Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Odor Corporal – Como Descobrir a Causa

odor corporalEmbora a transpiração seja uma parte totalmente natural da vida, o odor corporal identificável que muitas vezes acompanha o suor pode ser constrangedor, para dizer o mínimo.

Todos sabem disso, seja por esquecer-se de passar desodorante antes de sair, tentar uma fórmula nova natural que não parece funcionar, ou outro fator desconhecido. Assim, é importante saber o que está causando o odor e como evitá-lo, mesmo quando transpira no treino.

Causas do odor corporal

O odor corporal é causado pela bactéria normal que vive na pele e dentro das glândulas de suor, quebrando o suor em componentes. Alguns dos quais são associados com um odor. O odor corporal, é causado principalmente pelas glândulas sudoríparas apócrinas, localizadas na axila e região anogenital, ou a área que se estende pelas nádegas e genitais.

Estas glândulas, são responsáveis pelo cheiro mofado que as pessoas associam com odor corporal. As glândulas sudoríparas apócrinas, produzem uma substância parecida com óleo que é composta de lipídios (gorduras), proteínas e hormônios. Enquanto o suor apócrino é geralmente sem odor, a bactéria na pele quebra o suor para fazer subprodutos, que têm cheiro e são principalmente responsáveis pelo odor do corpo.

Há também uma diferença nos tipos de suor que o corpo produz. O suor psicológico, ocorre como resposta à ansiedade ou estresse, e pode ocorrer ao longo do corpo todo, incluindo rosto, palmas das mãos, e axilas.

A grande diferença é que o suor de resfriamento é virtualmente sem odor, enquanto o suor psicológico forma um cheiro distinto uma vez que se mistura com bactérias na pele. Quando for comprar um desodorante não tóxico, procurar por ingredientes como pó de araruta, amido de tapioca e bicarbonato de sódio para manter a sensação seca, e óleos essenciais de grade alta para manter o aroma fresco.

As glândulas écrinas, são de fato outro tipo de glândula sudorípara distribuídas pelo corpo todo. A água é o componente principal do suor écrino, que é sem odor. A bromidrose écrina, ocorre quando a umidade do suor amolece ou macera a camada de topo da pele, e bactérias quebram a queratina, uma proteína estrutural na pele. Este é o motivo que os pés por vezes exalam um odor quando em meias e sapatos.

Atenção com a dieta

Há alguma literatura, indicando que a dieta pode realmente desempenhar um fator em como é o cheiro externamente do indivíduo. A cafeína e alimentos apimentados podem fazer algumas pessoas suarem mais.

Outros alimentos como cebola, alho e aspargos podem contribuir para formação de compostos orgânicos voláteis, que podem ser excretados no suor écrino. Alimentos que contêm compostos de enxofre, como legumes crucíferos, de exemplo brócolis, podem também causar odor corporal. Finalmente, ácido acético, um subproduto do álcool, pode aparecer no suor e anunciar que já bebeu muito.

Como prevenir odor corporal

Os banhos regulares e bons hábitos de higiene, podem ajudar a prevenir o odor corporal em base regular. A chave é realmente com produtos de skincare, como antitranspirantes que controlam a produção e liberação do suor, a partir das glândulas sudoríparas.

Se antitranspirantes apenas não são escolha pessoal e já está tendo problema com um desodorante natural para funcionar, tentar um desodorante detox para ajudar a fazer a troca. Também deseja usar roupa que permita a pele respirar para minimizar o odor do corpo.

A roupa que é respirável, vai ajudar a cortar o suor que é produzido. Vestir roupa com tecidos que absorvem suor, pode prevenir o odor. A absorção vai remover o suor antes que a bactéria tenha chance de quimicamente modificá-lo.

Os tecidos sintéticos como poliéster, prendem o suor e bactéria entre as fibras, podendo contribuir para o odor do corpo. Deve-se procurar por alternativas naturais. As fibras naturais como algodão são provavelmente melhores para prevenir odor.

Elas respiram mais, o que significa que transmitem e liberam a umidade facilmente, portanto. Por outro lado, o suor não evapora tão facilmente no algodão, que pode fazer o tecido assim parecer pesado e molhado.

Algumas linhas atléticas integram aditivos aos seus tecidos sintéticos para reduzir então o número de bactérias. Tentar equipamento de treino com propriedades antimicrobianas para ajudar a reduzir o odor na realidade.

No geral, a melhor pedida é para remover a roupa suada tão rapidamente quanto possível no pós-treino, e lavar então a área das axilas e virilhas o mais rápido possível. Usar sabão ou um agente de limpeza antiséptico para remover assim bactérias, ocasionalmente esfoliando as mesmas áreas com uma toalha para remover a pele morta.

Odor corporal – Mais ações

Mais uma sugestão, é retirar os pelos abaixo dos braços para ajudar a prevenir o acúmulo da bactérias, portanto. Finalmente, existem alguns tratamentos agressivos que podem ajudar a minimizar o odor corporal, como antitranspirantes prescritos, remédios orais, e então injeções de neurotoxina para minimizar a produção de suor, assim como remoção cirúrgica das glândulas sudoríparas, que pode ser feito então invasivamente, através de liposucção, ou laser.

A remoção de pelos a laser pode ajudar a manter o odor longe de fato. Conversar então com o dermatologista para determinar o melhor plano de tratamento para as próprias necessidades é assim a melhor conduta.

Fonte: Byrdie

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?