Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Gengibre e Pele – Benefícios no Skincare

gengibre e peleGengibre é uma erva perene nativa da China e Índia. É obtido da planta Zingiber officinale. É um dos remédios mais venerados na Ayurveda. O gengibre é muitas vezes referido como raiz, mas é realmente um caule subterrâneo chamado rizoma. Como especiaria, o uso data há 4000 anos. As propriedades medicinais do gengibre foram descobertas em torno de 2000 anos atrás.

National Library of Medicine determinou que a raiz de gengibre é usada pelo mundo todo para tratar náusea, perda de apetite, e vômito, especialmente após cirurgia. É também eficiente para tratar náusea causada por tratamento de câncer, cólica, dor de estômago, flatulência, enjôo, e enjôo matinal.

A raiz de gengibre tem um formato bem irregular, composto de pequenas articulações bulbosas, a partir das quais pequenas saliências crescem. A raiz de gengibre fresca tem uma superfície exterior cinza, enquanto a polpa interna varia da cor marfim, branco cremoso para amarelo esverdeado claro, dependendo da variedade.

As raízes muito maduras geralmente contêm fibrilas que passam pelo centro. O gengibre tem um sabor apimentado, com nota de limão, e um aroma forte. Seu cheiro picante, aromático, pode ser atribuído à presença de óleos essenciais e compostos fenólicos como gingeróis e shogaols.

Devido ao seu aroma forte e picante, o gengibre ocupa um lugar importante como especiaria, iguaria e até remédio. Além de ser usado fresco, é utilizado seco, em pó, em conserva, ou na forma de suco ou óleo. O chá de gengibre é grande remédio para combater resfriado e gripe. E tem sido reconhecido pela Ayurveda devido as suas propriedades medicinais. É também usado em alimentos doces como bolo de gengibre.

Gengibre e pele – Benefícios do gengibre para a pele

São os benefícios:

  • Alivia cicatrizes: pelas suas propriedades antioxidantes e tonificantes, o gengibre pode reduzir a aparência de cicatrizes. O gengibre possui propriedades antioxidantes e tem um efeito tônico, sendo capaz de normalizar cicatrizes hipopigmentadas ( cicatrizes mais claras do que o tom da pele natural)
  • Rejuvenesce a pele: há alguma informação real sugerindo que tem influência de umidificação nas enzimas que quebram o colágeno. Desde que o colágeno contribui para aparência jovem, este ingrediente importante é uma boa ferramenta antiidade. Também iguala o tom da pele e melhora a elasticidade.
  • Promove o crescimento capilar: o gengibre aumenta a circulação para o couro cabeludo, que é essencial para estimular o crescimento do cabelo. A abundância de vitaminas, minerais, e ácidos graxos no gengibre também fortalece as mechas e combate a perda capilar.
  • Combate a caspa: o gengibre é também um excelente remédio para caspa. Sua natureza antisséptica ajuda a manter níveis baixos de levedura e bactéria, que desencadeiam caspa.
  • Reduz celulite: além de suas qualidades detox e revigorantes, o gengibre é também conhecido para diminuir celulite. Tem propriedades para desinchar e ajudar a minimizar aparência de ondas.

Em termos de skincare caseiro, adicionar gengibre ao iogurte e mel como um pó, pode reduzir inflamação e ser usado para apoio de acne ou algum antiidade.

Efeitos colaterais

Não há efeitos colaterais conhecidos do gengibre, porém, é sempre indicado fazer um teste de trecho quando tentando um novo ingrediente de skincare.

Como usar gengibre

Para pele com cicatriz, apenas colocar uma fatia de gengibre fresco nas áreas da pele que faltam cor, e deixar o suco secar. Fazer isso uma ou duas vezes por dia, diariamente, e deve começar a ver uma melhora em algumas semanas. E em alguns meses, as cicatrizes vão ser quase imperceptíveis.

Pode também fazer uma máscara quinzenal de partes iguais de gengibre em pó ou ralado, mel e suco de limão fresco. Deixar por até meia hora, e enxaguar para revelar pele radiante. Pode também ferver os mesmos 3 ingredientes para fazer um chá que cura o estômago.

Se precisar de uma máscara para os fios, preparar com partes iguais de gengibre ralado e óleo de jojoba, e massagear no cabelo, concentrando no couro cabeludo. Após meia hora, enxaguar e usar shampoo como usual.

Para celulite, estimular a circulação e tonificar a pele com um esfoliante corporal de gengibre e limão. Combinar meia xícara de açúcar, um quarto de xícara de azeite, 2 colheres de sopa de gengibre ralado fresco, e tempero de um limão. Pode armazenar o restante na geladeira por até uma semana.

Tratamento de problemas respiratórios

Devido as suas propriedades anti-histamínicas, o gengibre é eficiente para tratar alergias. E inibe a contração das vias aéreas e ajuda em estimular a secreção do muco. Por séculos, tem sido usado como remédio natural para resfriados e gripe.

Uma colher de chá de suco de gengibre e mel é de fato, eficiente em aliviar tosse persistente e dor de garganta associado com resfriados. O chá de gengibre ajuda a se livrar da congestão da garganta e nariz. Uma mistura de suco de limão fresco e fenacho é útil em curar asma. O gengibre é também útil para tratar gripe estomacal ou intoxicação alimentar. É um dos usos mais aplicados do gengibre.

Fonte: Byrdie

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Envelhecimento da Pele: Uma Jornada Científica

O envelhecimento da pele, processo biológico irreversível e multifatorial, é um tema de grande interesse científico e estético. Compreender os mecanismos subjacentes ao envelhecimento cutâneo

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?