Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Olheira – Como Diminuir a Aparência?

olheiraAs olheiras estão associadas a muitos fatores: falta de sono, genética, redução de hidratação, sol, perda do colágeno, álcool, cigarro, déficit circulatório, alergias, hormônios e remédios. Estas podem ser algumas das razões que explicam as marcas por baixo dos olhos, conferindo aquela sensação de  cansaço e pele envelhecida no local.

Porém, é possível diminuir a aparência da olheira, devolvendo mais  jovialidade para o rosto. A melhora da qualidade do sono, prática dos exercícios faciais e uso de fórmula cosmética com propriedades descongestionantes, firmadoras e anti-inflamatórias vão ajudar. Certamente o estilo de vida saudável é fundamental para saúde e beleza, com alimentação balanceada, exercício físico e boas noites de sono.

Quais são os tipos de olheiras?

Existem muitos tipos de olheiras, com bolsas de gordura, pigmentadas, sulco profundo, presença de rugas e flacidez da pele. E mais de um item pode ser encontrado quando se avalia a olheira para elaborar o tratamento.

Olheira estrutural

Olheira estrutural ocorre por rearranjo ou falta do tecido por baixo de olhos, ocasionando sombra em área periocular que vai escurecer a região. É popularmente conhecida como olheira do cansaço.

Olheira escura

A olheira escura é mais um caso em destaque. Esta possui duas causas: a pigmentação da pele nas pálpebras inferiores por melanina, de coloração variável nos tons do castanho, e uma pele bem fina que possibilita enxergar vasinhos capilares, a olheira vascular, que confere ainda aspecto que é mais escuro à olheira. No entanto, nessa situação a coloração possui tendência a se mostrar mais de rosa para arroxeado.

Sulcos profundos

Sulco profundo pode ter origem genética, podendo começar na idade mais precoce, ou ainda com envelhecimento pelas alterações em estrutura óssea de área ligada com flacidez da pele, ligamentos e músculo.

Flacidez e rugas aparecem com o passar da idade, em decorrência da perda de elastina e colágeno, agravado pela exposição ao sol e ações não saudáveis, como tabagismo e má alimentação.

Bolsa de gordura

Mais um tipo em destaque, a bolsa de gordura. Elas geralmente ficam contidas por ligamentos e músculos da região palpebral. Elas se formam por associar enfraquecimento destes músculos e ligamentos e flacidez da pele, possibilitando deslizar destas estruturas à região de pálpebra inferior.

Cuidado com as olheiras

São os cuidados importantes com as olheiras:

  • Cremes à base de cafeína.
  • Colher gelada.
  • Tratamento estético.
  • Alteração do estilo de vida.

Cremes à base da cafeína

Cafeína pode ser um bom aliado para diminuir e melhorar a aparência das olheiras. Creme à base de cafeína pode auxiliar, já que tal ativo é capaz de melhorar a drenagem na região da olheira, ativando a microcirculação local, e proporcionando uma ação descongestionante.

E cafeína possui propriedades antioxidantes importantes que podem auxiliar para diminuir a composição das rugas, além disso, protege a pele local em relação à ação de radical livre.

Colher gelada

Mais um artifício especial contra as olheiras. Uma forma incrível para acabar com olheira vascular e também inchaço gerado por insuficiência de drenagem, a colher gelada. Aplicar colher gelada oferece contração de vaso sanguíneo da área, diminuindo o inchaço e a coloração rosa arroxeada de pálpebra inferior.

É possível deixar a colher em congelador durante a noite anterior e então remover no dia seguinte, esperar 20 minutos e deixar em contato com a pele da pálpebra por 30 segundos.

Atenção aqui para não aplicar a colher logo depois de remover do congelador, já que a pele da pálpebra inferior se mostra bem fina, podendo ocorrer queimadura por frio.

Esperar em torno de 20 minutos, ou envolver a colher na gaze umedecida. Uma opção é colocar a colher na água gelada junto a cubos de gelo durante alguns minutos para depois deixar em contato com a pele. Após, a dica é aplicar um creme hidratante apropriado para a região dos olhos.

Tratamento estético

Pigmentação pela melanina pode receber tratamento com lasers, peelings, luz pulsada. E coloração secundária para vasinho capilar pode se usar luz intensa pulsada e lasers. O tratamento estético é uma opção quando se fala em problemas com olheiras.

Mais um tratamento em destaque é com aplicação de Ácido Hialurônico na pálpebra. Utilizar apenas produtos  dermatológicos de utilização tópica pode não ter o objetivo desejado. A orientação é fazer protocolos de luz intensa pulsada, uso de ácidos como tranexâmico e kójico, injetáveis e laser.

Alteração do estilo de vida

Além disso é necessário alterar a alimentação para que as olheiras melhorem sua aparência. Ou seja, evitar muito sal é um passo inicial. O sal pode estar disfarçado nos alimentos industrializados, o excesso das bebidas alcoólicas deve ser evitado, usar filtro solar e dormir bem são mais dicas importantes. Lembrando que a mudança no estilo de vida, é fundamental para saúde e beleza da pele e do corpo como um todo.

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Envelhecimento da Pele: Uma Jornada Científica

O envelhecimento da pele, processo biológico irreversível e multifatorial, é um tema de grande interesse científico e estético. Compreender os mecanismos subjacentes ao envelhecimento cutâneo

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?