Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Como Identificar se a Pele está Saudável e Como Cuidar

Os cuidados simples diários são importantes, assim como acabar com práticas prejudiciais para manter a pele saudável e bela. É preciso, com certeza, identificar se a pele está saudável e como cuidar dela:

–Verificando a Saúde da Derme

Flacidez lembra aspecto do rosto murcho. Ao simplesmente tocar a pele, já é possível notar o quanto maleável a mesma está. Ao levantar a bochecha usando os dedos indicadores, pode-se verificar que quanto mais a mesma se levantar, menos consistência tem e maior a necessidade de começar o tratamento.

As manchas escuras, que são fáceis de serem percebidas ao olhar para o espelho, de cor castanho para marrom, normalmente são pequenas, podendo atingir até alguns centímetros em dimensão. Elas aparecem, nas regiões de grande exposição ao sol, como dorso das mãos, rosto, colo, ombros, e braços.

Textura, aspecto e suavidade da derme dependem da própria taxa da hidratação, elasticidade e lipídeos. A hidratação da pele, fica reduzida como resultado de vários fatores externos, como o frio, vento, exposição prolongada ao sol, ou fator interno como carências de vitaminas, fumo, envelhecimento. A dica é levantar uma maçã do rosto usando o dedo. Se na parte superior estrias pequenas se formarem, certamente, a pele necessita de ajuda.

Dicas Para ter a Pele Saudável

–Limpar bem a Pele

Pele limpa é, com certeza, pele saudável. É preciso usar sabonete diário que não implique agressão à pele e com indicação ao tipo de pele que tem.

– Adstringente e Tonificação

Adstringente e tônico ajudam a limpar de forma mais profunda. É necessário analisar o tipo de pele de modo a definir o produto ideal. Adstringente possui na fórmula ingredientes que auxiliam no controle da oleosidade. Tônico ajuda em microcirculação e ao ser aplicado junto com hidratante, a hidratação da derme é potencializada.

–Hidratar a Pele

A pele saudável precisa de hidratação, inclusive a pele oleosa. Ela é importante para repor umidade e também conferir um aspecto macio e aveludado para a pele, sem contar o aumento da elasticidade. Há hidratantes que apresentam componentes que auxiliam no controle da oleosidade. É bom verificar o tipo de pele que tem para escolha se o hidratante vai ser em loção, sérum ou creme.

–Antioxidantes

Formação de radicais livres se caracteriza, com certeza, como mecanismo importante para o envelhecimento cutâneo. Associar ativos antioxidantes uma vez ao dia pode ocasionar melhora, como a combinação entre vitaminas E e C, que têm efeitos antioxidantes.

–Alimentação Equilibrada

A pele saudável é, certamente, resultado da boa alimentação e qualidade no estilo de vida. Dessa forma, manter a vida equilibrada e sem excessos ajuda. O doce, por exemplo, pode acelerar a oxidação da derme.

–Evitar Fumar

Fumar diminui a composição do colágeno e também a circulação na derme. A nicotina é capaz de reduzir a espessura da cútis. Assim, ficamos sujeitos a menos elasticidade e envelhecimento precoce.

–Foto Proteção

É indicado utilizar filtro solar diariamente, como também não ter exposição ao sol nos momentos de pico, para evitar o aparecimento de danos na pele. O FPS( fator de proteção solar) indicado atualmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, corresponde a 30, ou seja, a pele vai levar 30 vezes mais tempo para ficar vermelha em comparação se não aplicar o produto.

Como Fazer Limpeza Caseira para uma Pele Saudável

Passo 1: Limpeza

A limpeza de pele caseira é simples para fazer, e leva aproximadamente 15 minutos. O primeiro passo é, limpar superficialmente a pele. Iniciar lavando o rosto com sabonete neutro e água morna. Então aplicar a loção demaquilante para remover impurezas superficiais e a maquiagem da pele.

Passo 2: Esfoliação

O próximo passo é esfoliar. Aplicar um pouco do esfoliante na bola de algodão e fazer movimentos de fricção, circulares, pelo rosto inteiro, insistindo nas regiões em que há acúmulo de mais sujeira, como entre as sobrancelhas, testa e lateral do nariz.

Passo 3: Limpeza Profunda

Na sequência, limpar profundamente a pele. Podem ser feitos alguns cuidados em casa, até mesmo a chamada sauna facial, que tem o objetivo de retirar as impurezas mais difíceis.

Para que seja feita sauna facial caseira, pode-se colocar um saquinho de chá de camomila em uma vasilha com 1 litro de água fervente, e então inclinar o rosto sob o vapor, por alguns minutos. A próxima ação é desinfetar a pele. Depois de remover as impurezas todas da derme, é importante passar loção com efeito bactericida para que infecções sejam evitadas.

Passo 4: Calmante

Então aplicar máscara calmante, que auxilia na manutenção da pele para evitar vermelhidão. Esta máscara  pode ser preparada com produtos caseiros ou especializados. O produto caseiro de exemplo é mistura de iogurte e mel, já que esse é um hidratante natural eficiente.

Passo 5: Hidratação e Proteção

O último passo é o cuidado com a proteção da pele. Deve ser aplicada uma fina camada do creme hidratante, e depois o essencial protetor solar, com o objetivo de proteger e acalmar a pele. Dessa forma, é finalizada a limpeza de pele caseira, simples e eficaz para saúde e beleza da derme.

Fonte:  Dermaweb

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paraíso: (11) 3884-1867⠀
Unidade Itaim Bibi: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Envelhecimento da Pele: Uma Jornada Científica

O envelhecimento da pele, processo biológico irreversível e multifatorial, é um tema de grande interesse científico e estético. Compreender os mecanismos subjacentes ao envelhecimento cutâneo

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?