Linhas de Expressão – Por que Aparecem e Como Reduzir

As linhas de expressão geralmente aparecem entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos e na testa e são causadas por vários fatores, incluindo a predisposição genética de cada um. Com a idade, a pele perde elasticidade, e as linhas de expressão ficam em destaque, nas áreas onde os músculos faciais contraem durante as expressões.

É importante incluir na rotina diária o uso do protetor solar, ter hábitos de vida saudável e procurar orientação do Dermatologista para tratamentos que consigam suavizar as linhas de expressão.

Por que aparecem as linhas de expressão

As linhas de expressão são vincos e rugas profundas que podem se formar entre as sobrancelhas, área dos olhos, no nariz e testa. Os movimentos repetitivos de músculos faciais durante expressões faciais como franzir a testa e apertar os olhos podem causar o aparecimento destas linhas. A idade é outro fator que devemos considerar. Com o passar dos anos a pele vai perdendo sua elasticidade, e associado ao dano solar, genética, pele seca, fumo e estresse, vão aparecer mais facilmente as indesejadas rugas e linhas finas.

Como reduzir naturalmente as linhas de expressão

Seguir uma rotina saudável de skincare e cuidar do corpo pode ajudar a suavizar as linhas de expressão como destacamos a seguir:

1 – Seguir um bom regime de skincare

É importante ter uma rotina regular como limpar, tonificar e hidratar a pele. Pode usar um sérum com ingredientes antiidade e esfoliar a pele uma vez por semana para promover a rotatividade celular, finalizando com um protetor solar.

2 – Incluir retinol na rotina

Retinol e seus derivados são produtos antiidade que ajudam a melhorar a aparência de rugas estimulando a produção de colágeno.

3 – Adesivos faciais

Os Adesivos Antissinais para rugas são feitos em silicone grau médico, e a atuação se dá pela semi-oclusão da pele. Sua atuação é totalmente mecânica e não utiliza f’ármacos ou outros componentes invasivos. O adesivo utiliza a água do próprio corpo para estimular a hidratação e devolver o aspecto jovem da região.

4 – Massagem facial

As massagens faciais são uma boa forma de fortalecer os músculos faciais e prevenir a flacidez. Ela pode ser realizada para aliviar o estresse e a tensão dos músculos do rosto, melhorando o contorno facial e deixando o rosto menos inchado e com maior vitalidade. Ao realizar a massagem facial, a circulação sanguínea é estimulada, e a longo prazo ela é capaz de melhorar a elasticidade da pele, o que a deixa mais firme, iluminada e saudável.

5 – Incorporar antioxidantes na dieta

É importante incluir legumes verdes, alimentos ricos em vitamina C, e outros alimentos ricos em antioxidantes na dieta. Eles ajudam a prevenir os danos sofridos pelos radicais livres que é uma das razões principais para o envelhecimento da pele.

6 – Relaxar o rosto

O relaxamento dos músculos faciais pode ser feita identificando as expressões faciais que provocam estas linhas e até mesmo usar óculos para leitura se for o caso.

7 – Parar de fumar

O cigarro ocasiona muitos danos para a saúde , podendo causar desde alterações cardiovasculares até o surgimento de diversos tipos de câncer. Na pele estas toxinas vão aumentar a produção de radicais livres causando a perda do colágeno e surgimento de rugas e linhas de expressão próximas à boca, manchas que tornam o tom da pele irregular, acinzentado e opaco, sem viço, e poros mais dilatados. Além disso, o cigarro é fator de risco para o aparecimento de alguns tipos de câncer de pele porque causa mutações no DNA celular. O importante é parar de fumar prevenindo novas mutações e evitando que a produção de colágeno continue caindo, e buscar produtos que possam aliar ativos antioxidantes e hidratantes para proteger a pele, além de cremes à base de ácido retinóico, hialurônico e vitamina C.

Para melhorar a qualidade da pele, além dos cremes específicos, vários procedimentos podem ser feitos como:

  • Aplicações de Toxina Botulínica
  • Preenchimentos com Ácido Hialurônico
  • Utilização de Luz Pulsada
  • Bioestimuladores injetáveis
  • Ultrassom Microfocado
  • Microagulhamento
  • Fios de Sustentação

A intervenção com Tratamentos Dermatológicos são de grande ajuda, porém cada caso deverá ser avaliado individualmente pelo seu médico.

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

 

Compartilhe: