Para muitos homens, a foliculite que incomoda pode desaparecer com tratamentos adequados, para a pele masculina ficar saudável e bonita.
A foliculite é infecção que não é genética, porém, causada por raspar os pêlos em “contra-mão”, ou seja, por cortar de modo incorreto. Existem muitas dúvidas, assim é preciso entender mais sobre estes pequenos pontos vermelhos percebidos no rosto do homem e como tratar.
O que causa foliculite?
Foliculite é gerada por esta raspagem dos pêlos em “contra-mão”, por lado incorreto do fio, e ao fazer isto aparece a dermatite. Tudo se inicia através da inflamação do folículo.
Inflamação dos poros é ocasionada, inicialmente, por causa da agressão, e assim, gera liberação da glândula sebácea, formando uma pápula, portanto, uma elevação pequena que pode ou não infeccionar com fungos ou bactérias.
A foliculite surge na área das nádegas, na virilha e couro cabeludo, porém é percebida mais na região do pescoço, já que a camada mais externa da pele, o estrato córneo, se caracteriza fino, então a sensibilidade e vascularização são maiores.
Hábitos errados que devem ser evitados
Por vezes a lâmina é deixada durante meses no banheiro, local em que a umidade é grande. Se for deixado na lâmina, como exemplo, um pouco de sangue do ferimento anterior, ocorrerá proliferação da bactéria podendo gerar infecção.
É bom entender que se deve fazer troca da lâmina com freqüência. Lembrar-se de higienizar a lâmina, lavando e secando bem, pode até utilizar secador, e guardar no lugar que não tenha umidade.
Ir ao barbeiro é fundamental, mesmo para aqueles homens que não tem barba. Este profissional equilibrará o pH da pele através de produtos e cuidados essenciais.
É usado o shampoo apropriado e feita correta higienização? São questões que precisam ser revistas. A orientação correta sobre como fazer a barba é importantíssima e o barbeiro pode ser o guia.
Nunca lavar o cabelo e barba usando sabonete de corpo. O sabonete pode aumentar a oleosidade e retirar a camada de proteção. Cada um possui função própria. Há shampoos direcionados à barba.
Nunca espremer o pontinho da foliculite. E não adianta apertar, pois não sairá nada. É possível fazer o ressecamento dos pontinhos ao fechamento do folículo, como é feito com tratamento profissional.
Como verificar se trata-se de foliculite da barba
O aparecimento da foliculite da barba normalmente é depois de fazer a barba e nas áreas como rosto ou pescoço, e causa sintomas como a intensa coceira e sensibilidade na pele, vermelhidão na região da barba, e bolinhas pequenas no rosto, que estão inflamadas e vermelhas, semelhantes à acne.
E, nas situações de maior gravidade podem aparecer ainda bolinhas pequenas vermelhas que estão infectadas e apresentam pus, provocando incômodo e dor.
Foliculite da barba é causada normalmente devido ao pêlos encravados e assim geralmente aparece depois de fazer a barba, no entanto, pode ainda ser gerada por Staphylococcus aureus presente ou mais fungos e bactérias na pele.
Tratamento para foliculite
Foliculite na barba e no rosto pode ser evitada ao usar barbeador elétrico em substituição da lâmina. E, se não desaparecer de modo espontâneo, é bom visitar o dermatologista para receber indicação para o tratamento desta inflamação.
O tratamento geralmente varia segundo a intensidade de sintomas, com possibilidade de ser realizado através da utilização dos antibióticos ou pomadas com corticóides, no caso da infecção mais grave.
É bom ainda lavar o rosto utilizando água fria ou aplicar creme calmante depois de barbear-se. Mais uma opção capaz de reduzir o surgimento da foliculite, além do barbeador elétrico, pode ser a depilação com laser.
Prevenção da foliculite
Quando se fala em prevenção do surgimento da foliculite da barba, há dicas que podem fazer muita diferença como o uso da lâmina nova cada vez que for fazer a barba.
E fazer a barba somente 1 vez por semana. Evitar que a lâmina seja passada em mesmo lugar 2 vezes. Cortar sempre a barba no sentido do crescimento do pêlo.
Aplicar creme hidratante depois de fazer a barba. Na situação da inflamação, é preciso evitar estourar a bolha que se forma, não sendo apontada a tentativa de arrancar o pelo.
A esfoliação pode ainda auxiliar e prevenir o aparecimento do pêlo encravado. Pseudofoliculite pode também aparecer nas mulheres, em especial nas áreas que têm pêlos mais grossos e fortes, onde foi realizada depilação usando lâmina, como axilas e virilha.
Na maior parte das vezes, a foliculite da barba desaparece com o decorrer do tempo e por meio de cuidados básicos, que incluem a lavagem regular da área afetada usando água fria, ou aplicar creme calmante que é próprio para barbear, por exemplo. No entanto, em determinados casos, podem aparecer bolhas com pus, sendo preciso assim fazer tratamento orientado pelo dermatologista.
Fonte: Dermaweb
Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver
⠀
✅ Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
✅ Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
✅ Unidade Paraíso: (11) 3884-1867⠀
✅ Unidade Itaim Bibi: (11) 3078-0321⠀
⠀
Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br