Acne na mulher adulta é uma doença inflamatória que pode surgir desde a adolescência persistindo até a idade adulta, ou aparecer em mulheres a partir dos 25 anos de idade que nunca tiveram acne antes. O aparecimento da acne nesta fase da vida aparece geralmente associada com hiperandrogenismo, alterações hormonais como a síndrome dos ovários policísticos além de outras causas que descreveremos a seguir.
É importante conhecer o problema e fazer junto com o seu dermatologista uma rotina de skincare para o controle da Acne Adulta e o uso concomitante de produtos antiidade que vão ser indicados:
- Lavar o rosto com um sabonete facial antioleosidade
- Aplicar um sérum com ácido retinóico, retinol, ácido salicílico ou glicólico à noite
- Aplicar um sérum com vitamina C e um hidratante matificante pela manhã
- Aplicar um protetor solar antioleosidade específico para sua pele
São apresentadas aqui algumas das causas mais comuns de Acne Adulta, e as melhores formas de tratar estas erupções persistentes.
O que causa as erupções?
Na raiz de toda acne está um poro obstruído. Os poros, conhecidos por serem a abertura que cerca cada folículo capilar, são uma parte importante da pele. Neles se armazenam as glândulas sebáceas que secretam sebo e óleo, através da abertura do poro, ajudando a manter a pele macia e protegida. Porém se o poro fica obstruído pelo óleo, sujeira ou células mortas da pele surgem os cravos, ou então as bactérias existentes na pele podem invadir esse poro e causar uma reação, a chamada espinha.
Durante a adolescência, a produção de sebo aumenta devido as alterações hormonais, aparecendo consequentemente as espinhas. Mesmo as mulheres que nunca tiveram espinhas neste período podem desenvolver a patologia na vida adulta, a chamada Acne adulta.
Muitas vezes, é suficiente apenas cuidar da pele com limpeza regular, sempre com respaldo de um dermatologista, para prevenir a Acne Adulta.
Causas da acne adulta
1 – Flutuações Hormonais
A flutuação dos hormônios, como pode ocorrer no ciclo menstrual , é a causa principal. A produção do hormônio progesterona que acontece após a ovulação pode estar relacionada com acne, pois estimula a produção do sebo. Os hormônios masculinos, como testosterona podem também aumentar a produção de sebo, e assim desempenhar um papel na acne hormonal em indivíduos de todos os gêneros.
Podem aparecer lesões císticas dolorosas ao redor da bochecha, pescoço e costas. Cistos são bolsas de pus que se formam nas camadas profundas da pele podendo deixar sequelas como as cicatrizes no local afetado.
A Acne Adulta associada com alterações hormonais são muito comuns, podendo aparecer durante ou após a gravidez, durante a perimenopausa e menopausa e quando começa ou para de utilizar anticoncepcional hormonal.
2 – Estresse
Sabe-se que o estresse crônico pode desempenhar um papel enorme nos problemas de pele como acne, e o hormônio cortisol pode ser responsável por esta associação. Durante o estresse, a glândula adrenal libera cortisol, e a pesquisa recente também sugere que é produzido localmente nos folículos capilares e diferentes tipos de células da pele.
Embora seja comumente referido como hormônio do estresse, cortisol é na realidade um importante composto que ajuda a regular nosso sistema imunológico, digestivo, e sistemas neurológicos afetando o humor. Seus níveis naturalmente flutuam ao longo do tempo.
Mas no estresse crônico, o cortisol pode começar a trabalhar horas extras, causando problemas com aqueles processos corporais e contribuindo para o aparecimento da Acne Adulta.
3 – Poluição
Deve ser considerado também o efeito que o ambiente tem sobre a pele, especialmente a sujeira e radiação UV. A poluição do ar coloca esta camada de sujeira no rosto, e se associada com a oleosidade, pode aumentar as chances de ter poros obstruídos e consequentemente a Acne Adulta.
A exposição UV aumenta o risco para câncer de pele e sinais prematuros da idade, como linhas finas e manchas. A pele fica ressecada, produzindo óleo em excesso para compensar causando a Acne Adulta.
4 – Usar produtos não adequados
Se tiver pele mista ou oleosa e for propenso às erupções, deve utilizar produtos de skincare com rótulo livre de óleo, não comedogênico, ou à base de água, ou ainda um hidratante leve ou à base de gel. Produtos como estes são menos prováveis de obstruir os poros e causar Acne Adulta.
5 – Limpar muito frequentemente ou intensamente
Lavar excessivamente o rosto pode piorar a acne. Aqueles que tem pele sensível precisam limpar 1 vez por dia e utilizar um cleanser leve, para não ressecar e levar a uma produção maior de óleo como compensação.
Já os balms de limpeza ou óleos vão remover com mais eficiência a make, deixando a pele com sensação mais hidratada do que o cleanser tradicional.
Esfoliar a pele com muita frequência ou com produtos que são muito agressivos pode exacerbar a Acne Adulta. O tipo de esfoliação que deve fazer e a frequência dependem do tipo de pele e lesões existentes.
Mas geralmente se recomenda seguir com um esfoliante químico mais gentil e produtos contendo ingredientes como ácido lático, ácido glicólico ou ácido salicílico, podendo realizar a esfoliação até 3 vezes por semana, e se tiver pele mais sensível, apenas 1 vez por semana ou a cada 15 dias.
6 – Dieta e Acne
Muitas pessoas referem piora da acne associada com dieta. A principal dieta em que notamos correlação é a ocidental, que é aquela com muitos doces, leite, sanduíches, que tem uma carga proteica muito alta e rica em carbohidratos refinados, fazendo altos índices glicêmicos e insulinêmicos.
Os alimentos mais envolvidos são os açúcares presentes em doces e refrigerantes, carbohidratos de metabolização rápida como pão, massa, bolo, e o leite principalmente o desnatado. Dietas a base de whay protein principalmente o concentrado pode também levar a uma piora da acne. Daí a importância de ter um acompanhamento quando se faz esta ingestão.
Existe uma correlação forte de aparecimento da Acne com o consumo de leite por ele ser rico em fatores de crescimento, gorduras saturadas e ácidos graxos, mas existe uma falta de correlação com os derivados do leite, como queijo, iogurtes.
O importante aqui é ter atenção com a pele e os alimentos que causam a piora da acne, planejando as mudanças na dieta, com orientação médica e nutricional.
7 – Algumas condições médicas
Em alguns casos, a Acne Adulta pode estar relacionada com a síndrome dos ovários policísticos, uma condição que causa sintomas como períodos menstruais irregulares, aumento de pelos faciais, ganho de peso e Acne Adulta.
O uso de medicamentos como corticosteroides, lítio, ou andrógenos podem causar Acne Adulta como efeito colateral.
8 – Genética
Se tem um parente próximo que teve Acne Adulta, pode estar predisposto a ter também. Parte disso é devido a algumas condições de pele genéticas como tamanho e visibilidade dos poros.
O importante é entender o tipo de pele que tem e usar produtos adequados, sempre com ajuda do dermatologista.
Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br