Certamente, para ter lábios com saúde e beleza, sem rachaduras, ressecamento e outros problemas, é necessário o cuidado da pele desta região.Trata-se de área muito delicada, em que a pele é fina e exposta a diversos agentes irritantes.
É usado o movimento da musculatura com frequência, e a pele oral tem contato com bebidas, alimentos, cosméticos e saliva.Os cosméticos, em especial batons, que apresentam conservantes e estabilizantes, que se caracterizam alergênicos e que nem sempre contêm pigmentos naturais, são muito utilizados, colaborando muitas vezes para o aumento da irritação local.
Agressões
Lábios apresentam tendência a ser mais ou menos ressecados, dependendo bastante de fototipo e da característica étnica de cada indivíduo, ou seja, quanto mais clara a pele, mais tendência para apresentar lábios sensíveis para frio e sol, fatôres responsáveis pelo envelhecimento e ressecamento dos lábios.
O frio provoca um tipo de queimadura que acontece pela desidratação, e o sol causa um dano inflamatório devido à radiação UVA e UVB, com potencial carcinogênico.
No inverno, existe redução da produção natural de glândulas que são responsáveis pela lubrificação da região. Desta forma, teremos um ressecamento maior, já que a pele fica menos lubrificada e hidratada.
Tratamento e proteção contra agressões
É importante cuidar dos lábios. Existem muitos tratamentos naturais para os cuidados com a região. Na sequência são apresentados cuidados especiais, para que os lábios fiquem hidratados e bonitos.
– Sempre hidratar
A dica é hidratar de forma frequente e constante, usando formulações ricas em antioxidantes e vitaminas. A sugestão é aplicar hidratantes à base da aveia coloidal, pró-vitamina B5, vitamina E, manteiga de karité, glicerina, e dos óleos como de macadâmia e de girassol.
O magnésio, cobre, zinco e manganês ajudam no processo da cicatrização, portanto, devem constar nas formulações. Para o frio, é indicado usar o hidratante de 2 a 3 vezes ao dia. A sugestão também é passar hidratante antes do batom pela manhã. Substâncias hidratantes, anti-inflamatórias e reparadoras da barreira devem ser sempre usadas, já que evitam agressão de fatores ambientais e a desidratação.
– Não passar a língua pelos lábios
Saliva contém pH mais ácido e agrava o ressecamento. Existe a sensação imediata que aconteceu umedecimento da área, porém, logo após ocorre formação da ardência, microfissuras e vermelhidão.
– Uso de produtos com proteção solar
Filtro solar específico à região se mostra importante, para evitar formação de patologias como herpes labial. Isto pode ocorrer também, pela alteração brusca de temperatura durante o inverno. Descamação, ressecamento, perda da integridade para barreira cutânea, faz com que esta região tenha maior tendência para infecções virais e bacterianas.
– Não remover pele
Se houver ressecamento, nunca retirar as pelinhas, nem mesmo esfoliar a área dos lábios usando grânulos agressivos. No máximo, fazer a esfoliação, usando produtos naturais ou aplicar creme de uréia, que já se mostra suficiente, em mistura com pró-vitamina B5 para que ocorra processo natural da troca da pele que é mais espessa, que vai ser descamada e, então, substituída pela pele mais fininha, jovem, e assim, mais sensível.
– Atenção com cigarro
O cigarro pode gerar alergia de contato, e também reduz a irrigação local, por fim, ocasiona degradação de colágeno, predispondo o aparecimento de linhas em coluna de barra, que aparecem como rugas na pele ao redor dos lábios.
– Ingerir água
Uma das principais causas do ressecamento dos lábios é a desidratação, assim é indicado ingerir no mínimo 2 litros de água por dia. Essa ação vai manter o organismo mais hidratado, e também é um modo de promover manutenção de umidificação dos lábios, tornando-os macios.
– Manteiga de cacau
É extraído da semente de cacau no processo de fabricação do chocolate. A manteiga se caracteriza como um tipo de gordura natural, que tem propriedades emolientes e hidratantes, uma combinação de óleo, água e gorduras, que auxiliam na recuperação do tecido da boca.
Além disso, se mostra como um lubrificante natural, prevenindo o surgimento das lesões cutâneas, tem aroma agradável e duração longa nos lábios. Para usufruir destes benefícios, a indicação é manter a manteiga de cacau sempre próxima e passar a cada meia hora, pois não penetra de modo profundo na derme.
Outros produtos como hidratantes labiais específicos, cicatrizantes, protetores solares e medicamentos adequados para os lábios, devem ser orientados pelo seu médico dermatologista.
Fonte: Dermaweb
Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver
⠀
✅ Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
✅ Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
✅ Unidade Paraíso: (11) 3884-1867⠀
✅ Unidade Higienópolis: (11) 3078-0321⠀
⠀
Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br