Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Pele Inflamada – Como Tratar a Condição

pele inflamada

A maioria das pessoas já vivenciou pele inflamada em algum período de suas vidas. É uma maneira da pele comunicar que o sistema imunológico está respondendo para certa disfunção, reação alérgica ou a alguma infecção.

A Pele inflamada geralmente acontece como um sinal da luta do sistema imunológico contra ataques estrangeiros. É importante saber todas as suas causas, técnicas de prevenção e tratamentos.

Inflamação da pele

A pele inflamada é também conhecida como dermatite. Sinais que implicam inflamação da pele são principalmente erupção cutânea, manchas vermelhas ou até uma ruptura como bolhas ou abscesso. Uma erupção cutânea causada por inflamação é geralmente ardida, que queima ou coça quando tocada.

Por vezes, o surto é suave ou elevado como espinhas ou bolhas, sendo que a pele pode ficar vermelha e muito quente ao toque. Ela pode também rachar e sangrar em algumas erupções cutâneas ou ficar áspera e escamosa. Qualquer inflamação crônica que dura além de algumas semanas não deve ser ignorada, já que pode indicar a presença de doenças como câncer e artrite.

Causas da inflamação da pele

Quando há uma infecção no corpo ou uma reação alérgica ou até uma doença latente, a inflamação da pele é considerada uma das reações do sistema imunológico. Se o sistema imunológico não funciona bem pode causar uma reação como no caso da psoríase.

Genética e bactérias na pele podem também causar inflamação da pele, como no caso do eczema. Uma reação alérgica para alimentos como frutos do mar ou medicamentos pode causar inflamação da pele também.

Por exemplo, quando as pessoas sofrem da doença celíaca, consomem alimentos com glúten e trigo, a reação na pele é conhecida como dermatite herpetiforme. Uma reação aos componentes de produtos cosméticos ou perfumes, pode causar uma erupção, e inflamação da pele. As infecções fúngicas ou bacterianas como micose são também conhecidas por causar inflamação da pele.

Tratamento da inflamação da pele

A pele inflamada pode ser tratada com vários medicamentos tópicos, e até remédios caseiros, dependendo da gravidade ou causa da erupção cutânea. É melhor consultar o dermatologista quando uma erupção persistir por mais de 24 horas.

Pele inflamada – Tratamentos médicos

Tópico

Estes são tratamentos que podem ser aplicados na pele diretamente. E incluem cremes antifúngicos e antibacterianos; corticosteróides que reduzem a inflamação, como os cremes anti-coçeira que têm hidrocortisona na composição; e Imunomoduladores que são direcionados no sistema imunológico.

Oral

Remédios orais para inflamação da pele, têm que ser tomados com prescrição do médico apenas. Para algumas reações alérgicas, antihistamínicos genéricos são prescritos, assim como antibióticos orais para infecções bacterianas, ou comprimidos antifúngicos se este for o caso. Para condições mais severas como psoríase, o dermatologista pode prescrever uma medicação mais específica.

Pele inflamada – Plantas medicinais

O uso das plantas e seus extratos para tratar inflamação da pele, provou produzir resultados positivos. Flores de calêndula, são extensivamente usadas para tratar inflamação da pele e condições como eczema e dermatite. Outras plantas usadas para tratar inflamação da pele incluem aloe vera, por exemplo. Além disso, as ervas como semente de feno-grego, têm propriedades antiinflamatórias.

Remédios caseiros

Alguns casos de inflamação da pele podem ser tratados temporariamente com a ajuda de remédios caseiros. No entanto, estes são apenas direcionados para alívio tópico e por um período breve. Condições persistentes, devem ser tratadas por um dermatologista. Algumas das opções são apresentadas a seguir:

 – Compressa fria

Uma compressa fria e molhada pode ajudar a aliviar coceira e vermelhidão. Pode mergulhar um pano na água fria ou usar um pacote de gelo na área afetada, para obter alívio. Um banho com sabão hipoalergênico ou feito com ingredientes antiinflamatórios, pode também reduzir a inflamação.

– Massagem com óleo

O óleo da árvore do chá é muito eficiente para lidar com inflamação da pele, devido as suas qualidades. É também antiinflamatório, assim pode ser usado em casos de dermatite seborreica. Massagear o óleo gentilmente no couro cabeludo e outras áreas escamosas.

– Dieta

É importante evitar alimentos que causam inflamação como margarina, batata frita, carne vermelha e farinha refinada usada para pães. Estes alimentos são associados com ganho de peso e por vez inflamação, que leva então às doenças crônicas como diabetes. Os alimentos seguintes podem ser considerados antiinflamatórios, já que têm antioxidantes que reduzem inflamação:

  • Tomate.
  • Azeite.
  • Castanhas como amêndoas.
  • Frutas como morango, laranja, mirtilo, abacaxi, suco de limão.
  • Peixes gordurosos como sardinhas, cavala e salmão.
  • Verdes como espinafre e couve.

 – Quando consultar o médico

Se tiver inflamação da pele, e se espalhar para erupção pelo corpo todo ou formar bolhas, deve-se consultar o médico dermatologista. Se a inflamação for dolorosa e com inchaço, pus ou até sangramento, e febre, também consultar o dermatologista.

Dicas para inflamação da pele

  • Sempre evitar comer alimentos que é alérgico.
  • Usar roupas macias, preferencialmente feitas de fibras naturais como algodão e linho.
  • Exercitar-se ou meditar para manter o estresse baixo.
  • Por vezes, exposição das áreas afetadas para luz pode também ajudar. Os raios solares ativam a vitamina D e têm ação anti- inflamatória comprovada, 15 minutos por dia, ou 3 vezes por semana, incidindo sobre os braços e pernas estará perfeito. O excesso terá efeito contrário, abrindo caminhos para a inflamação.
  • Tomar um suplemento de vitamina D, já que pode aliviar a inflamação, especialmente nas condições como eczema.

 – Quais são as condições inflamatórias da pele?

Alguns dos tipos comuns de dermatite incluem: eczema atópico, psoríase, dermatite de estase, que é inflamação da pele na metade inferior das pernas, devido à retenção de fluido; dermatite seborreica, e dermatite de contato. Em todos os casos, é muito importante que seja feita uma avaliação para tratamento com um dermatologista.

Fonte: Skinkraft

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

2 respostas

  1. Oi boa noite . Nasceu na minha perna uma bolha de água pequenininha aí estorei e no dia seguinte ficou dolorido e em volta da bolinha ficou avermelhada e ficou uma bola redonda avermelhada ,qual o remédio ideal para isso . Preciso de uma resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?