Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Acne: Principais tipos e Tratamentos

acne

A acne, é uma doença de pele, que causa o aparecimento de espinhas e cravos, principalmente no rosto, pescoço, braços e costas e que na maioria dos casos, ocorre devido a alterações hormonais, como as que aparecem na  adolescência ou gravidez, estresse ou alimentação e algum tipo de medicamento.

A acne ocorre, porque se verifica uma obstrução na abertura do folículo, dando origem aos comedões e aos cravos, aumentando as chances das bactérias se alojarem e provocarem espinhas.

Principais tipos da acne

Existem vários tipos de acne, sendo que o tratamento varia de acordo com o grau da acne e, pode ser feito com aplicação de pomadas, uso de comprimidos ou até através de cirurgia, principalmente quando predominam as cicatrizes e cistos.

O tratamento deve ser iniciado rapidamente, por questões estéticas, que interferem com a autoestima como também, para preservar a saúde da pele e prevenir cicatrizes.

Existem 5 tipos principais de acne e o seu tratamento varia de acordo com a gravidade:

Grau 1 – Não Inflamatória ou Comedônica

Sendo a forma mais simples de acne, que surge na maioria dos casos durante a adolescência, é caracterizada por cravos na testa, nariz e bochechas. Além disso, pode surgir em qualquer momento da vida em qualquer indivíduo.

  • Com Tratar : este pode ser feito com cremes ou loções de uso tópico, como o sabonete com Enxofre e Ácido Salicílico ou o Adapaleno Gel, prescritos pelo dermatologista. Além disso, pode-se usar tretinoína, isotretinoína, adapaleno ou ácido azeláico, porque são medicamentos anti-inflamatórios, anticomedogênicos e comedolíticos, por exemplo.

Grau 2 – Acne Pápulo-pustulosa

É a presença de cravos, espinhas, pápulas e pústulas, que são elevações da pele que contém pus.

  • Tratamento: o tratamento deve ser feito com antibióticos em comprimidos como tetraciclina, minociclina ou sulfa e antimicrobianos em gel como o peróxido de benzoíla, eritromicina ou clindamicina, indicados pelo dermatologista.

Grau 3 – Acne Nódulo-quística

Caracterizada pela presença de nódulos internos sob a pele, no rosto, costas e tórax, porque as espinhas ficam próximas umas das outras; são muito avermelhadas e dolorosas.

  • Como Tratar : geralmente, o tratamento requer, além do mencionado para a acne grau 2, o uso de isotretinoina oral, que deve ser prescrito pelo dermatologista.

Grau 4 – Acne Conglobata

Tipo de acne caracterizada por um conjunto de lesões próximas umas das outras com pus, causando a formação de abscessos e fístulas na pele,podendo levar a deformações na pele.

  • O Tratamento: normalmente é feito com medicamentos tópicos e orais como isotretinoina, prescritos pelo dermatologista.

Grau 5 – Fulminante

A forma rara de acne, surge repentinamente e é acompanhada de febre, dor nas articulações e mal-estar. Este tipo é mais comum nos homens e, geralmente se manifesta no peito, costas e rosto.O tratamento pode ser feito com medicamentos tópicos, remédios orais e cirurgia.

Outros tipos de Acne

Além disso, existem outros tipos de acne relacionados com a causa que a originou como:

  • Neonatal: presença de espinhas e cravos no rosto do recém-nascido devido a alterações hormonais que desaparecem espontaneamente por volta dos 3 meses de idade.
  • Medicamentosa: causada pelos efeitos colaterais de alguns medicamentos, como anticoncepcionais, doses fortes de vitamina B, tratamentos hormonais ou contendo cortisona.
  • Solar: tipo de espinhas que surgem após exposição solar intensa, aparecendo principalmente na testa, e pápulas vermelhas na zona das bochechasPorém, o tratamento nestes casos, é feito de acordo com a gravidade, podendo utilizar apenas cremes ou medicação oral se a lesão for muito extensa. Em todos os casos, o dermatologista é o médico especialista para orientar o melhor tratamento, para a eliminação da acne e também para corrigir as sequelas que ela pode deixar.

As Cicatrizes

Normalmente as cicatrizes, que podem ser sulcos ou queloides, surgem nos casos mais severos de acne, causando deformações no local onde se desenvolvem e prejudicando a autoestima. Neste caso, a orientação médica se faz necessária, para definir qual o melhor tratamento estético que poderá ser feito para a melhora da pele afetada.

 

Fonte: TuaSaúde

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paraíso: (11) 3884-1867⠀
Unidade Itaim Bibi: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Envelhecimento da Pele: Uma Jornada Científica

O envelhecimento da pele, processo biológico irreversível e multifatorial, é um tema de grande interesse científico e estético. Compreender os mecanismos subjacentes ao envelhecimento cutâneo

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?