Apenas como o alimento pode positivamente impactar a pele, o mesmo conceito se aplica à saúde dos fios. Em outras palavras, certos alimentos podem apoiar a luminosidade do cabelo, força e volume. A queda de fios é algo comum. Na realidade, estima-se que em torno de 50% das mulheres vão vivenciar perda perceptível dos fios durante sua vida.
A causa mais significativa da perda de fios em mulheres é chamada de perda de cabelo de padrão feminino, afetando em torno de um terço das mulheres suscetíveis. A perda de cabelo pós-parto desempenha um grande papel também.
Causas da perda de fios em mulheres
Uma ampla gama de condições pode gerar a perda de fios, como predisposição genética, menopausa, pós parto, alterações da tireóide e anemia. A causa mais comum é a condição hereditária que acontece com a idade, contribuindo para perda de cabelo de padrão feminino.
Em termos de perda temporária, as mudanças hormonais, infecções do couro cabeludo, situações estressantes, e alimentação deficiente em nutrientes, principalmente proteínas, podem contribuir para um cabelo mais fraco, já que as proteínas equivalem a 97% da composição da fibra. A deficiência de alguns minerais e vitaminas também prejudica o crescimento e desenvolvimento dos fios, daí a importância da nutrição capilar começar de dentro para fora.
Finalmente, algumas estilizações nos fios e tratamentos podem ainda causar perda, conhecida como alopecia por tração.
Cabelos saudáveis – 3 ciclos de crescimento capilar
Pela vida, o cabelo cresce em 3 ciclos:
- Fase anágena (fase de crescimento): isso pode durar de 2 a 8 anos. Nesta fase geralmente temos em torno de 85 a 90% do cabelo na cabeça.
- Fase catágena (fase de transição): isso qualifica o tempo que os folículos capilares encolhem. Leva em torno de 2 a 3 semanas.
- Fase telógena (fase de repouso): isso leva aproximadamente 2 a 4 meses. No final desta fase, o cabelo cai.
Para fios mais curtos como sobrancelha e cílios, geralmente têm uma fase anágena curta, em torno de um mês. Os fios do couro cabeludo podem durar até 6 anos ou mais.
Como o estilo de vida impacta a perda capilar
Além de ser gentil com o cabelo ao escovar, vários hábitos do estilo de vida impactam a perda e crescimento dos cabelos. Além da genética e idade, o que tem influência sobre o crescimento são os fatores do ambiente, estresse e nutrição que vão impactar a saúde e bem-estar capilares.
Os estressores do ambiente que podem ser danosos para os folículos capilares incluem vários fatores, como exposição às toxinas, poluição e o hábito de fumar. A alta poluição no ambiente pode levar à coceira, caspa e couro cabeludo oleoso. Portanto, quanto mais o cabelo estiver nutrido e protegido com um condicionador profundo e chapéu, melhor.
O estresse enquanto inevitável por vezes, é outro componente da perda capilar. O estresse agudo ou crônico leva grupos grandes de folículos capilares para a fase de repouso, causando a queda alguns meses após o evento de estresse.
Finalmente, a nutrição. A alimentação variada, colorida e com todos os grupos alimentares fornecem todos os nutrientes necessários para garantir a saúde dos cabelos e prevenir a queda capilar. O consumo de proteína adequada, beber muita água filtrada, e comer alimentos ricos em zinco, vitamina B e ferro, assim como os verdes folhosos escuros, grãos integrais, proteína animal, gorduras saudáveis como azeitonas, castanhas, nozes, avelãs, amêndoas, amendoins, abacate, podem contribuir para ter fios saudáveis e fortes, além de promover o crescimento capilar.
Cabelos saudáveis – 12 alimentos para crescimento do cabelo
Para muitas pessoas, o corpo demanda uma dieta rica em alimentos vegetais, fibra, antioxidantes, ácidos graxos ômega, e proteína de alta qualidade para ótimo crescimento capilar. Em outras palavras, comer um arco íris. Consumir estes 12 alimentos, como parte de uma dieta nutritiva, pode ajudar a apoiar o processo de crescimento do cabelo e também contribuir para blocos de construção de uma pele e unhas saudáveis.
São os alimentos:
- Abacate.
- Pimentão.
- Vegetais crucíferos.
- Ovos.
- Iogurte grego.
- Lentilhas.
- Laranjas.
- Salmão.
- Algas marinhas.
- Espinafre.
- Batata doce.
- Caldo de osso.
Abacate
As gorduras saudáveis são essenciais para saúde do cabelo. Na realidade, porque o corpo não pode produzir ácidos graxos ômega 3, as pessoas precisam obtê-los na dieta. E aqui entram os abacates. Esta fruta super alimento nutre os folículos capilares com suas vitaminas, minerais e gorduras saudáveis. E são ricos em vitamina E e antioxidantes, ajudando a estimular fios fortes, com brilho.
Pimentão
Uma fonte maravilhosa de vitamina C e fibra, o pimentão desencadeia crescimento capilar através da circulação melhor do sangue no couro cabeludo. Como membro da família capsicum, o pimentão é uma fonte excelente de vitaminas A, C e B6.
Vegetais crucíferos
Vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, são ricos em folato, que é necessário para melhorar cabelo ralo, fraco ou quebradiço. Os vegetais crucíferos também ajudam na produção natural de queratina, devido a conter aminoácidos ricos em enxofre. Estes aminoácidos são um subgrupo importante que constrói queratina. Queratina, de muitas formas, é protetora externa, e proteína estrutural interna para proteger e manter os fios saudáveis.
Cuidando da fibra capilar de dentro para fora conseguimos manter os cabelos fortes, sedosos e saudáveis da raiz às pontas.
Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver
Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br