As pessoas conhecem o mel, o produto doce da polinização da abelha. Este ingrediente comum em receitas especiais também tem sido usado como item terapêutico na medicina tradicional.
É um produto importante e natural para os fios que pode ser usado sozinho ou incorporado em outros tratamentos naturais capilares. Promove o crescimento celular, ajudar a reter umidade e restaurar nutrientes para os fios e couro cabeludo, deixando os cabelos mais saudáveis e bonitos, e ainda alivia condições inflamatórias da pele quando associado com outras terapias.
Citamos a seguir os 10 benefícios do mel para os cabelos:
1 – Mel para crescimento capilar
O mel é usado como um tratamento para curar ferimento, por causa de sua capacidade de promover o crescimento celular. Uma análise feita em 2013 demonstrou que o mel pode promover o crescimento das células epiteliais da pele. Como o couro cabeludo é cheio de células epiteliais que formam os muitos folículos e dutos, ele se tornou importante para o crescimento capilar.
2 – Condicionar os fios
Os tratamentos condicionantes são elaborados para restaurar a umidade dos fios, e apresentam vitaminas e minerais na composição. O mel apresenta propriedades hidratantes ajudando a manter os fios hidratados e saudáveis, além de conter muitas vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes.
3 – Brilho das mechas
O mel com suas propriedades umectantes e emolientes, hidrata os fios. Seus emolientes suavizam os folículos capilares, adicionando brilho para o cabelo opaco, e os umectantes se ligam com as moléculas de água, adicionando umidade para os fios secos. Por hidratar e reter o brilho, o mel pode ajudar a restaurar o brilho natural dos cabelos.
4 – Mel para clarear os fios
O mel contém uma enzima chamada glicose oxidase. Esta enzima quebra a glicose, deixando para trás o peróxido de hidrogênio, substância capaz de descolorir a melanina, pigmento responsável por dar cor aos fios. Esta pode ser uma alternativa natural para tratamentos capilares descolorantes.
5 – Mel para tratar quebra do cabelo
A queratina é uma proteína essencial que adiciona estrutura e força para o cabelo, e como o mel contém cerca de 0,5 por cento de proteína, combinado com outras vitaminas e minerais que apresenta, pode ajudar a restaurar os fios fracos.
6 – Queda capilar
O cabelo cai diariamente como parte do ciclo de crescimento natural, porém se estiver perdendo mais cabelo do que se sente confortável, deve procurar o médico para descobrir a causa. Se o cabelo estiver danificado e precisar de cuidados, pode utilizar os benefícios que o mel tem para oferecer.
7 – Mel para remoção de fios
O mel é uma boa opção para remover fios finos ou para pele sensível. Basta misturar uma colher de sopa de mel e meia colher de sopa de suco de limão. Esta mistura pode ser aplicada em áreas menores, como região labial superior. Deixar o produto no local por cerca de 20 minutos e remover com toalha molhada e morna. Em seguida dar batidinhas na área seca com água fria para diminuir qualquer irritação.
8 – Fios naturais
Uma grande parte do cuidado com os cabelos é certificar-se de que os fios e couro cabeludo estão limpos e hidratados. Pode até usar mel após o detox para manter os cabelos hidratados e saudáveis.
9 – Mel para couro cabeludo saudável
Manter o couro cabeludo saudável e os fios hidratados é possível utilizando mel nos tratamentos. Ele vai ainda ajudar a limpar e aliviar condições como caspa e dermatite.
10 – Para condições que afetam o cabelo
Certas condições inflamatórias da pele, como psoríase e eczema, podem afetar o couro cabeludo. A pesquisa descobriu que mel exibe propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br