boas aqui. Unhas são feitas de proteína, assim a primeira coisa que pode tentar é adicionar mais na dieta. A recomendação é consumir ave magra, peixe, bife e porco para manter em forma.

Unhas e cutículas – Frutas, especialmente morangos, mirtilos e bananas

Os mirtilos são cheios de antioxidantes. Comer muita fruta é uma maneira fácil e saborosa de obter muitos dos nutrientes e vitaminas na dieta, mas estes lanches são também ótimos para as unhas. Na realidade, há muitas frutas que pode adicionar na dieta para uma melhora prática nutritiva, assim como para unhas mais fortes e mais espessas.

Alguns favoritos incluem mirtilos. Antioxidantes ajudam a proteger as células do corpo contra o dano do radical livre. Este dano aumenta os hormônios do estresse e inflamação, que impacta todas as células no corpo, incluindo aquelas no cabelo e unha. Mirtilos têm uma das propriedades mais altas de antioxidante de todas as frutas. Mirtilos e uvas são ricos em antioxidantes também, oferecendo atrativo doce para as unhas.

Os morangos e kiwis, que têm níveis altos de vitamina C são também indicados. A vitamina C ajuda a produzir colágeno, que então naturalmente deixa as unhas mais resistentes. Damascos secos e bananas são também boas escolhas já que são ricos na vitamina A e B6, respectivamente. As frutas não apenas são deliciosas, mas também oferecem vários benefícios para saúde e unhas, portanto, fundamentais para incluir na dieta, havendo variedade para escolher e aproveitar do que podem oferecer de fato para o corpo.

Fonte: Self

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?