Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Como Evitar Acne Cosmética?

acne cosmética

A acne na adolescência é problema comum, porém sofrer com a condição nas outras fases da vida, também representa grande dificuldade. Por vezes, o problema pode estar presente na bolsa de maquiagem, em produtos de beleza. Acne cosmética, é condição bastante comum e facilmente solucionada.

Acne cosmética é uma dermatite irritativa, e as lesões dela têm características acnéicas. Estas situações acontecem, em especial, nas pessoas que já apresentam predisposição para acne, como pacientes com pele oleosa ou com antecedentes para determinado grau de acne. É mais raro que uma pessoa de pele seca sofra com acne cosmética.

Causas da acne cosmética

A acne cosmética, é ocasionada pela utilização de determinados produtos de beleza pela pessoa que tem a pele oleosa. Na maioria das vezes, utilizar produtos que são capazes de obstruir os poros, leva ao aparecimento da acne cosmética.

Portanto, é mais raro uma pessoa que tenha pele seca sofrer com este tipo de condição. A condição que pode aparecer na forma do cravo preto ( comedão aberto); cravo branco (comedão fechado), ou na forma de espinha, surge de forma específica na região que teve contato com o cosmético, mas que não se adaptou bem com a pele. Pode ser com os primers e as bases.

A acne cosmética pode demorar semanas para surgir. A diferença deste tipo da acne em relação às outras, é a associação cronológica caracterizada pela causa e efeito. Quando o produto suspeito não é mais usado, e não acontecer alteração em rotina ao se falar da higiene diária, o problema pode permanecer de modo indefinido.

A vontade é enorme de espremer um ponto preto ou branco que aparece no rosto, porém, é fundamental não mexer. Somente uma profissional habilitada poderá auxiliar na remoção, pois de outra forma, pode desencadear uma reação inflamatória, que termina por agravar o quadro. O ideal é aplicar um produto secativo indicado pelo seu médico, enquanto não vai em uma profissional para realizar a limpeza de pele.

Diferença entre acne cosmética e alergia

existe uma confusão em relação à acne cosmética e reações alérgicas, já que a acne não surge subitamente da noite para o dia. É uma alergia se usar um produto no dia de hoje e algo aparecer no dia seguinte. Mais uma diferença, é que a alergia vem acompanhada de pontos vermelhos junto à coceira, o que não acontece na acne cosmética, que aparece acompanhada da espinha ou cravo.

Acne cosmética é temporária, uma vez que a pessoa utiliza o produto capaz de obstruir os poros. Se for interrompido logo, o problema desaparece.

Produtos não comedogênicos

Para evitar o aparecimento da acne cosmética, é essencial selecionar produtos de beleza, de acordo com o tipo de pele, e que apresente agentes específicos para reduzir a incidência da acne e serem não comedogênicos, ou seja, cosméticos oil-free, de toque seco, na apresentação em séruns para pele mista ou oleosa.

No entanto, sempre considerar uma visita ao dermatologista, para ter uma orientação melhor. Entender os ingredientes desencadeadores do quadro, é importante, porém, nem sempre é suficiente a leitura do rótulo.

Até porque, existem aspectos diversos que devem ser pensados, como se a formulação é no gel, loção, creme; e a concentração de ativos, dentre outros. Deste modo, é importante manter a higiene diária apropriada a impedir que certos produtos permaneçam na pele.

Cuidados diários importantes

Um ponto é fundamental, limpar a pele todos os dias, e sempre remover a maquiagem, usando demaquilantes  e sabonetes específicos ao tipo de pele que tem, para manter o rosto bonito e sem alergias ou acne.

Além do uso de produtos de maquiagem específicos, é essencial a limpeza de pincéis de maquiar semanalmente, usando sabão suave e água. Fórmulas regulares do sabão podem causar secagem de cerdas do pincel, em especial forem naturais.

É indicado molhar as cerdas usando água morna. Colocar uma gota do produto próprio para essa função de limpeza  ou utilizar o sabão na palma da mão. Aplicar com suavidade o produto na ponta das cerdas, utilizando a palma da mão como base.

Enxaguar as cerdas, e espremer a umidade excessiva usando toalha limpa. Deixar que seque o pincel com as cerdas dele livres, para não mofar.

Tratamento e prevenção da acne cosmética

O tratamento não deve ser ignorado. Diante da acne cosmética, é indicado procurar ajuda do profissional médico, que vai poder indicar produtos direcionados à acne, ou remédios para dermatites.

Para a pessoa que tem pele muito oleosa ou acnéica, a orientação é apostar nos produtos que são não comedogênicos, que não geram cravos, ou os produtos não acnogênicos, que vão evitar que a acne se forme. É interessante ainda aos pacientes, procurar produtos mais suaves, como loções ou séruns, e que não contenham óleo.

Fonte:  Dermaweb

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paraíso: (11) 3884-1867⠀
Unidade Itaim Bibi: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?