Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Extensão Capilar – Características e Cuidados ao Usar

extensão capilarAs extensões capilares, independente do tipo, determinam riscos para a saúde do cabelo. As extensões permanentes ou semi-permanentes em particular podem levar ao dano significativo nos fios. A extensão é uma técnica de beleza que consiste em adicionar seções de cabelo natural ou sintético para o próprio cabelo a aumentá-lo ou deixar mais volumoso.

Embora seja um dos procedimentos estéticos mais populares no mundo, determina riscos severos. Mesmo assim, muitas pessoas usam estas extensões sem tomar precauções. Mas por que causa problemas e o que é importante saber veremos a seguir.

Tipos de extensões capilares

Há diferentes tipos de extensões capilares. E diferem com base na forma que são anexados ao cabelo ou couro cabeludo. De forma similar, as técnicas que especialistas usam para fixar determinam seu nível de risco.

-Extensões adesivas

Este tipo de extensão demanda uma cola especial para aderir as extensões no couro cabeludo. Estas devem ser colocadas e removidas pelo cabeleireiro, e adesivos que usam devem ser hipoalergênicos. Porém, este nem sempre é o caso.

-Extensões de tranças

Esta técnica é muito popular, mas também uma das que mais danificam os fios. Ela consiste em fazer coroas horizontais com tranças muito finas. Estas ficam escondidas no meio do cabelo e as extensões são então costuradas nestas tranças. Os benefícios deste tipo são que não demandam químicos ou calor. Porém, coloca muito peso e tensão no cabelo.

-Laços ou grampos

Estas extensões são semi-permanentes e durante entre 2 e 6 meses. Nesta técnica, extensões são adicionadas às mechas do cabelo usando um laço ou grampo. Um especialista deve fazer este procedimento. Pode causar tensão pesada sobre os fios.

-Silicone e queratina

Similar à técnica de extensão adesiva, isso consiste de derreter silicone ou queratina para o couro cabeludo para fixar as extensões ali. Este tipo demanda manutenção a cada 3 ou 4 meses. Calor, ar comprimido, ou ultrassom é usado para fixar. No entanto, estes causam tensão sobre os fios.

-Extensões de clip

Este tipo é o que menos danifica. As mechas do cabelo que agem como base para estas extensões têm um ou vários clipes anexados. Após fazer, pode tirar tão facilmente como qualquer outro clip de cabelo. Geralmente, são usadas em ocasiões específicas e apenas por algumas horas.

Quais são os riscos das extensões de cabelo?

Nenhum tipo de extensão capilar é inofensivo, mas, seja qual for o caso, as técnicas mais prejudiciais são aquelas que são mais permanentes. Abaixo, são explicados os riscos da exposição quando usando as extensões:

-Perda capilar

Este é um dos riscos presentes em quase todos os tipos de extensões. Dado que as extensões são fixas ao cabelo, impedem de cair naturalmente. Isso pode significar que quando vai removê-las, grandes aglomerados de cabelo podem sair ao mesmo tempo.

-Irritação de mecanismo crônico

Extensões exercem tração ou tensão sobre os folículos capilares. Ao longo do tempo, isso pode fazer com que fiquem atrofiados, e como resultado, deixa o cabelo mais fino. Em casos mais graves, causa áreas de alopecia, ou pontos de calvície. Se parar de usar as extensões em tempo, este processo poderá ser  reversível.

-Deterioração

As extensões podem danificar as cutículas dos fios. E não apenas reduz o brilho do cabelo e vitalidade, mas pode também causar frizz, fragilidade, e até quebra.

-Ferimentos no couro cabeludo

Há casos onde as extensões causam dano ao couro cabeludo. Isso pode até levar à foliculite, onde os folículos capilares ficam inflamados, com aparecimento de pústulas vermelhas ou pontos de pus.

-Reação alérgica às extensões capilares

Embora isso não seja muito comum, algumas pessoas vão ter uma reação alérgica para colas que fixam as extensões ou para as extensões em si. Se este for o caso, deve tirar imediatamente e consultar o médico.

Extensões capilares são uma boa idéia?

A beleza não deve ser ruim para a saúde. Por esta razão, em termos gerais, especialistas não aconselham as extensões de cabelo, já que cada tipo determina algum tipo de risco. Se decidir fazer, é muito importante que use com moderação e apenas ocasionalmente.

Algumas vezes as pessoas usam extensões para ocultar alguns tipos de alopecia. Estes casos devem ser abordados com cuidado, já que algumas técnicas podem piorar a condição e causar inflamação ou irritação no couro cabeludo.

O conselho geral dita que não se deve ir além de duplo comprimento do cabelo natural, assim não coloca muita pressão sobre os fios. Sempre lembrar que é melhor visitar um profissional no salão para ter orientação sobre qual é o melhor tipo de extensão para os fios em seu estado atual.

Orientação para uso de extensões de cabelo

Se decidir optar por extensões, deve escolher cabelo natural, versões não sintéticas, desde que estas sejam mais fáceis de lavar e manter. Além disso, deve ter uma rotina de cuidados para diminuir possíveis efeitos colaterais.

Não é boa idéia colorir os fios para padronizar a cor, já que isso pode aumentar o nível de risco. Deve também usar um secador de cabelo com moderação e escovar com delicadeza.

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Envelhecimento da Pele: Uma Jornada Científica

O envelhecimento da pele, processo biológico irreversível e multifatorial, é um tema de grande interesse científico e estético. Compreender os mecanismos subjacentes ao envelhecimento cutâneo

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?