Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Tatuagem: Posso Pegar Sol? Como Proteger?

tatuagemÉ necessário ter cuidado para proteger a pele tatuada no sol durante o verão, momento em que existe ainda mais exposição do corpo na rotina de ir à piscina, praia ou mesmo a prática de esportes ao ar livre.

Para evitar que o desenho perca a cor ou desbote, usar filtro solar é essencial, junto com mais precauções como hidratação e limpeza, que contribuem ainda para o rejuvenescimento da pele. Na seqüência são apresentadas dicas para cuidar da pele com tatuagem no verão:

Protetor solar para não desbotar

Além da prevenção em relação ao envelhecimento precoce e ressecamento da pele, o filtro solar é fundamental para proteção e saúde da tatuagem e pele ao redor da mesma.

Raios ultravioletas podem facilmente desbotar o desenho, sem contar reduzir a intensidade das cores devido o ressecamento. Assim, é importante passar o filtro solar na área anteriormente à exposição ao sol, e também reaplicar o filtro solar, isso de hora em hora, ou depois da saída do mar.

Mais uma orientação que auxilia para maior proteção da tatuagem é optar pelo filtro solar indicado a cada tipo de pele, e apresentando FPS correto, sendo que peles secas necessitam do produto que seja mais hidratante, e a pele oleosa pode escolher o protetor com toque seco.

Maiores cuidados para tatuagem recente sob o Sol

A pessoa que fez tatuagem há pouco tempo, deve redobrar os cuidados, de modo que a pele cicatrize sem complicações, sendo proibidos banhos de piscina, mar, e também as saunas, até que as casquinhas da cicatrização desapareçam.

Nesta fase, o indicado é sempre higienizar a área usando sabonete neutro, e utilizar pomada dermatológica, e se não tiver como evitar o sol, é necessário manter a região coberta, pois a tatuagem não cicatrizada se comporta como ferida aberta, ou seja, propensa a infecções.

Depois das casquinhas de cicatrização, deve ser aplicado o filtro solar recomendado. Mais um cuidado a quem fez tatuagem há pouco tempo, é que seja mantida distância de cloro de piscina, pois este pode causar ressecamento da pele devido as propriedades de descoloração e chances enormes do desbotamento do desenho.

Uso do creme hidratante contra descamação

O Creme hidratante, é o segundo passo compondo a rotina de cuidados, quando se trata de tatuagem e exposição solar. Mesmo que a pele tenha sido protegida usando filtro solar, aplicar o hidratante é importante, pois devolve a água toda perdida com o calor, deixando a pele mais viçosa e sem visual ressecado.

O produto vai ainda evitar descamação da pele ou alteração da coloração do desenho da tatuagem. Se o creme hidratante apresentar vitamina A na composição, podemos ter ainda mais benefícios, pois a vitamina auxilia na elasticidade e rejuvenescimento da pele.

Toda tatuagem demanda cuidados especiais

A tatuagem representa um desenho permanente, que acompanhará a pessoa muitas vezes pelo resto da vida. Para quem pensa em fazer uma tatuagem, é necessário ter atenção com os cuidados antes, durante e após o processo.

Independente do local, tamanho, ou de detalhes, o mais importante no processo todo são os cuidados que devem ser seguidos após este procedimento. Algumas dicas são indicadas para deixar sua tatuagem sempre bonita:

– Higienizar

O processo de maior importância se mostra o da higienização da região. Após aproximadamente 2 horas do procedimento, é orientado a lavagem do local da tatuagem, usando água corrente fria e sabonete neutro. Lembrar-se da lavagem das mãos corretamente antes de limpar o local.

– Cuidados com a Cicatrização

A cicatrização é importantíssima para o resultado da tatuagem. É necessário seguir rigorosamente as orientações para não ter surpresas como infecção ou deformação possível para o desenho. Tatuagem é um tipo de queimadura, assim, o mais apontado é o uso de pomadas oleosas e com alta quantidade da vitamina B.

Após espalhar com cuidado a fina camada da pomada na região é preciso fazer curativo utilizando filme de PVC , que é fácil de encontrar. Este processo vai evitar o atrito da tatuagem com as roupas.

– Pós-Cicatrização

Mesmo após a cicatrização da tatuagem, existem cuidados diários necessários para que tatuagem tenha durabilidade em detalhes e cor dos desenhos. O primeiro passo é usar diariamente o filtro solar se houver exposição ao sol na tatuagem.

Se o desenho for exposto somente no verão, o cuidado se mostra redobrado, já que a radiação ultravioleta alcança a derme e gera processo de inflamação que ocasiona reabsorção de pigmentos. Ou seja, a tatuagem perde pigmentação e o efeito esverdeado antes do tempo é percebido. A recomendação é manter a pele hidratada sempre, para conservação da cor. Outra dica é beber bastante água, e usar abundantemente a cada dia os cremes corporais.

Fonte:  Dermaweb

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paulista: (11) 3884-1867⠀
Unidade Higienópolis: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Envelhecimento da Pele: Uma Jornada Científica

O envelhecimento da pele, processo biológico irreversível e multifatorial, é um tema de grande interesse científico e estético. Compreender os mecanismos subjacentes ao envelhecimento cutâneo

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?