Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Pés Secos – Causas e o que Fazer

pés secosMuitas pessoas sofrem com pés rachados e secos causados por hábitos cotidianos, devido ao clima e ambiente em que vivemos. A pele seca pode simplesmente ser um problema cosmético, ou pode levar aos sintomas como coceira, erupção cutânea, dor e infecção secundária.

Outras vezes, a pele seca pode ser secundária a um problema de saúde, como doenças cardiovasculares, hipotireoidismo e até diabetes.

Quais são as causas?

Os problemas nos pés podem surgir por várias causas:

Fatores do ambiente

Os pés podem ficar secos e rachados devido aos fatores do ambiente:

  • Estresse físico: o ambiente dentro do sapato pode ficar muito quente. As mudanças de calor e umidade causam uma perda de água da pele acarretando um espessamento da pele.
  • Cleanser: certos sabonetes podem retirar os óleos protetores da pele ou deixar resíduos irritantes que contribuem para o ressecamento.
  • Clima frio: a pele seca muitas vezes agrava nos meses de inverno, principalmente devido ao calor interno e umidade baixa.

Condições da pele

As condições da pele que resultam em pele grossa e seca nos pés incluem:

  • Pé de atleta.
  • Psoríase.
  • Erupções cutâneas causadas por alergia ou irritantes.
  • Alterações vasculares e endocrinológicas.

Em crianças, a dermatite atópica é uma causa comum de pele seca e que descama, e linhas finas acentuadas nos pés da criança.

Condições médicas sistêmicas

Diabetes, hipotireoidismo e desnutrição são algumas condições comuns que podem causar pele seca. A deficiência da vitamina A ou certos ácidos graxos essenciais, como ácido alfa-linolênico e ácido gama-linolênico, podem contribuir para o ressecamento. Algumas patologias como Doença de Crohn ou Doença Celíaca podem levar às deficiências de vitamina e ácido graxo essencial, com consequente ressecamento.

Envelhecimento

As mudanças metabólicas e hormonais ao longo do tempo reduzem a rotatividade celular, resultando em engrossamento da camada exterior da pele. Além disso, conforme as pessoas envelhecem, a parte protetora de gordura na sola dos pés fica mais fina. A perda de amortecimento no calcanhar pode aumentar o estresse da pele, causando rachaduras ou calosidade.

Qual é o tratamento?

Se os pés têm calos, pele rachada, ferimentos, erupções, micose ou pele seca, uma avaliação pelo médico é importante. Ele pode identificar e tratar as causas secundárias da pele seca com medicamentos ou procedimentos médicos específicos.

Medidas para tratar pés secos

Algumas medidas simples podem ajudar a tratar os pés secos:

Uso de hidratante para massagem no período noturno, mais recomendado para que ele fique mais tempo em contato com a área a ser tratada.

Esfoliar os pés delicadamente uma vez por semana, utilizando cremes esfoliantes específicos para remover a pele seca e morta.

Aplicar um creme específico para a hidratação, principalmente se os pés tiverem fissuras, como os cicatrizantes ou reparadores.

Após aplicar o hidratante nos pés antes de dormir, colocar uma meia de algodão e ficar com ela durante toda a noite para que o creme seja melhor absorvido.

E sempre seguir as orientações do seu médico Dermatologista.

Autocuidado

Aqui vão algumas dicas para suavizar a pele seca e rachada nos pés:

  • Creme para os pés: usar um creme para os pés diariamente, preferencialmente um que contenha alfa hidroxiácido ou uréia. Os Alfa hidroxiácidos ajudam a remover células mortas da pele e aumentar a retenção de umidade na epiderme, a camada exterior da pele. Exemplos de alfa hidroxiácidos incluem ácido glicólico e lático.
  • Lanolina: para áreas ásperas ou rachadas da pele, tentar aplicar lanolina, que atua como uma barreira de umidade eficiente. Lanolina pode ser encontrada sem receita e é geralmente rotulada como produto para mães amamentando, embora possa ser usado para qualquer forma de pele seca ou rachada.
  • Produtos hipoalergênicos: se for propenso às alergias ou sensibilidades da pele, usar produtos de pele que são rotulados como hipoalergênicos ou formulados para pele sensível.
  • Lima ou pedra-pomes: para áreas ásperas nas solas dos pés, usar a pedra-pomes delicadamente após o banho, ou mesmo uma esponja, bucha, ou produto para esfoliação leve. Lembre que não é recomendável lixar ou esfoliar os pés diariamente, e sim uma vez por semana.

Como prevenir a condição de pés secos

Usar sapatos confortáveis e que sejam apropriados para a atividade escolhida. Procure equilibrar o uso de sapatos fechados ou com meias, com os sapatos abertos.

Não caminhar em superfícies ásperas sem sapato, pois o atrito contínuo faz a pele dos pés ficar mais espessa como forma de defesa.

Quando tomar banho, é aconselhável usar água morna. Água muito quente ou muito fria pode causar secura na pele dos pés.

Evitar utilizar sabonete de fragrância pesada, e produtos de banho, já que químicos encontrados ali podem também secar a pele.

Gentilmente dar batidinhas para pés secos ao invés de esfregar com toalha.

Aplicar hidratante nos pés diariamente, após banho ou antes de dormir.

Remover a pele grossa para ajudar o hidrante a funcionar.

Ter uma alimentação saudável e controlar a balança para manter-se no peso.

Se você já sofre com o ressecamento dos pés, consulte um Dermatologista que vai indicar o tratamento mais adequado para cada caso, além da orientação dos riscos de não cuidar das rachaduras quando existirem.

 

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?