Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Tudo sobre o colágeno

Colágeno

Colágeno é um tipo de proteína encontrada nos ossos e tecido conectivo de humanos e animais. E oferece apoio e estrutura ao corpo, particularmente a pele, tendões, ligamentos, músculos e sistema esquelético.

O colágeno é feito principalmente de aminoácidos glicina, prolina e hidroxiprolina. O corpo produz seu próprio colágeno a partir dos aminoácidos livres, mas este processo retarda conforme as pessoas envelhecem.

É considerado que esta redução natural na sua produção, desempenha um papel no desenvolvimento de muitas preocupações relacionadas com idade, como enrugamento da pele, e dor articular e perda óssea associada com osteoartrite e osteoporose, respectivamente.

Seus benefícios

Suplementar com colágeno não é essencial, mas oferece alguns benefícios surpreendentes para saúde que podem ajudar a contrariar estes sintomas indesejados associados com declínio relacionado com idade. Aqui estão alguns dos benefícios mais notáveis de adicionar colágeno e as proteínas na dieta regular, e regime de beleza natural:

Pele mais flexível e rejuvenescida

Os sinais da pele no envelhecimento incluem, portanto, rugas, perda da firmeza, secura e flacidez. Estes sinais podem ocorrer devido a diminuição do colágeno e proteínas. Conforme as pessoas envelhecem, a quebra do colágeno vai ocorrendo. A exposição solar também desempenha um papel no envelhecimento da pele.

A pesquisa descobriu que a suplementação de colágeno resulta em melhoria significativa na textura da pele, incluindo menos rugas, aumento da elasticidade, e maior hidratação. Estas descobertas sugerem que esses suplementos podem ser benéficos em retardar ou até reverter sinais de envelhecimento da pele.

Desta forma, a maioria dos suplementos usados nestes estudos também apresentavam outros ingredientes para beneficiar a saúde da pele e prevenir a quebra do colágeno existente, como ácido hialurônico, vitaminas, e antioxidantes.

Escolher um suplemento de colágeno, assim, que combinam vários nutrientes para saúde da pele pode ser importante.

Outros fatores de estilo de vida como qualidade da dieta, fumar, e estresse, podem também desempenhar um papel importante para o envelhecimento da pele e devem ser tratados além da suplementação de colágeno para resultados melhores.

Aliviando dor na articulação e rigidez

De fato, outro sintoma que segue junto com envelhecimento é a deterioração da articulação que resulta em dor, rigidez, inflamação e limitação de movimentos. Vários estudos científicos concluíram que suplementos de colágeno hidrolisado, resultaram em aumento de colágeno ao redor dos tecidos da articulação e uma redução nos sintomas de doença degenerativa da articulação, como osteoartrite.

Um estudo, de fato, descobriu que tomar colágeno ao longo de 24 semanas ajudou a reduzir a dor de articulação entre atletas, uma população em risco para doença articular, devido ao uso exagerado.

As pessoas que vivenciaram melhoria na saúde da articulação podem também estar mais inclinadas a aumentar seus níveis de atividade física, que mais além melhora a saúde geral.

A saber, consumir um suplemento de colágeno especificamente formulado para saúde da articulação pode ajudar a manter as articulações flexíveis e amortecidas, aliviando a dor, rigidez, e inflamação, associadas com artrite.

Benefícios para o intestino

Alguns profissionais da saúde acreditam que o colágeno tenha propriedades adicionais anti-inflamatórias que podem ajudar a tratar distúrbios digestivos, como síndrome do intestino irritável e intestino permeável.

O pensamento por trás do mecanismo, certamente é que pode ajudar a reconstruir o revestimento do intestino, que é geralmente danificado e inflamado na maioria dos distúrbios digestivos.

Assim, a ciência está emergindo para apoiar a teoria que aminoácidos, como aqueles encontrados no colágeno, possam prevenir e tratar distúrbios gastrointestinais inflamatórios. No entanto, a pesquisa adicional é necessária para determinar o impacto dos suplementos de colágeno na saúde intestinal.

Alguns outros benefícios:

  • Reduz a perda de cabelo.
  • Melhora a saúde do fígado.
  • Reduz a aparência da celulite.
  • Melhora a cura de ferimentos.

Consumir mais alimentos ricos em colágeno

As boas fontes dietéticas incluem:

  • Caldo de osso.
  • Pele de porco, salmão e frango.
  • Carnes sem músculo, como tendões, tripa, rabo de boi, e articulações.
  • Gema de ovo e membranas da casca de ovo.

Consumir suplemento de peptídeo de colágeno

A proteínas de colágeno em pó, também conhecidas como peptídeos de colágeno, podem ser utilizadas.  Misturar um ou 2 scoops de colágeno em pó no smoothie, sopa, água. Escolher um pó que venha de vacas livres de hormônio, criadas em pasto.

Diferença entre colágeno e gelatina

A gelatina e colágeno oferecem benefícios similares porque são essencialmente a mesma coisa em formas diferentes. A gelatina forma um gel gelatinoso quando é dissolvido em líquido quente e esfriado. Para beneficiar a pele ainda mais,  pode-se combinar o colágeno com outros ingredientes amigos da pele. Adicionar suplemento de ácido hialurônico para a rotina diária, traz benefícios adicionais para os efeitos de envelhecimento saudáveis de ambos.

Fonte:  Dermaweb

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paraíso: (11) 3884-1867⠀
Unidade Itaim Bibi: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Não conte Calorias

Não conte Calorias, mas esteja atento a elas. Existem inúmeros aplicativos e ferramentas digitais disponíveis hoje para auxiliar no acompanhamento das calorias. Contudo, a contagem

Câncer de Células de Merkel

O câncer de células de Merkel, sendo raro e frequentemente agressivo, apresenta melhores chances de tratamento quando diagnosticado em estágios iniciais. Sol, envelhecimento e um

Conhece o MesojectGun?

O que é MesojectGun? É um dispositivo para aplicação de soluções cosméticas para melhorar a sua absorção com a tecnologia Pulse Booster. Uma técnica inovadora

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?