Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Melasma: Continuando o Tratamento em Casa

 

melasmaQuais são os tipos de Melasma?

-Melasma Dérmico

Este tipo de melasma acontece quando manchas acometem a derme profunda e superficial. Dessa forma, trata-se do caso de maior complicação e adesão difícil para tratamentos.

–Melasma Epidérmico

É a condição mais superficial, e consequentemente, a de maior facilidade para tratamento. Ela ocorre quando o depósito da melanina se dá em camadas suprabasais e basais da epiderme.

–Melasma Misto

Esta situação acontece quando os 2 tipos do depósito da melanina, o dérmico e epidérmico, coexistem em idêntico tecido. É importante salientar que quanto mais profundo o pigmento, se torna mais difícil de chegar a um resultado satisfatório para o tratamento. Neste caso, somente o dermatologista pode fazer a diferenciação do tipo de melasma e a própria localização em camadas da pele, para indicar o melhor tratamento.

Diagnóstico e Complicações

Sintomas são analisados pela consulta médica, porém, existem ainda aparelhos que ajudam a diagnosticar, como por exemplo a lâmpada de Wood e dermatoscópio, que são capazes de diferenciar o tipo e a localização em camadas da pele. Tais resultados determinarão o tratamento e prognóstico.

Se tratado adequadamente com dermatologista, o melasma não costuma apresentar complicações. É possível, porém, demorar a ter resultados satisfatórios, por exemplo clarear a mancha marrom na derme. Certamente o único dano que o melasma pode causar é o psicossocial, com baixa autoestima agravada e problemas de relacionamento.

Melasma não tem cura definitiva, no entanto, é possível que a mancha clareie tanto a ponto de se mostrar pouco notável. Contudo, mesmo assim, a marca pode ficar mais intensa depois, se não houver cuidados contínuos.

Tratamento do Melasma

O tratamento de melasma pode ser feito com:

–Pomada e Creme

Para auxiliar na remoção de manchas, cremes mais utilizados se mostram à base da hidroquinona, ácido retinóico, ácido glicólico, ácido azeláico. As respostas terapêuticas levam aproximadamente 2 meses para aparecerem, com a região acometida ficando mais clara. Mesmo que sejam bastante usados, nem sempre oferecem perspectivas satisfatórias a todo tipo de paciente. Por isso, não compre produtos sem aconselhamento e autorização médica.

–Microagulhamento

Microagulhamento se caracteriza como tratamento realizado no consultório do dermatologista. Nele se utiliza instrumento denominado dermaroller, que faz a renovação da derme. Esta ferramenta conta com agulhas finas envoltas no rolo, que são aplicadas na pele, causando leve sangramento.

Este método estimula a produção de colágeno, circulação e oxigenação do sangue na área em que é feito. Dessa forma, promete renovar a pele, diminui rugas, cicatrizes, manchas de melasma e linhas finas.

– Peeling

No tratamento do melasma, geralmente se usa peeling químico.Trata-se do procedimento estético que consiste em aplicar ácidos na pele, realizado no consultório do dermatologista. Serve à destruição das camadas superficiais da pele, e deste modo, clareamento das manchas, e renovação potencializada.

–Tratamento Caseiro

Tratamento caseiro não vai substituir em qualquer hipótese, orientação e prescrição do médico, no entanto, é possível aplicar práticas que podem auxiliar para que a ação de remédios seja potencializada.

Manter a hidratação da pele e o uso dos cremes que apresentem vitaminas, de exemplo a B5, auxiliam na regeneração da pele inflamada. Uso semanal das máscaras que tenham agentes hidratantes, ajuda ainda no clareamento da pele. Uma alimentação rica em antioxidantes, também ajuda o corpo no combate aos radicais livres e também envelhecimento precoce, aspecto que vai potencializar saúde da derme, e então, ajudar na resposta ao tratamento.

–Laser

Laser pode ainda ser um coadjuvante interessante para clarear as manchas do melasma. No entanto, é necessário salientar que o peeling e laser necessitam ser feitos e indicados pelo dermatologista.

O laser tem a vantagem da sua tecnologia, que, certamente, é capaz de potencializar renovação da derme rapidamente e poder mostrar respostas em pouco tempo  mais satisfatórias. Porém, é necessária atenção, pois todo procedimento que causa reação inflamatória pode também agravar o melasma.

Prevenção e Protetor Solar

A melhor forma de prevenir o melasma é a proteção solar. Filtro solar deve ser usado diariamente, até em dias frios, chuvosos ou nublados. A pessoa que fica o dia todo no escritório e, assim, imagina que já está protegida está equivocada. Mais uma medida importante é reaplicar o produto no decorrer do dia.

Se para todos a aplicação do protetor solar é fundamental para evitar câncer de pele, para a pessoa que sofre de melasma, ainda mais. Dessa forma, pacientes que tenham esta condição, necessitam aplicar produtos com o fator de proteção alto.

E se a exposição ao sol ocorrer no verão, se for possível, proteger-se ainda usando óculos e chapéus. Quem tem melasma deve escolher filtros que apresentem proteção contra raios ultravioleta A e B.

 

Fonte:  Dermaweb

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paraíso: (11) 3884-1867⠀
Unidade Itaim Bibi: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Envelhecimento da Pele: Uma Jornada Científica

O envelhecimento da pele, processo biológico irreversível e multifatorial, é um tema de grande interesse científico e estético. Compreender os mecanismos subjacentes ao envelhecimento cutâneo

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?