Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

8 Alimentos que causam Queda de Cabelo

Conheça os 8 Alimentos que causam Queda de Cabelo

 

1. Açúcar e carboidratos refinados

 

 

Incluir muitos alimentos açucarados em sua dieta afeta tanto o peso quanto a saúde do cabelo. Um estudo realizado sobre a Nutrição de mulheres com problemas de queda de cabelo durante o período da menopausa sugere que dietas ricas em carboidratos simples podem contribuir para a queda de cabelo. Os pesquisadores descobriram que alimentos carregados com açúcar simples aumentam a produção de sebo.

O sebo é uma substância oleosa secretada pelas glândulas sebáceas ligadas aos folículos pilosos. Enquanto a secreção de sebo ajuda a reter a umidade do cabelo, o excesso de secreção de sebo pode levar à queda de cabelo.

Além disso, alimentos açucarados podem levar à má circulação sanguínea. Os folículos pilosos recebem nutrição através do sangue. A má circulação sanguínea priva os folículos pilosos da nutrição de que precisam para tornar o cabelo forte. Há outros problemas associados também. O alto teor de açúcar pode fazer com que o pâncreas secrete mais insulina, o que afeta negativamente os vasos sanguíneos do couro cabeludo, levando à queda de cabelo.

O açúcar também pode disparar a testosterona no sangue, causando mais queda de cabelo.

Alimentos que devemos evitar

Alimentos açucarados que devemos evitar para prevenir a queda de cabelo incluem doces, bolos e biscoitos.

Alimentos alternativos para incluir

Você pode ter alternativas doces para manter sua saúde capilar que são saciantes, porém amigáveis para o seu cabelo:

  • Um adoçante natural
  • Cereais integrais
  • Frutas e legumes frescos

 

2. Peixes

 

 

O peixe é uma excelente fonte de proteína. O teor de ômega-3 dos peixes também promove um bom cabelo. Mas há certos peixes que contêm altos níveis de mercúrio. Consumir esses peixes faz mal à saúde capilar e pode levar à queda de cabelo. Um relatório[2] mostrou que duas mulheres apresentaram um alto nível de queda de cabelo ao comer peixes com altos níveis de mercúrio. A queda de cabelo diminuiu significativamente depois que eles reduziram a ingestão de peixes ricos em mercúrio.

Pesquisas dizem que o mercúrio reage com outros traços minerais no corpo, especialmente o zinco. Quando você consome peixes com muito teor de mercúrio, seu corpo enfrenta uma deficiência de zinco. Uma vez que o zinco é essencial para o crescimento do cabelo, a falta levará à queda ou problemas capilares relacionados.

Peixes que devem ser evitados

Os peixes marinhos grandes são mais ricos em mercúrio em comparação com os peixes de pequeno porte. Os peixes que são ricos em mercúrio incluem:

  • Tubarão
  • Espadarte
  • Barramundi
  • Robalo
  • Cavala
  • Atum

 

Peixe alternativo para comer

Estes incluem sardinha, salmão e bacalhau.

 

3. Álcool

 

 

O álcool não tem valor nutricional, nem tem qualquer impacto positivo para o cabelo. O álcool é um agente desidratante, e o consumo regular deixa os cabelos extremamente ressecados. O cabelo fica seco e quebradiço caindo facilmente.

Bebidas alternativas

Da próxima vez que estiver em uma festa, diga não às bebidas alcoólicas. Você pode, no entanto, optar por qualquer uma dessas alternativas saudáveis, e seu cabelo agradecerá:

  • Suco de frutas frescas
  • Suco de vegetais
  • Chá verde
  • Água de coco

 

4 . Junk Food

 

 

Embora a junk food seja frequentemente rotulada como “gostosa e saborosa”, você sabia que ela não faz bem ao seu cabelo? Os folículos pilosos estão ligados a pequenas glândulas sebáceas que secretam óleo. Este óleo é essencial para reter a umidade natural dos cabelos. Quando você come junk food em excesso, as glândulas sebáceas também se tornam gordurosas e cobrem o cabelo com uma camada extra de gordura. Isso dificulta que o cabelo cresça naturalmente.

Uma pesquisa [3] concluiu que a junk food tem um impacto negativo na saúde do cabelo porque ativa demais as glândulas sebáceas.

Alimentos aque devem ser evitados

Batatas fritas, hambúrgueres e pizzas são alguns itens de junk food que você deve evitar.

