Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Por que é necessário Tonificar a Pele?

tônico

A rotina de cuidado com a pele é simples. Limpar, tonificar, e por último hidratar. No entanto, várias mulheres excluem a parte do tônico na limpeza do rosto, pois não compreendem a função real e os vários benefícios à pele proporcionados nesta etapa.

Tonificar é com certeza essencial, e oferece muito mais vantagens do que se imagina. É preciso aplicar a loção logo depois de limpar mais profundamente a pele; e este passo pode ser feito com sabonete específico e água.

Tônico para evitar obstrução dos Poros e Oleosidade

O principal objetivo da loção tonificadora, é restabelecer novamente o ph da derme, que pode passar facilmente por alguma alteração, pelo uso da maquiagem, sabonete, e poluição. Além disso, o tônico vai evitar a obstrução dos poros, e ajudar na penetração do creme de tratamento.

Além disso, auxilia na micro-circulação para superfície da derme. Ajuda, ainda, a acalmar e suavizar depois de limpar. O tônico auxilia, para que o pH da pele seja equilibrado, removendo restos das impurezas e maquiagem que não foram removidos com uso do sabonete. Dependendo da fórmula, o tônico pode controlar oleosidade, hidratar, e também conferir viço e tônus para pele.

Aplicar Tônico logo depois da Limpeza

A rotina de beleza a cada dia deve se iniciar, certamente, com a limpeza da pele. Se passou maquiagem, remover a mesma, usando demaquilante específico. Lavar o rosto com ajuda do sabonete neutro, ou sabonete indicado para o tipo de pele.

Na sequência, umedecer um disco de algodão no tônico facial e passar pelo rosto. É indicado passar suavemente o produto, nunca esfregar, para que o rosto não fique sensibilizado. A terceira parte na rotina de beleza, é caracterizada pela hidratação do rosto, usando produtos, segundo o tipo de pele que tem. Finalizar aplicando protetor solar.

Como os outros produtos para tratar o rosto, fórmulas de tônico se mostram diferentes a cada tipo de pele. A pessoa que tem pele oleosa, por exemplo, deve escolher adstringentes, que auxiliarão para que a produção do óleo seja contida e acnes evitadas.

Produtos contendo álcool, porém, não devem ser aplicados na pele sensível ou usados por quem esteja aplicando ácidos. Dependendo da composição, tônicos terão funções diferentes, matificar e acalmar a derme, hidratar, sem contar ação antioxidante e agir como coadjuvante em tratar acne, entre mais. Não há única fórmula. O indicado é se orientar com o dermatologista.

Limpeza e Tônico a cada tipo de Pele

Apenas água não é suficiente, sendo preciso aplicar desengordurante, que é loção ou sabonete; e adstringente ou tônico. Os limpadores bons, apresentam ativos como ácido hialurônico, alantoína, camomila, chá verde, ácido glicólico, e calêndula.

É essencial lembrar que o pH da pele se mostra ligeiramente ácido, 5.5. Assim, são indicados sabonetes que apresentam este índice muito próximo com da cútis. Mais um detalhe, o manto hidrolipídico da proteção da pele, composto por óleo e água, não pode ser retirado.

Desta forma, não é para limpar exageradamente e usar bucha áspera no corpo e rosto. Não deve estar quente a temperatura da água, para que esta capa protetora não seja retirada e sofra ressecamento na superfície.

Isto, inclusive, vale para as peles oleosas, já que, o excessivo ressecamento provoca para as mesmas, o efeito rebote. Ele ocasiona maior produção da gordura como forma de compensação. Na sequência, o que é indicado para cada tipo de pele:

-Normal

Para pele normal, certamente, indica-se recorrer à loção de limpeza ou sabonete neutro. A ordem, em seguida, é aplicar tonificante sem álcool, suave.

-Seca

Preferir loções ou leites de limpeza. Com certeza, não usar limpadores agressivos, sabonetes, ou loção adstringente e alcoólica.

-Oleosa

Para pele oleosa, escolher limpadores que removam oleosidade excessiva, contudo, sem ressecamento. Lançar mão de itens, se possível, que regulem a secreção sebácea.

-Mista

Fazer assepsia usando loções desengordurantes. As loções adstringentes, apenas devem ser usadas em regiões oleosas.

-Acneica

No caso da pele acneica, usar cosmético à base dos ativos que agem em lesões de acne, auxiliando no combate de inflamações.

-Sensível

Para pele sensível, usar produtos que não contenham álcool. Adstringentes e tônicos não são indicados.

Limpar a Pele é Fundamental

É preciso lavar o rosto, no máximo, duas vezes ao dia, independente se a pele for seca, oleosa ou mista. Higienizar a pele de forma exagerada, pode ocasionar efeito rebote, ou seja, causar mais oleosidade como maneira de proteção.

Quando se fala de sensibilidade cutânea, esta ação exagerada, pode causar coceira, vermelhidão e irritação, por modificar a barreira que protege a pele.

Os momentos mais adequados para esta ação, são o período da manhã, para deixar a pele limpa logo cedo. E para noite, a limpeza deve se caracterizar intensa, já que no final do dia, a quantidade dos resíduos são maiores, em especial nas pessoas  que utilizam maquiagem. Assim, é preciso investir no tônico, solução micelar ou demaquilante, que auxiliam nesta higienização que é mais profunda.

Fonte:  Dermaweb

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paulista: (11) 3884-1867⠀
Unidade Higienopolis: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?