Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

SBD comenta o uso de PDNR e apoia alerta da ANVISA

Recentemente, postagens na internet, de veículos de mídia e de personalidades que utilizaram produtos sem autorização da ANVISA no Brasil, chamaram atenção.

É importante destacar que produtos com registros para uso cosméticos não podem ser injetados na pele. Estudos robustos sobre efeitos e reações adversas são necessários para liberação pela ANVISA.

A substância PDRN, por exemplo,  foi desenvolvida num primeiro momento com objetivo de a melhorar vascularização e estimular uma cicatrização em diabéticos com feridas, existem publicações mostrando efetividade no tratamento injetável de permeabilidade, textura da melhora em pacientes com líquen escleroso e atrófico.

No entanto, apesar de ganhar a proposta de cunho estético,  não há trabalhos randomizados e sim trabalhos mostrando que ela traz melhora na vascularização, neocolagênese.

O uso injetável destas substâncias cosméticas, exime o fabricante de qualquer complicação ficando o médico exposto a maiores riscos pelo uso diferente da sua liberação. A SBD em consonâncias com a ANVISA alerta seus associados dos riscos do uso de produtos injetáveis sem licença adequada na ANVISA.

A lista de alerta inclui preenchedores e outros produtos injetáveis para tratamentos faciais, corporais e capilares.

Veja lista completa no link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/anvisa-alerta-consumidores-e-profissionais-sobre-produtos-esteticos-usados-de-forma-injetavel

Fonte: SBD comenta o uso de medicamentos e cosméticos e apoia alerta da ANVISA – SBD

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Envelhecimento da Pele: Uma Jornada Científica

O envelhecimento da pele, processo biológico irreversível e multifatorial, é um tema de grande interesse científico e estético. Compreender os mecanismos subjacentes ao envelhecimento cutâneo

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?