Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Osteoporose – causas, sintomas e tratamentos

osteoporoseOsteoporose é uma doença dos ossos em que estes se tornam frágeis, fracos e facilmente danificados ou quebrados. Uma redução na mineralização e força dos ossos ao longo tempo causa de fato osteoporose.

Causas da osteoporose

Os ossos são na realidade tecido vivo e constantemente estão mudando. A partir do momento do nascimento até a idade adulta, os ossos estão se desenvolvendo e se fortalecendo. Os ossos estão mais densos pelos 20 e poucos anos de idade, chamado de pico de massa óssea.

Conforme as pessoas envelhecem, algumas células ósseas na realidade começam a dissolver matriz óssea (reabsorção), enquanto novas células ósseas depositam osteóide (formação). Este processo é assim conhecido como remodelamento. Para pessoas com osteoporose, de fato a perda óssea ultrapassa o crescimento do osso novo. Ossos ficam porosos, frágeis e assim propensos para fratura.

Sinais e sintomas

A quebra de ossos após queda leve pode ser um sinal de osteoporose. A osteoporose se desenvolve lentamente, e uma pessoa pode não saber que sofre disso até que vivencie uma fratura ou quebra após um incidente menor, como uma queda. Mesmo uma tosse ou espirro pode causar uma quebra nos ossos osteoporóticos.

Quebras muitas vezes ocorrerão no quadril, pulsos, ou vértebras espinhais para pessoas que têm osteoporose. Se a quebra ocorre na vértebra espinhal, pode levar às mudanças na postura, como inclinar-se e curvatura da coluna vertebral. As pessoas podem também perceber uma redução na altura ou suas roupas podem não servir como antes.

Quando visitar o médico

O desconforto severo em qualquer um dos locais comuns para dano ósseo osteoporótico poderia indicar uma fratura não identificada ou não esperada. As pessoas devem procurar avaliação médica tão logo quanto perceberem este tipo de dor.

Tratamento para osteoporose

Os tratamentos para osteoporose podem incluir remédios de prescrição, suplementos de cálcio e vitamina D, e mudanças no estilo de vida. Os remédios são comumente prescritos se for diagnosticado com osteoporose. E vão ajudar a fortalecer os ossos gradualmente ao longo do tempo e prevenir fraturas.

Melhores exercícios para os ossos

Os exercícios de sustentação de peso são os melhores para os ossos de fato. Exemplos de exercício assim envolvem ficar de pé e movimentar os pés e pernas, caminhada rápida, dança e corrida.

Tornar os músculos mais fortes pode proteger os ossos e melhorar o equilíbrio. Os exercícios de fortalecimento muscular não têm certamente que envolver levantar pesos na academia. Há exercícios simples, gentis, que podem então ser feitos no conforto da própria casa.

Mais ações de cuidado com os ossos:

Alimentação rica em cálcio para osteoporose

Cálcio é o principal bloco de construção para os ossos, oferecendo força e estrutura. A capacidade do corpo em absorver cálcio fica reduzida com o envelhecimento, assim é importante certificar-se de obter cálcio suficiente mais tarde na vida.

Comer alimentos ricos em cálcio é a melhor maneira de obter cálcio no corpo de fato. É indicado que adultos tenham 700 mg de cálcio a cada dia. Os alimentos ricos em cálcio incluem leite, queijo, iogurte, e produtos de soja enriquecidos de cálcio, vegetais verdes folhosos e frutas secas.

Tentar adicionar então alguns alimentos ricos em cálcio nas refeições ou em lanches. Conversar com o médico se achar que não está obtendo suficiente cálcio dos alimentos. Este então poderá prescrever um suplemento de cálcio se for necessário.

Obter suficiente vitamina D

A vitamina D ajuda os ossos assim a absorverem cálcio. Se não obter suficiente vitamina D, então o corpo não absorve o cálcio necessário para deixar os ossos fortes. A fonte principal de vitamina D é a partir da exposição da pele à luz solar. A maioria das pessoas obtém suficiente vitamina D no verão assim por passar tempo breve no sol sem protetor solar.

Certamente não deve deixar a pele queimar ou avermelhar. Uma quantidade pequena de vitamina D é encontrada naturalmente em alguns alimentos, como ovos e cereais fortificados de café da manhã. A maioria das pessoas não obtém suficiente vitamina D da luz solar no inverno, ou é difícil obter suficiente vitamina D a partir do alimento apenas. Neste caso, uma consulta médica deverá ser feita para obter orientações.

Manter peso do corpo saudável

Manter um peso saudável do corpo pode ajudar então a manter os ossos saudáveis no caso da osteoporose. O peso do corpo baixo, significa que tem ossos menores que tendem a ser mais frágeis, e também significa que há pouca gordura corporal e músculo para proteger se cair. Se estiver desnutrido, ou não obtendo suficiente energia da dieta, pode não estar comendo nutrientes suficientes que ajudam a construir ossos saudáveis.

Parar de fumar e cortar consumo de álcool

A pesquisa mostra que fumar e beber álcool, pode levar à perda óssea e aumentar o risco de osso quebrado, fator de alerta quando o assunto é osteoporose. Fumar em qualquer quantidade é ruim para os ossos.

Se foi um fumante ou bebeu muito no passado, então os ossos podem ter sido enfraquecidos em alguma extensão. Obter cálcio e vitamina D suficientes, fazer  exercícios regularmente e ter um peso saudável é essencial.

Fonte: OnHealth

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver.

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira

www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Envelhecimento da Pele: Uma Jornada Científica

O envelhecimento da pele, processo biológico irreversível e multifatorial, é um tema de grande interesse científico e estético. Compreender os mecanismos subjacentes ao envelhecimento cutâneo

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?