Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Acne Corporal – Causas e Tratamentos

acne corporalErupções e espinhas não apenas aparecem no rosto. O peito, pescoço, ombros, braços e as nádegas, são lugares comuns para ter espinhas. O aparecimento de acne no corpo, especialmente as costas, é normal e comum, podendo acometer adolescentes e adultos.

Acne corporal – Quais são as causas?

A acne corporal é causada pelos mesmos fatores que desencadeiam a acne facial, como glândulas de óleo super ativas, células mortas da pele em excesso, e um aumento da proliferação de bactérias.

Como as espinhas de acne se desenvolvem? Quando o óleo e células mortas da pele ficam presas no folículo, ou no poro, podendo ocasionar um bloqueio. Este bloqueio aparece como um cravo, podendo progredir para uma espinha inflamada.

A acne corporal é geralmente confinada nas costas e metade superior do corpo, como oposto às pernas. Como o rosto, a metade superior do corpo tem muitas glândulas sebáceas, assim os folículos são mais prováveis de ficarem conectados com sebo em excesso e células mortas da pele.

Fator genético

A acne e tamanho dos poros é algo associado com genética, assim se os pais têm ou tiveram pele propensa à acne, as chances são que pode ter também, apenas precisa ser consciente disso e levar à sério a rotina de skincare.

Acne corporal – Hormônios acelerados

A condição da acne é muitas vezes atribuída a um desequilíbrio hormonal. Quando certos hormônios estão fora de equilíbrio, as glândulas sebáceas, que funcionam para produzir o óleo que a pele precisa para ficar saudável e protegida, podem esgotar, gerando mais do que é necessário para manter a pele hidratada.

Este é o motivo pelo qual muitas mulheres percebem um aumento nos sintomas da acne, próximo ao período menstrual, durante a gravidez, entre momentos de estresse e é claro, durante a puberdade.

Produtos comedogênicos e severos

A maioria das pessoas com pele propensa à acne, sabe ficar longe de ingredientes comedogênicos e óleos não naturais, mas com frequência, isso cessa abaixo do pescoço. Como o peito e costas são também cobertos de folículos capilares, eles oferecem oportunidade para os poros ficarem obstruídos, podendo resultar no aparecimento de espinhas.

Por vezes, o resíduo dos produtos de cabelo, podem exacerbar a irritação da pele, levando a um aumento em erupções de acne. Portanto deve-se fazer uma pausa e ter atenção com os ingredientes que usa, a fim de evitar novos surtos.

Acne mecânica

Certos artigos de vestuário e equipamento de esporte, podem estar desencadeando as erupções no corpo. Esfregar ou pressionar a pele com roupas apertadas, mochilas pesadas nas costas, combinado com calor  ou suor, podem irritar e inflamar os folículos, causando um tipo específico de acne, chamada acne mecânica. Para minimizar a irritação, é recomendado tomar banho o quanto antes após se exercitar, e não esfregar agressivamente a pele. Lembrar-se que deseja evitar fricção. Uma limpeza gentil, preferencialmente com produtos como o ácido salicílico ou peróxido de benzoíla, é melhor do que esfregar vigorosamente.

Acne corporal – Qual o tratamento?

O cuidado diário para pele, implantando uma rotina, é uma boa base para o tratamento de acne. Encontrar um tratamento que funcione pode parecer frustrante, especialmente após ter tentado vários outros tratamentos sem receita, e que tiveram pouca melhora.

A menos que as erupções sejam muito leves, vai precisar de um tratamento de prescrição médica para uma melhor resposta terapêutica. Uma visita ao dermatologista, vai salvar tempo e dinheiro.

Lidando com o problema

É importante escolher roupas que não deixem as erupções tão evidentes, com modelagens soltinhas, mais confortáveis, e com tecidos naturais, que não sejam quentes, como o linho. Não usar roupas apertadas e que prendam a transpiração como poliéster. Pode até considerar parar esportes recreativos, porém é importante não deixar o suor acumulado na pele. Para cessá-lo, nada melhor do que um bom banho, com sabonetes específicos para a pele oleosa, com a finalidade de controlar a produção do sebo.

Evitar a oleosidade da pele na hora do banho, quando aplicar o condicionador nos cabelos. Este deve ser removido por completo, e em seguida o cabelo deve ser preso, para completar a higiene das costas com um sabonete indicado pelo dermatologista.

Além disso deve-se cuidar da alimentação, evitando as gorduras ruins e ter cuidado com os carboidratos simples, responsáveis por picos de insulina que inflamam as células e aumentam a produção do sebo. Em todos os casos, manter hábitos saudáveis, com uma alimentação rica e variada, torna-se essencial para uma pele sadia e bonita.

Vale lembrar que para ter uma pele saudável, a visita ao dermatologista é importantíssima para que este profissional avalie e adote o procedimento adequado para a sua pele.

Fonte: Verywellhealth

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

 

Links que podem te interessar:

https://dermaline.com.br/blog/acne-nas-nadegas-como-eliminar-o-problema/

 

https://dermaline.com.br/blog/como-evitar-acne-cosmetica/

 

Espinhas-nas-Costas-como-Tratar

Compartilhe:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Envelhecimento da Pele: Uma Jornada Científica

O envelhecimento da pele, processo biológico irreversível e multifatorial, é um tema de grande interesse científico e estético. Compreender os mecanismos subjacentes ao envelhecimento cutâneo

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?