Alimentos Alternativos

  • Frutas frescas
  • Legumes frescos
  • Sucos naturais

 

5. Clara de ovo crua

 

 

Os ovos são carregados de proteína e biotina. Ambos os componentes são essenciais para uma boa saúde capilar. Biotina é o principal componente para a proteína do cabelo queratina, que é o bloco de construção do cabelo. A deficiência de biotina pode levar à queda de cabelo. No entanto, quando claras de ovo são consumidas cruas, seu corpo pode experimentar uma deficiência de biotina. Além da biotina, as claras de ovo cruas também contêm uma substância chamada avidina que reduz a absorção intestinal de biotina.

Alimentos Alternativos

Em vez disso, inclua ovos cozidos em sua dieta. Quando cozida, a avidina é separada da biotina, facilitando a absorção intestinal e reposição de biotina. Você pode receber aproximadamente dez microgramas de biotina [4] de um ovo cozido.

 

6. Alimentos Diet

 

Fazer dieta ou escolher uma dieta pobre em proteínas sem orientação adequada pode causar efeitos adversos ao seu corpo, bem como ao seu cabelo. Enquanto muitos optam por dietas radicais para perda de peso rápida, esse processo pode eliminar nutrientes essenciais. Você pode acabar não consumindo nutrientes suficientes como zinco, proteína, cálcio ou ácidos graxos, podendo levar à queda de cabelo.

Por exemplo, o cálcio é um componente essencial que fortalece o cabelo e os ossos. Eliminar produtos lácteos como leite e queijo da dieta pode levar à deficiência de cálcio. Da mesma forma, ferro e zinco desempenham um papel importante na produção de queratina, o principal componente do cabelo. Eliminar esses nutrientes da dieta pode levar ao aumento da queda de cabelo.

Além disso, como a proteína ajuda a construir o cabelo, uma dieta pobre em proteínas significa que você está em um risco maior de queda de cabelo.

Opções alternativas

Coma sempre uma dieta balanceada que consiste em todos os grupos de alimentos. Tome a ajuda de um especialista antes de fazer qualquer mudança dietética. Inclua alimentos como carne magra, espinafre, tofu, lentilha etc, pois todos eles são ótimas fontes de proteína.

 

7. Refrigerante Diet e Bebidas Gaseificadas

 

 

Os refrigerantes diet contêm um adoçante artificial conhecido como aspartame. Consumir muito refrigerante diet pode levar à queda de cabelo. Além disso, as bebidas gaseificadas interagem com a insulina no corpo para se tornarem menos responsivas ao açúcar. Assim, a circulação sanguínea torna-se pobre, e os folículos pilosos são privados dos nutrientes necessários para tornar o cabelo mais forte. Como resultado, você experimenta queda excessiva de cabelo.

Bebidas alternativas

  • Água com gás infundida com uma fatia de limão ou sua fruta favorita
  • Água de coco
  • Chá de ervas
  • Sucos de frutas espremidos na hora

 

8. Produtos lácteos

 

 

Os laticínios são sempre considerados um alimento nutritivo para preservar a saúde capilar. Mas você sabia que os laticínios possuem alguma quantidade de gordura, que aumenta o nível de testosterona no seu corpo? Quando você experimenta um alto nível de testosterona no corpo, pode levar à queda de cabelo.

Os produtos lácteos também tendem a aumentar o problema de queda de cabelo se você já é propenso a eczema, psoríase, ou caspa. Consuma laticínios com moderação e consulte um especialista se ainda tiver problemas de queda de cabelo. O Departamento de Agricultura dos EUA, My Plate, sugere que os adultos devem consumir 3 porções de produtos lácteos por dia. Estes podem incluir:

  • Leite
  • Queijo duro
  • Requeijão
  • Iogurte

 

 

Referências:

1. Nutrition of women with hair loss problem during the period of menopause

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4828511/

2. Reversible alopecia associated with high blood mercury levels and early menopause: a report of two cases

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30939539/

3. Controversy: Is There a Role for Adjuvants in the Management of Male Pattern Hair Loss?

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2956962/

4. Biotin

https://ods.od.nih.gov/factsheets/Biotin-HealthProfessional/

 

Vitaminas e Cabelo – Eficiência para ter Fios Saudáveis

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

O que trata um Médico Dermatologista?

Você sabe o que faz um Médico Dermatologista?   Um médico dermatologista é um especialista médico treinado no diagnóstico, tratamento e prevenção de uma ampla

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?