O óleo da semente de uva é um subproduto de vinificação. Após o vinho ser feito por pressionar as uvas, as sementes são deixadas. O óleo de semente de uva é extraído destas sementes que restaram.
O óleo de semente de uva é usado como um produto de beleza natural. É também vendido como uma alternativa saudável para óleo vegetal. O óleo é rico em ácidos graxos ômega 6, podendo ser usado no cabelo e na pele como parte do regime de beleza.
Óleo de semente de uva – Segurança
Os benefícios para a saúde com óleo de semente de uva são controversos, devido a forma de processamento. A maioria do óleo comercialmente disponível é feita usando solventes químicos, como hexano, classificado como um poluente atmosférico e neurotoxico.
Não está claro qual o efeito ao se consumir estes solventes. Durante o processamento, o óleo aquecido em temperaturas muito altas, pode sofrer uma oxidação ficando com qualidade ruim. O óleo que é prensado a frio ou por bagaço, não usa solventes químicos ou calor alto durante seu processamento, sendo uma alternativa melhor.
Benefícios do óleo de semente de uva para saúde
O óleo de semente de uva é rico em ácidos graxos poli-insaturados, PUFAs, principalmente ácidos graxos ômega 6. Segundo American Heart Association, PUFAs podem ser benéficos para o coração se usados no lugar de gorduras saturadas e gorduras trans na dieta.
A pesquisa mostra que PUFAs podem reduzir colesterol e risco de doença cardíaca. Mas há um ponto, a boa saúde depende do equilíbrio adequado de ácidos graxos ômega 6 e ácidos graxos ômega 3 no corpo. A maioria das pessoas obtém mais do que suficientes ácidos graxos ômega 6 em sua dieta e nem próximo de suficiente de ômega 3.
Estudos mostram que muito ácido graxo ômega 6 pode causar inflamação, que pode levar às doenças crônicas. Se já está obtendo suficiente ômega 6 na dieta, regularmente consumir óleo pode colocar ingestão de ômega 6 em níveis não saudáveis.
Óleo de semente e uva – Vitamina E
O óleo da semente de uva é uma boa fonte de vitamina E, até mais do que azeite. A vitamina E é uma vitamina que funciona como um antioxidante solúvel em gordura, que ajuda a proteger as células de danificar radicais livres que foram associados com câncer, doença cardíaca, e outras doenças crônicas.
A vitamina E também apóia o sistema imunológico. A pesquisa mostra que pode retardar a progressão e demência, mas mais estudo é necessário. A vitamina E pode suportar calor, e esse óleo tem um ponto de fumaça alto. Mas qualquer óleo da culinária vai deteriorar rápido se super aquecido. Sempre que possível, usar óleo de semente de uva prensado a frio ou prensado a bagaço, cru, nas receitas.
Benefícios de beleza do óleo de semente de uva
As empresas de beleza usam esse óleo nos seus produtos de skincare e cuidados com o cabelo. Mas não há estudos clínicos sobre a eficácia do óleo na pele ou fios. Mesmo assim, muitas pessoas usam o óleo como um remédio natural em seu arsenal de beleza em casa.
Óleo de semente de uva para pele saudável
Muitos dos benefícios de beleza com o óleo de semente de uva, podem aparecer devido seu teor de vitamina E e ácido graxo ômega 6. Os radicais livres e fatores do ambiente como sol, vento, e poluição podem ter efeitos na pele, como o aumento dos sinais de idade, pele seca e manchas.
A vitamina E ajuda a combater radicais livres, assim pode ajudar a melhorar a pele quando consumida na dieta. Os mesmos benefícios podem aparecer quando é aplicado diretamente na pele na forma do óleo. Segundo Linus Pauling Institute, ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 são cruciais para função da pele e sua aparência, podendo ajudar a reduzir inflamação.
Outras razões para uso deste óleo:
- Hidrata a pele.
- Melhora a acne.
- Clareia a pele.
- Fecha os poros.
- Reduz aparência de cicatrizes.
- Remove maquiagem.
O óleo de semente de uva penetra na pele rapidamente e não deixa a pele com sensação oleosa. Para usar esse óleo no rosto, massagear várias gotas na pele limpa antes de ir para cama à noite. Pode repetir o processo pela manhã, se desejado. Desde que este óleo não obstrui poros, é ideal para todos os tipos de pele, incluindo oleosa que precisa de hidratação.
Cabelo saudável
Este óleo pode melhorar a condição dos fios e couro cabeludo. Se tiver caspa, que é muitas vezes causada pelo couro cabeludo seco, aplicar óleo de semente de uva emoliente no couro cabeludo pode ajudar a soltar a pele morta e restaurar umidade.
Alguns óleos naturais incluindo azeite e óleo de coco são bons para o cabelo, mas deixam sensação oleosa e peso. O óleo de semente de uva é leve e não tem este efeito. Quando aplicado no cabelo, este óleo adiciona umidade, força e brilho.
Massagear o óleo de semente de uva nos fios e couro cabeludo, antes de usar shampoo. O óleo também é usado como um remédio natural para calvície, pois o ácido linolênico estimula o crescimento capilar.
O óleo contém flavonoides chamados de oligômeros de procianidina, antioxidantes poderosos, que podem induzir o crescimento capilar.
Aromaterapia
O estresse crônico causa estragos internos e externos no corpo, podendo causar:
- Envelhecimento prematuro.
- Erupções cutâneas.
- Pele seca.
- Acne.
- Perda capilar.
Enquanto o óleo de semente de uva por si não alivie estresse, é excelente óleo transportador para aromaterapia e massagem de aromaterapia. Aromaterapia pode ajudar a aliviar ansiedade e reduzir estresse.
Próximos passos
O óleo de semente de uva pode manter a pele mais jovem e cabelo mais forte e mais brilhoso. Não há efeitos colaterais conhecidos ao consumir óleo de semente de uva, mas as pessoas que são alérgicas às uvas.
Fonte: MedicalNewsToday
Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver
Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br