Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Por Que Cuidar do Pescoço e Colo?

Pescoço e coloAs regiões do pescoço e colo são símbolos da feminilidade, e há quem diga serem prova irrefutável da idade que se aproxima. As áreas do pescoço e colo nem sempre recebem a atenção devida quando se fala de cuidados com a pele.

Na maioria das vezes, o foco está apenas no tratamento do rosto. Os cremes, loções, séruns, tudo interessa para combater o início das marcas, rugas e linhas finas. O que as pessoas compreendem tarde demais é que não se pode ignorar essas duas áreas, se desejar manter uma aparência harmônica, e que permanecem muito expostas como o rosto.

O pescoço e colo se caracterizam por ter uma pele bastante fina, com uma quantidade menor de glândulas sebáceas,  e tendo maior propensão para flacidez e ressecamento. Não há muitos pelos no pescoço, assim a pele se mostra mais desprotegida.

Na seqüência são apresentadas dicas com os principais cuidados para que a pele do pescoço e colo seja mantida bonita, com saúde, e tenha prevenção para o envelhecimento precoce:

– Fator proteção

É fundamental se proteger do sol. Exposição para radiação solar gera idênticos danos para pescoço e colo que implicam sobre o rosto. Raios ultravioletas contribuem para surgimento da mancha na pele, sem contar aceleração da perda do colágeno, ocasionando flacidez indesejada.

A utilização do protetor solar é fundamental para evitar tais problemas. E isso deve ser um hábito diário. Já que não há protetor solar específico para a área do pescoço e colo, nestas regiões é essencial aplicar o mesmo protetor utilizado pelo rosto.

A orientação é usar um FPS 15 ou maior, dependendo da indicação do seu médico, dando preferência para os que protejam contra os raios UVA, UVB ( ultravioleta A e B ). Existem ainda os que protegem contra a radiação infravermelha ( marcado na embalagem ). Se a pele do pescoço ou colo estiver seca, fazer opção por loções ou cremes. O protetor solar deve ser aplicado 20 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada 2 horas na praia ou piscina. Se estiver na cidade, aplicar a cada 3 ou 4 horas na região exposta à luz.

– Manchas

Manchas avermelhadas, denominadas poiquilodermia, se mostram grave problema. Elas são muito freqüentes e têm origem devido à crônica exposição ao sol e surgem na área do colo e pescoço, devido a exposição solar, pois o uso de blusa decotada é comum.

O sol também pode provocar surgimento de outras manchas como leucodermias ( manchas brancas ) e  melanoses solares ( manchas escuras ). Normalmente tais manchas são pequenas e ocorrem nas pessoas mais velhas, embora tenham maior relação com exposição ao sol comparando com processo do envelhecimento.

– Manter a firmeza da pele

A pele do pescoço, além de manchas, tem maior suscetibilidade para surgimento das rugas e para flacidez. Apesar de o sol agravar tais condições, já que vai acelerar a perda do colágeno.

Mas a flacidez varia de indivíduo para indivíduo, dependendo da predisposição genética. É importante a aplicação do filtro solar no pescoço e colo, e ainda manter a área hidratada para garantir pele com mais saúde.

A indicação para evitar envelhecimento precoce e ressecamento da pele é usar hidratantes que possuam vitamina A, D e E, sem contar aplicar cremes nutritivos com ação antioxidante.

Produtos que apresentam substâncias antioxidantes têm foco em reduzir efeitos colaterais de raios ultravioletas, como ainda preservação de células do colágeno e das fibras da elastina.

– Tratamentos dermatológicos

Se a pele já se mostrar danificada por melanoses e manchas, a orientação é tratar usando laser, que por meio do estímulo do calor, induz aumento das atividades metabólicas da derme, e estimula a produção do colágeno. Após algumas sessões, a pele pode ficar mais firme e com aspecto mais saudável e viçoso.

Outro recurso podem ser as aplicações de peeling,  já que o ácido utilizado vai ajudar a diminuir manchas mais superficiais.

Toxina botulínica é indicada para as pessoas que apresentam muitas linhas marcadas nestas áreas. Com o relaxamento da musculatura elas ficam mais atenuadas.

Outro recurso são os bioestimuladores, substância aplicada para estimular a produção de colágeno, dando mais firmeza para a pele.

O hábito de deitar-se de lado ao dormir pode induzir marcação da pele devido às dobras, contribuindo para surgimento das rugas. Daí a importância de mudar este hábito.

– Combater a flacidez

Quando se fala em combate da flacidez, aparelhos de radiofrequência possibilitam eficiência maior, já que existe emissão de ondas eletromagnéticas que são capazes de aquecer a hipoderme e derme, gerando a contração das fibras do colágeno, sem contar o estímulo da sua produção.

Produtos em cremes clareadores a base de vitamina C , ácido glicólico e ácido retinóico, ajudam a prevenir o envelhecimento da pele e manchas. Mas sempre devem ser orientados pelo seu médico, que vai estabelecer a concentração específica para cada caso.

Fonte:  Dermaweb

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paulista: (11) 3884-1867⠀
Unidade Higienópolis: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Envelhecimento da Pele: Uma Jornada Científica

O envelhecimento da pele, processo biológico irreversível e multifatorial, é um tema de grande interesse científico e estético. Compreender os mecanismos subjacentes ao envelhecimento cutâneo

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?