Para ter cabelos mais longos, mais saudáveis, talvez deva se atentar em como está tratando o couro cabeludo. Ter fios lindos tem muito a ver com a raiz, com couro cabeludo saudável.
Couro cabeludo que coça
O couro cabeludo que coça, basicamente significa que pode estar ocorrendo um desequilíbrio local. Normalmente, o prurido se manifesta devido a presença de bactérias e fungos, que aumentam em situação de suor, sebo e poluição.
Pode também ter outras causas como: ser causado por uma reação a um ingrediente particular usado no shampoo ou condicionador; não remover adequadamente o shampoo, cujo resíduo pode secar e irritar o couro cabeludo; ou ainda a coçeira ocasionada por patologias dermatológicas como a pediculose ( piolho ).
Como deve tratar o couro cabeludo seco e que coça?
O couro cabeludo seco e que coça normalmente, pode ser tratado com um shampoo, toner e esfoliante, escolhido especificamente para a saúde dessa região.
Aumentar a quantidade de lavagens dos cabelos com produtos específicos, pode também melhorar a situação, já que a secura ou irritação podem ser causadas pelo acúmulo de células na pele ou pela presença de bactérias. O couro cabeludo é como um ecossistema equilibrado, que pode responder a pequenas mudanças.
Couro cabeludo saudável – Como saber se tem caspa?
A caspa geralmente descreve a descamação do couro cabeludo e há variantes, desde muito leve até muito severa. A descamação leve do couro cabeludo deve ser tratada como uma caspa muito leve. Shampoos específicos, toners do couro cabeludo e esfoliantes são utilizados para manter esta área saudável.
A pele está constantemente perdendo e produzindo óleo e suor, formando uma camada de proteção sobre o couro cabeludo, retendo bactérias. Quando as bactérias aumentam, o couro cabeludo pode ficar infectado. Problemas como mudanças hormonais, estresse, doenças ou dietas, são situações que podem levar a uma multiplicação bacteriana, com posterior infecção
Outras causas da caspa podem ser: higiene precária, consumo de alimentos gordurosos, salgados ou açucarados. A caspa pode estar associada ao couro cabeludo seco, mas ela também pode ser oleosa, sendo importante visitar o médico para a identificação e tratamento correto.
Tomar suplementos pode ajudar o crescimento do cabelo
Adicionar um suplemento, com o equilíbrio correto de vitaminas, pode ajudar o crescimento dos cabelos. Procurar por uma fórmula feita para cabelo, pele e unhas, que tenha na sua composição, biotina, sílica, vitaminas B, C, e E, ferro, e ômega 3.
Controle de natalidade poderia parar o cabelo de afinar
Os níveis altos de testosterona em mulheres, podem realmente levar à perda excessiva dos cabelos. Os contraceptivos orais, regulam hormônios para ajudar a impedir a perda de cabelo. Se perceber que os fios estão afinando, mas não observa perda, é hora de visitar o médico dermatologista, que fará uma avaliação e tratamento adequado.
Couro cabeludo saudável – O cabelo é afetado pela alimentação
Se sofrer de couro cabeludo seco, tentar incorporar mais óleos de peixe e ômega 3 na dieta. Veganos devem também certificar-se de suplementar a dieta com proteína e ferro, para obter uma máxima saúde nos fios.
Evitar tratamentos de cabelo na pré-menstruação
Agendar os relaxamentos, colorações e permanentes, durante as semanas sem TPM, e fazer condicionamento profundo para manter o pH.
Colorir os fios não deve causar formigamento
Muitas pessoas que têm problemas de couro cabeludo nem sequer sabem. Se a mulher vai colorir o cabelo, e sente um formigamento, então há possibilidade do couro cabeludo estar realmente seco. E isso apenas vai piorar ao longo do tempo, levando ao aparecimento da caspa, inflamação, folículos capilares não saudáveis, e potencialmente a perda de fios.
Couro cabeludo precisa de esfoliação
Apenas como esfolia a pele do rosto, o couro cabeludo pode também se beneficiar com uma boa esfoliação. A sugestão é adicionar algumas colheradas de açúcar no shampoo, para ajudar a se livrar das células mortas da pele, usando as pontas dos dedos para trabalhar a mistura.
Sempre evitar usar as unhas ao esfregar, pois pode formar crosta sem intenção. Para acúmulo pesado, tentar um shampoo com ácido salicílico uma vez por semana.
Couro cabeludo saudável – Uso do condicionador
Muitas mulheres não usam condicionador no couro cabeludo, porque têm medo de obstruir poros ou pesar o cabelo fino. Assim como o rosto demanda hidratação, o couro cabeludo também necessita, podendo utilizar das raízes para as pontas. Mais uma recomendação, é adicionar uma gota de óleo para condicionador leave-in para uma hidratação extra.
Fonte: Allure
Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver
Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br