Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Tudo Sobre Rugas – Causas, Tratamento e Prevenção

tudo sobre rugasRugas são vincos, dobras ou sulcos na pele, e naturalmente aparecem conforme as pessoas envelhecem. As primeiras rugas tendem a aparecer no rosto da pessoa, em regiões onde a pele naturalmente dobra nas expressões faciais, e se desenvolvem pelo afinamento da pele e menor elasticidade que vai sofrendo ao longo do tempo.

Rugas também tendem a aparecer em partes do corpo que recebem mais exposição ao sol, como o rosto e pescoço, dorso das mãos e braços. Rugas são uma parte natural do envelhecimento, e afetam todos. Porém, muitas pessoas não gostam da aparência, e como resultado, o mercado de produtos para esta finalidade só cresce a cada ano.

É importante saber o que causa o aparecimento das rugas, e o que podemos fazer para prevenção e ter uma qualidade de pele melhor ao longo dos anos.

Causas das rugas

As rugas são uma parte natural do processo de envelhecer. Conforme as pessoas envelhecem, sua pele fica mais fina, mais seca e menos elástica, significando que é menos capaz de se proteger do dano. Isso leva às rugas, linhas na pele, e vincos.

As expressões faciais, como sorrir, levam ao desenvolvimento das linhas finas e então rugas em idade jovem. Estas linhas aprofundam conforme a pessoa envelhece. Quando se é jovem, a pele retorna. Conforme envelhecem, a pele perde sua flexibilidade, dificultando a volta, e resultando em marcas permanentes.

As rugas afetam as pessoas de diferentes tons de pele, e de modo diverso, devido às diferenças estruturais e funcionais na pele. A pesquisa indica que a derme compacta é mais fina na pele de pessoas negras e asiáticas, que provavelmente protege contra rugas faciais.

Muitos fatores levam ao desenvolvimento de rugas:

  • Exposição solar.
  • Fumar.
  • Desidratação.
  • Alguns remédios.
  • Fatores ambientais e genéticos.

Fatores que prejudicam a pele

Exposição à luz ultravioleta, UV, aumenta o desenvolvimento de rugas. A luz UV quebra o colágeno e fibras de elastina na pele. Estas fibras formam o tecido conectivo que servem de apoio para a pele. Conforme esta camada quebra, a pele fica então mais fraca e menos flexível. A derme começa a inclinar, e as rugas aparecem.

A pele mais escura, contém mais melanina e protege de muitos efeitos danosos de radiação UV. As pessoas que trabalham expostas à luz solar, têm uma chance maior para desenvolver rugas precoces. Usar roupas que protegem a pele, como chapéus, e utilizar o filtro solar diariamente, pode retardar o desenvolvimento de rugas.

Fumar regularmente, acelera o processo de envelhecimento da pele, porque reduz o suprimento de sangue para pele. O álcool desidrata a pele, levando ao ressecamento e maior probabilidade de desenvolver rugas.

Tudo sobre rugas – Tratamentos

Existem muitos tratamentos disponíveis para ajudar a reduzir linhas finas na pele, e manter a hidratação e viço. Desde cremes de uso tópico, medicação oral, até tratamentos realizados pelo médico dermatologista, e em situações especiais, pelo cirurgião plástico.

Medicações

Os retinóides tópicos derivam da vitamina A. Visam reduzir as rugas finas, hiperpigmentação, e aspereza da pele. E fazem isso, por aumentar a produção de colágeno na pele. No entanto, usar retinóides pode causar queima da pele na luz solar, sendo então necessário proteger a pele com aplicação de filtro solar adequado. Efeitos adversos possíveis incluem:

  • Secura.
  • Coceira.
  • Sensação de queimação.
  • Áreas descoloridas.
  • Formigamento.

Os ingredientes ativos em cremes de rugas, variam em tipo e concentração. Concentrações de produtos sem receita, podem ter ação inferior significativamente do que um de prescrição. A concentração do produto é que vai indicar como funcionam de fato.

Várias são as medicações que podem ser aplicadas:

  • Retinol.
  • Alfa hidroxiácidos.
  • Cinetina.
  • Coenzima Q10.
  • Peptídeos de cobre.
  • Antioxidantes.

São ainda opções de tratamentos: dermoabrasão, toxina botulinica, peelings químicos, preenchedores faciais, bioestimuladores, microagulhamento, dentre outros

Tudo sobre rugas – Prevenção

Todos têm rugas e linhas que ficam mais proeminentes ao longo do tempo. Algumas formas de prevenir ou reduzir seu desenvolvimento incluem na realidade:

  • Usar proteção solar. Evitar exposição UV reduz o dano para pele. Dermatologistas recomendam usar um chapéu e roupa para proteger a pele e usar um protetor solar de FPS 30 ou mais alto a cada dia.
  • Hidratar regularmente. Hidratar previne secura, que reduz a chance de formação de rugas.
  • Parar de fumar. Fumar muito acelera o envelhecimento da pele, levando ao aparecimento de rugas.
  • Beber menos álcool. O álcool desidrata a pele, causando danos na pele ao longo do tempo.
  • Ingerir uma dieta balanceada e saudável. Comer muitas frutas e legumes, pode prevenir danos para pele, enquanto açúcar e carboidratos refinados podem acelerar o envelhecimento da pele.
  • Lavar o rosto duas vezes por dia. Usar um agente de limpeza gentil. Esfregar a pele, pode causar irritação e acelerar o envelhecimento.
  • Lavar o rosto após suar muito. O suor pode irritar a pele, causando danos ao longo do tempo.

Fonte: Medical News Today

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Não conte Calorias

Não conte Calorias, mas esteja atento a elas. Existem inúmeros aplicativos e ferramentas digitais disponíveis hoje para auxiliar no acompanhamento das calorias. Contudo, a contagem

Câncer de Células de Merkel

O câncer de células de Merkel, sendo raro e frequentemente agressivo, apresenta melhores chances de tratamento quando diagnosticado em estágios iniciais. Sol, envelhecimento e um

Conhece o MesojectGun?

O que é MesojectGun? É um dispositivo para aplicação de soluções cosméticas para melhorar a sua absorção com a tecnologia Pulse Booster. Uma técnica inovadora

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?