Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Como Escolher o Protetor Solar ideal Para a sua Pele

O protetor solar é essencial, não apenas ao se expor ao sol, quando na   piscina ou praia, mas no dia a dia fazendo parte do skincare. Com o seu uso, podemos evitar o câncer e envelhecimento precoce da pele.

Existem ainda muitas dúvidas de como escolher o protetor solar ideal e o que considerar no momento da compra.

Diferença Entre Radiação UVA e UVB

Radiação UVA tem presença o ano inteiro atingindo a pele quase da mesma maneira, para o inverno e verão. Raios UVA são capazes de penetrar a pele, e são os responsáveis principais pelos sinais de envelhecimento.

Tal radiação possui ainda participação nas alergias e no aparecimento do câncer de pele. Raios UVA têm presença ainda em câmaras de bronzeamento artificial, inclusive para doses mais altas que a radiação do sol.

A radiação UVB é parcialmente absorvida pela camada atmosférica do planeta, e a parte dela que alcança a Terra causa danos para a pele, principalmente no verão causando queimaduras pelo sol.

Este tipo de raio se mostra mais invisível, e por vezes, as pessoas imaginam que apenas porque não ficaram com a pele vermelha não houve dano, porém, ele contribui bastante para o envelhecimento da pele.

Portanto um bom Protetor Solar deve proteger contra a radiação UVA e UVB. O Fator de Proteção Solar determina a proteção contra os raios UVB, enquanto o PPD é indicado para verificar a proteção UVA.

A radiação UVB é menos profunda, sendo a principal responsável pelas queimaduras e vermelhidão na pele, e mais intensa no horário de 10h e16h.

A radiação UVA penetra mais profundamente e é a principal causa do câncer de pele e fotoenvelhecimento. Portanto é importante conferir o valor do PPD nos protetores solares. Se o número for maior que 9, sua proteção contra os raios UVA é alta. Se estiver em estrelas, a classificação é de 0 a 4, sendo 4 alta proteção. O PPD, de acordo com a legislação, deve ser sempre no mínimo um terço do valor do FPS.

O que É FPS?

No momento da escolha do protetor solar, um dos fatores iniciais notado é o FPS – Fator de Proteção Solar. O FPS vai medir a quantidade de tempo que a pele quando exposta ao sol leva para ficar vermelha. Este período vai depender do tipo de pele e também do horário em que houve a exposição solar. Este índice determina o tempo que uma pessoa pode permanecer no sol sem produzir eritema, ou seja, sem que a pele fique vermelha. É o número que indica o nível de proteção que o produto oferece contra os raios ultravioletas.

O Fator de proteção Solar indica por quanto tempo o filtro solar manterá a sua pele protegida contra os raios solares.

O número que a sigla leva, especifica o tempo de proteção. Para calcular, multiplique por 10. Por exemplo: se o protetor solar é FPS 30, são 300 minutos de proteção que equivalem a 5 horas. Devemos lembrar também que a proteção dos protetores diminui com o passar do tempo, principalmente em contato com a água. Daí a necessidade de reaplicar o produto a cada 2 horas e utilizar o Fator de Proteção no mínimo 30 para qualquer tipo de pele.

Como Escolher o Protetor Solar Corretamente

Certamente, as pessoas de pele mais clara devem escolher o protetor solar com FPS superior, pois necessitam da proteção maior em relação ao sol. No caso de peles morenas, FPS pode ser inferior, já que o indivíduo tem mais pigmento melanina, um protetor natural que a pele possui.

O importante também é verificar o tipo de pele e adequar o protetor solar. Por exemplo, as pessoas que têm pele oleosa podem escolher versões que são oil-free, ou seja, livre do óleo, porém sempre respeitando o que o dermatologista orientar. Versões mais fluidas são indicadas geralmente para o rosto, em especial para a pele mais oleosa.

E no caso do corpo, os protetores em spray e cremes são mais indicados pela praticidade na aplicação. Protetor em spray é bom e prático para o corpo, em especial na piscina ou praia. Estes possuem vantagem para aplicação de modo mais fácil.

Protetores mais modernos são formulados para peles sensíveis, a manter fator de proteção de aproximadamente 60 ou superior. Mais um atrativo é o protetor que se adere para pele molhada, sem necessidade de secar a pele para reaplicação do protetor.

Reaplicação do Protetor Solar

Já que o suor e atrito da rotina são capazes de remover o filtro, o protetor solar deve ser reaplicado nos intervalos de 2 horas, ou sempre depois do banho de piscina e mar, ou também no caso da excessiva sudorese. Lembrar que a primeira aplicação do produto deve ser feita 15 minutos antes da exposição ao sol, obedecendo a utilização da regra da colher de chá. Por exemplo, para rosto, cabeça e pescoço aplicar 1 colher de chá. Frente e atrás do tórax, 2 colheres de chá. Perna e coxa, duas colheres de chá para cada lado, direito e esquerdo. Braço e antebraço, 1 colher de chá para cada lado, direito e esquerdo.

Manipulado?

Mais uma dúvida muito comum é sobre protetor solar manipulado. São mesmo confiáveis? O protetor solar manipulado é opção interessante para indivíduos que querem algo mais particular à pele, como também associar mais atrativos em idêntica fórmula. No entanto, nem sempre é possível formulação dos fatores de proteção tão altos.

Protetor Solar e Crianças

Os filtros solares podem ser passados desde 6 meses de idade. Tais produtos contam em especial com filtros físicos, que não têm absorção pela pele, a compor barreira que vai refletir luz, reduzindo risco da alergia e irritação.

A utilização dos batons hidratantes e com filtro solar é muito importante, em especial para aqueles que seguem à piscina ou praia. São essenciais já que a pele dos lábios se mostra mais sensível e vai sofrer devido à exposição solar. Por isso, não esqueça de protegê-los, usando protetores labiais.

E devem ser reaplicados também a cada 2 horas, garantindo proteção adequada. A utilização do protetor solar é essencial para a pele, lembrar-se sempre.

O hábito de aplicar o protetor solar diariamente é essencial, e não apenas ao ir para piscina ou praia. No momento da compra, escolher produto que tenha fator relevante de proteção e, preferencialmente,  seguir orientação do dermatologista, que poderá indicar o protetor solar adequado para sua pele.

Fonte: Minha Vida

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paraíso: (11) 3884-1867⠀
Unidade Itaim Bibi: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Envelhecimento da Pele: Uma Jornada Científica

O envelhecimento da pele, processo biológico irreversível e multifatorial, é um tema de grande interesse científico e estético. Compreender os mecanismos subjacentes ao envelhecimento cutâneo

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?