Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Por que o Ar Condicionado pode afetar a nossa Pele?

Ar condicionado faz mal a pele

Em dias muito quentes, ar condicionado representa o aliado para as pessoas. Porém, ele pode ser inimigo para a sua pele e cabelo, já que a exposição contínua no ar condicionado é capaz de comprometer a umidade ocasionando o ressecamento, prejudicando a pele e cabelo. Sem contar o maior risco de quebra, vermelhidão e coceira.

É importante entender como podemos reverter os efeitos negativos do ar condicionado. Assim, como é indicado na sequência, uma maneira de proteger a saúde da pele e fios.

 

O Ar condicionado resseca pele e fios retirando a umidade do ambiente

As pessoas gostam do alívio que o ar condicionado proporciona no calor, pois há dificuldade em suportar a temperatura alta. Mas, mesmo que o clima fique mais agradável, expor-se constantemente ao ar condicionado, situação comum em escritórios, como exemplo, prejudica a pele e fios de cabelo.
A razão é muito simples, roubando a umidade do local, ambiente, de forma a devolver o ar gelado, este aparelho vai prejudicar a natural oleosidade da cútis e do cabelo, e ocasiona excessivo ressecamento, em especial, se estes já são mais secos de modo natural.

 

Ar condicionado: Proteção adequada para a pele

Se há comprometimento da lubrificação natural por ar condicionado, a derme pode ser impactada com vários efeitos colaterais. O efeito colateral inicial se caracteriza por perder brilho, fazendo o rosto mostrar aspecto opaco negativo. Porém, ainda podem surgir problemas mais agravantes, como regiões avermelhadas, coceira, marcas de expressão mais nítidas, e descamação.

Ao trabalhar em ambiente com ar condicionado, muitas vezes não há como diminuir a utilização dele para escapar destes efeitos. No entanto, pode aplicar dicas simples amenizando a questão e garantindo maior proteção.

Escolher cremes e máscaras para hidratação correta da pele, passar hidratante labial para impedir que a boca fique rachada, e sempre carregar creme de mão, beber bastante água e evitar banho com água tão quente.

 

Proteção adequada aos cabelos: Ar condicionado

Os fios ficam ressecados, opacos, com maior risco de quebrar se não houver cuidado apropriado. Da mesma forma que a cútis, os fios terminam também bastante prejudicados na exposição constante sem se proteger em relação ao ar condicionado.

Como a oleosidade natural é comprometida, uma das consequências principais é o ressecamento, porém, tal questão pode crescer para opacidade, pontas duplas e quebra.

Já que a hidratação inicia do interior para fora, é essencial consumir bastante água pelo dia, para que os efeitos do aparelho sejam amenizados. E é bom ainda fazer hidratação semanal, hidratação de banho se não houver tempo para tratar com mais detalhe.

A dica é usar nutrições para que o fio recupere a própria oleosidade, e não descartar uso do leave in no momento de finalizar, pois o produto gera película de proteção no cabelo.

Evitar lavar usando água quente é essencial também, já que o chuveiro na alta temperatura vai abrir cutículas de fibra capilar e apenas deixar o ressecamento maior.

 

Hidratar a pele em dias secos, Poluídos ,Estressantes

Em dias secos, a umidade do ar fica baixa, e o hidratante é fundamental. Para que a ação do produto seja potencializada, é indicado aplicar logo depois de tomar banho. Pele ainda úmida contribui para que o creme penetre.

E não economizar em quantidade. Normalmente a pele seca demanda aplicar camada mais grossa, e a pele oleosa ou normal, a película que é fina,e de qualquer forma, há limite da absorção do creme.

A orientação é compor filme delicado na pele, sem que fique seco ou pegajoso demais. Hidratar também deve acontecer do interior para fora, sendo os 2 litros de água apontados pelo verão, e o mesmo para inverno.

 

Dias Poluídos

Quando há dias poluídos, as partículas poluentes acumuladas na pele podem ser comprometedoras para aporte de oxigênio e nutrientes, sem contar aumentar liberação para radical livre.

Estes são capazes de destruir as células produtoras da elastina e colágeno, ocasionando na perda do brilho, flacidez, opacidade. Em dias mais secos é essencial higienizar a pele usando os cosméticos que são menos agressivos e abrasivos.

Estes se mostram mais suaves, e higienizam, mas não ressecando. E a água morna ou fria para que o ressecamento ainda maior não aconteça. No caso da neutralização dos radicais livres, escolher ativos antioxidantes. Filtro solar é essencial também para todas as estações do ano.

No caso dos dias estressantes, já houve a comprovação que é reduzida a resistência da pele para agressores, sob ação de estresse. Estresse crônico gera manifestação das enfermidades dermatológicas, como psoríase, dermatite atópica, acne e herpes.

 

O Estresse

No entanto, o estresse ocasional pode ainda comprometer a beleza. Assim, em fases tensas, é interessante usar cosméticos que são mais leves, apresentando ingredientes menos prováveis para agressão.

Selecionar produtos que não contenham perfume, e os óleos que possuam somente extratos vegetais de base, mais leves que minerais. Os cremes oferecendo ureia, mesmo sendo ótimos hidratantes, não são apontados se já existe determinado tipo de irritação.

 

Fonte: Minha Vida

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paraíso: (11) 3884-1867⠀
Unidade Itaim Bibi: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Envelhecimento da Pele: Uma Jornada Científica

O envelhecimento da pele, processo biológico irreversível e multifatorial, é um tema de grande interesse científico e estético. Compreender os mecanismos subjacentes ao envelhecimento cutâneo

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?