Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Motivos para Pele Seca- Como Tratar

pele secaA pele seca se desenvolve quando a camada superior da pele, epiderme, perde sua capacidade de regular sua própria umidade, em relação aos motivos para pele seca. Ter a pele seca pode ser muito desconfortável, e pode deixar a derme vermelha, escamosa e que coça, e em alguns casos, pequenas rachaduras na superfície podem ocorrer.

Condições da pele

Múltiplas camadas compõem a pele. A camada de topo, epiderme é uma barreira protetora, enquanto a derme, a próxima camada abaixo, contém os tecidos conectivos, folículos capilares e glândulas sudoríparas.

Ambas estas camadas funcionam juntas para manter a pele hidratada e umedecida. A derme é onde muito do suprimento de água do corpo é armazenada, enquanto a epiderme é à prova d’água, e ajuda a evitar perda de água do corpo.

Variedades de óleos na pele, ajudam a manter a hidratação natural. A pele contém também várias substâncias que ajudam a atrair umidade do ar. A epiderme está continuamente sendo liberada e substituída por pele nova e fresca. Mas, quando a pele perde a umidade, estas células mortas podem ficar presas na superfície, causando trechos secos e poros bloqueados.

Causas possíveis da pele seca

Inverno

Muitos vivenciam pele seca no inverno. Conforme a temperatura cai, muitas vezes a umidade também. Isso faz a pele  perder sua capacidade de reter umidade.

Os ventos altos, combinados com clima adverso como neve e chuva, pode também afetar a pele, deixando a mesma irritada, dolorida e rachada. Manter um tubo pequeno de creme para as mãos, e lip balm, na bolsa, pode combater o clima frio prontamente.

Temperaturas altas

Quando está muito frio fora, não há nada mais confortável do que ligar o aquecedor. No entanto, o ar interior seco e quente reduz a umidade mais ainda, e simplesmente seca mais a pele. Tentar manter o calor o mais baixo possível e colocar timer para desligar ao longo da noite.

Motivos para pele seca – Sabão Forte

Se estiver usando um agente de limpeza ou sabão que seja formulado para pele muito oleosa, ou se estiver simplesmente usando sabões regulares com muita freqüência, poderia estar retirando todo o óleo que a pele precisa para ficar hidratada.

Isso poderia se aplicar ao detergente que está limpando as roupas também. O ideal é escolher um agente de limpeza gentil, formulado para pele seca, aplicar creme para mãos depois de lavá-las, e escolher sabão para roupa que seja feito para pele sensível.

Genética

Há vários marcadores genéticos diferentes que as pessoas herdam que podem afetar a umidade na pele. O gene FLG, por exemplo, afeta a capacidade da pele de proteger contra agressores ambientais, como clima muito frio ou luz solar. E também determina como bem a pele age como barreira contra a perda de água, e tem um papel em quanta umidade natural a derme produz.

Idade

Muito como os genes, envelhecer é infelizmente algo que não se pode fazer muito. A pele fica muito mais fina e assentada conforme envelhece, e a quantidade de óleos naturais e lubrificantes que contém fica reduzido, de forma significativa.

Sua capacidade de reter umidade também reduz, o que pode levar à pele muito seca em pessoas mais velhas. Isto pode resultar em coceira, rachadura e até sangramento. Deve visitar o dermatologista sempre que houver necessidade, para que este possa fazer a orientação correta.

Motivos para pele seca – Luz solar

Quando a pele é muito exposta aos raios do sol, pode rapidamente perder umidade e óleos, deixando um ressecamento, com linhas finas. Muito sol pode obviamente também causar queimadura solar, que pode ser muito desconfortável e até doloroso.

Mais importante, no entanto, luz UVA e UVB pode causar câncer de pele, assim é essencial proteger a derme o ano todo. Sempre usar FPS, mesmo quando estiver nublado, ficar longe do sol quando está mais forte, e usar um chapéu para reduzir a exposição.

Banho quente

Conforme a temperatura cai, o banho quente às vezes é algo tentador. Porém, a exposição regular para água quente pode retirar da pele os óleos essenciais e umidade, deixando-a mais seca. Manter a temperatura da água confortável, morna, ao invés de quente. Além disso, tentar limitar o quanto de tempo passa no banho, mais curto, melhor.

Condições de pele

Certas condições da pele são associadas com pele muito seca. Eczema pode deixar a pele muito seca e que coça, com trechos rachados e vermelhos. Mais comumente afeta o interior e exterior dos joelhos e cotovelos, pescoço, mãos e couro cabeludo. Outra condição é então a psoríase, que pode ser caracterizada pelos trechos secos, escamosos, que poderiam ficar vermelhos. Se achar que uma condição da pele é responsável pela derme seca, então deve visitar o dermatologista para discutir as opções de tratamento e controle.

Motivos para pele seca – Deficiências de vitamina

Pele depende muito das vitaminas e minerais para permanecer saudável e funcionar adequadamente. A maioria das pessoas deve estar obtendo todas as vitaminas e minerais que precisa da dieta, mas outras com certas condições médicas ou dietas restritivas podem precisar tomar suplementos. A vitamina A, C e zinco são apenas algumas das vitaminas que poderiam assim afetar a saúde da pele. Certificar-se de falar com o médico se achar que tenha uma deficiência.

Tratamento da pele seca

Se for propenso para pele seca, há várias coisas que pode fazer para ajudar. Tentar evitar longos banhos quentes, ao invés, usar água morna. Além disso, tentar usar, portanto, agentes de limpeza gentis, livres de sabão. Limitar exposição ao sol e certificar-se que ao ser inevitável proteger a pele com FPS, e cobrir com roupa.

Há alguns ingredientes na realidade que deve manter atenção quando escolhendo produtos para ajudar pele seca. O ácido hialurônico e glicerina são umectantes, o que significa assim que podem atrair água das camadas mais profundas da pele até as camadas de topo, resultando em hidratação das camadas de topo da pele.

Fonte: Neutrogena

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?