Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

O Que é Queratose Pilar?

queratose pilar

Queratose pilar se caracteriza condição comum da pele que gera manchas pequenas e ásperas, semelhantes à acne, normalmente na área das coxas, braços, bochechas e nádegas. E geralmente são brancas, no entanto, podem ainda ser vermelhas, e não doem ou coçam normalmente.

Porém, é difícil o tratamento. O bom é que, queratose pilar não se mostra condição de gravidade, e por vezes, sozinha desaparece após tempo determinado. Aproximadamente 40% dos indivíduos no mundo inteiro, apresentam determinado tipo da queratose pilar.

Causas da Queratose Pilar

Queratose pilar acontece a partir da queratina acumulada, a proteína fibrosa que auxilia no processo da composição da estrutura corporal, e em proteção da pele em relação às infecções ou substâncias nocivas.

Queratina auxilia ainda para bloqueio da abertura do folículo piloso. Assim, é bastante útil também para preservar os cabelos. No acúmulo desta proteína na pele, a mesma geralmente forma manchas, com a característica clinica muito semelhante a acne.

Médicos não explicam o motivo de acontecer acúmulo da queratina na pele. Entende-se, porém, que a mesma pode acontecer na associação com enfermidades genéticas, ou de mais condições da pele, por exemplo a dermatite atópica. No entanto, a queratose pilar aparece também nos indivíduos saudáveis.

Sobre os fatores de risco, parece existir predisposição genética à queratose pilar. Por ser enfermidade autossômica dominante, indivíduos que possuem tendência a ela, geralmente manifestam a lesão.

A queratose pilar pode aparecer nos indivíduos com todo tipo de pele, porém, a pessoa com pele seca tem tendência maior, além daquelas que já possuem mais condições da pele, como por exemplo a dermatite atópica. Tal condição, é ainda mais comum na criança pequena e tende a maior incidência no inverno, ocasião de maior secura da pele.

Há 5 tipos principais de pele, a normal, seca, oleosa, mista e sensível. Entender os diferentes tipos de pele, vai dar uma idéia melhor de como tratar a lesão e ter uma pele saudável. O tipo de pele é geralmente devido à predisposição genética, mas há hábitos que podem exacerbar a condição da pele, sendo importante saber o tipo de pele que tem.

Sintomas

Os principais sintomas e sinais para queratose pilar, aparecem com a presença das manchas pequenas brancas ou avermelhadas na pele, em especial nas pernas, braços, bochechas e nádegas. E o problema pode gerar ainda o ressecamento na pele, deixar a mesma com visual áspero e por vezes ter sintomas de prurido.Queratose pilar normalmente se resolve por conta própria.

Diagnóstico da Queratose Pilar

Na maioria das vezes, não se trata de condição médica séria, e então dispensa tratamento. Mas, se houver preocupação com a estética da pele, é possível consultar o médico e assim analisar formas possíveis de tratamento.

Os profissionais que podem fazer diagnóstico da queratose pilar são os dermatologistas, pediatra, geneticista, e clínico geral. A preparação para consultar pode contribuir para diagnóstico e otimização de tempo. Portanto, é possível já ir para consulta com informações relevantes, como anotação dos sintomas e há quanto tempo surgiram.

Ainda histórico médico, com inclusão de mais condições que o paciente apresente e remédios ou suplementos que ingere regularmente.

Não existe algum teste de laboratório ou exame especifico da pele que seja exigido para o diagnóstico da queratose pilar. Diagnóstico pode ser realizado com base apenas em exame físico da pele, junto com avaliação de histórico clínico da pessoa e das respostas ao questionário rápido acerca de sintomas e sinais.

Tratamento da Condição

Ainda não há tratamento eficiente para melhorar de forma significativa os sintomas da queratose pilar. A maior parte das opções, a incluir cremes dermatológicos e medidas de autocuidado, focam na suavização dos depósitos da queratina da pele, porém, nenhum pode dar fim definitivo ao problema. Tratamento da queratose pilar pode fazer inclusão dos retinóides tópicos e esfoliantes e terapia usando laser.

Os cuidados caseiros não podem curar a condição, no entanto, podem ajudar o tratamento, com melhora da aparência da pele. Para tal, procurar preservar a pele, lavar a mesma cuidadosamente.

Esfregar a região do acúmulo da queratina pode gerar irritação na pele e piorar o caso. Após lavar, secar de modo suave usando toalha macia. Pode ainda utilizar cremes dermatológicos, de exemplo os hidratantes, que auxiliam na remoção da queratina adicional.

Tem Cura?

Queratose pilar não representa problema de saúde de gravidade e tratar esta condição por vezes não é preciso, de modo que a mesma não gera normalmente complicações para saúde. A utilização adequada e regular do remédio apontado pelo médico, pode auxiliar a melhorar a aparência da pele.

Porém, se o tratamento for interrompido, a condição pode voltar a como era anteriormente. Mesmo através do tratamento médico, na realidade, queratose pilar pode durar por anos. Sobre prevenção, por se caracterizar como sendo uma condição genética, associada com histórico familiar, queratose pilar não tem cura, pode ter prevenção.

 

Fonte:  Dermaweb

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paraíso: (11) 3884-1867⠀
Unidade Itaim Bibi: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

 

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Não conte Calorias

Não conte Calorias, mas esteja atento a elas. Existem inúmeros aplicativos e ferramentas digitais disponíveis hoje para auxiliar no acompanhamento das calorias. Contudo, a contagem

Câncer de Células de Merkel

O câncer de células de Merkel, sendo raro e frequentemente agressivo, apresenta melhores chances de tratamento quando diagnosticado em estágios iniciais. Sol, envelhecimento e um

Conhece o MesojectGun?

O que é MesojectGun? É um dispositivo para aplicação de soluções cosméticas para melhorar a sua absorção com a tecnologia Pulse Booster. Uma técnica inovadora

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?