Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

É Possível Estimular o Colágeno?

colágeno

O colágeno é a proteína responsável por formar a maior parte dos tecidos e é percebida no corpo inteiro, proteína essencial para o organismo, já que é responsável por manter as células unidas e auxilia a eliminar “efeito gelatina” e evitar rugas, com músculos mais firmes e pele mais lisa.

A ausência do colágeno é um fator principal causador do envelhecimento precoce, sem contar fragilizar os fios do cabelo e unhas. Os hábitos alimentares ruins, avanço de idade, tabagismo, são fatores que vão atrapalhar produzir a proteína.

A estimativa é que depois dos 25 anos de idade, aproximadamente 1% do colágeno do organismo desaparece a cada ano. E de forma a evitar a falta dele e que ele deixe de incidir os benefícios, é possível seguir hábitos para estímulo da produção do colágeno pelo rosto, a ficar longe das rugas por mais tempo.

Certamente, o colágeno é importantíssimo para beleza e saúde da pele. Já que sua produção termina a reduzir de forma natural após os 25 anos de idade, é preciso que alguns cuidados sejam mantidos que garantirão a pele jovem e firme por tempo maior. Na seqüência são indicados passos para aumento da produção do colágeno.

– Rotina É Fundamental

O colágeno mantém a estrutura, elasticidade e firmeza da pele, assim é aliado importante para beleza e saúde. A falta dele pode gerar surgimento das linhas finas e rugas, e flacidez.

A rotina de cuidado diário favorece ao aumento da produção do colágeno e também contribui para prevenir que a sua quantidade caia na pele. Higienizar garante limpeza, estimula renovar a pele, e remove oleosidade, assim deve ser executada 2 vezes diariamente, no despertar e anteriormente a dormir, sempre usando específico sabonete ao tipo de pele que tem.

Mais um passo essencial é aplicar o tônico facial, que auxilia para normalização do pH da pele e ainda eliminação de resíduos não removidos por sabonete, e também preparar a pele ao hidratante, mais um produto importantíssimo para rosto firme e jovem.

– Cuidado de Dentro para Fora com Alimentação

O envelhecimento cronológico é o que ocorre de modo natural no decorrer do tempo, por causa de alterações que o metabolismo sofre. Conforme se envelhece, células reduzem a própria capacidade para renovação, como também a produção da elastina e colágeno.

É ainda possível ter menor quantidade de colágeno, de exemplo, se tiver dieta restritiva, com escassez de fontes de proteína, exemplos são carne vermelha e branca. Deste modo, para ter menos rugas, pele mais firme, menos linhas de expressão, é indicado manter alimentação equilibrada e ingerir alimentos que são ricos no colágeno.

Apostar também, além de carnes, na alimentação com muita vitamina C, presente na fruta cítrica como limão e laranja, e também ovos, gelatinas, folhas escuras, castanhas, alimentos que apresentam colágeno. Uma opção ainda, é seguir mais hábitos para aumento da produção do colágeno.

Para que possa ocorrer síntese do colágeno pelo corpo é essencial a ingestão dos alimentos que apresentem vitamina E e C, sem contar minerais como zinco. As frutas cítricas são ricas na vitamina C.

– Exposição ao Sol

Mais um tipo de envelhecimento é o influenciado pelos fatores externos, denominado extrínseco, em especial por se expor ao sol sem proteger-se. Raios solares são capazes de destruir a pele mais fina, com vasos, amarelada e com poros dilatados, além das rugas.

E a exposição ao sol sem aplicar protetor solar pode gerar câncer de pele, manchas. Incluir o protetor solar na rotina do cuidado diário da pele, evitando envelhecimento precoce devido à destruição das fibras do colágeno, e também os mais malefícios que expor-se ao sol sem proteger-se pode ocasionar.

Lembrar-se de optar pelo protetor solar específico ao tipo de pele que tem para maximamente aproveitar de seus benefícios. Pode também escolher filtro que tenha ativos anti-idade, que atuarão em tratar linhas de expressão e rugas.

– Dermocosméticos e Hábitos Saudáveis

Além da alimentação saudável, cuidados diários, e aplicação do protetor solar, pode ainda usar dermocosméticos para incentivo da produção do colágeno a tratar a pele. Produtos que apresentam ativos como alfa-hidroxiácidos, retinol, antioxidantes, ácido glicólico e ácido hialurônico têm capacidade para impedir destruição e para estímulo da produção de colágeno.

Isto torna os dermocosméticos aliados incríveis para combater envelhecimento, assim como no caso do peeling, que estimula também a síntese do colágeno por meio da renovação para pele.

É essencial ainda evitar hábitos como consumo alto do açúcar e tabagismo. Isto já que o tabagismo reduz taxas da vitamina C e gera radical livre, que têm capacidade para destruição e impedir composição de fibras novas do colágeno.

O açúcar excessivamente ocasiona processo da glicação, que vai quebrar fibras colágenas. Portanto, a dica é investir nos costumes comuns para vida com mais saúde, a influenciar de forma direta na pele bonita.

Fonte:  Dermaweb

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paraíso: (11) 3884-1867⠀
Unidade Itaim Bibi: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Envelhecimento da Pele: Uma Jornada Científica

O envelhecimento da pele, processo biológico irreversível e multifatorial, é um tema de grande interesse científico e estético. Compreender os mecanismos subjacentes ao envelhecimento cutâneo

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?