Em dias de sol sempre é um desejo ir para praia, piscina, e pegar um bronzeado no sol. Mesmo que tal atitude seja normal para tantas pessoas, a pele em contato direto com radiação do sol sem proteção, não representa prática saudável e pode ocasionar complicações graves, como melanoma e queimaduras.
O melanoma é o tipo mais agressivo de câncer de pele. É sempre essencial a proteção aos raios UV, usando o filtro de FPS 30 no mínimo, com antioxidantes para aumentar a defesa, e também utilizar, por exemplo óculos, chapéus,e roupa que tenha proteção UVB e UVA.
É muito importante visitar o dermatologista, para entender como se deve proteger a pele. Tais medidas auxiliam para maior proteção da pele, independente de fototipo apontado por escala de Fitzpatrick.
O médico Thomas B. Fitzpatrick determinou a classificação da pele por 6 diversos fototipos cutâneos, variando segundo a quantidade da melanina, substância que confere cor para pele, e ainda a capacidade de cada indivíduo para bronzear-se e queimar na exposição ao sol, e até mais fatores, como cor do cabelo e dos olhos.
Bronzear-se refere ganhar o tom amarronzado, e queimar refere ficar avermelhada. É seguido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e com base nestes dados, são apresentados cuidados e características importantes de cada fototipo.
Fototipo I – Pele Muito Branca
O fototipo I é determinado pela pele muito clara, e por vezes, apresentando sardas. O tipo é ainda muito sensível para exposição ao sol, nunca se bronzeando e sempre se queimando.É essencial aplicar todos os dias o protetor solar de FPS 30, ao mínimo, e utilizar óculos escuros e bonés.
Fototipo II – Pele de Cor Branca
Aqui a pele é clara também, no entanto, levemente mais escura em comparação com o fototipo acima, sem contar a tonalidade dos fios de cabelo, ruivo ou o loiro, e tonalidade dos olhos, que geralmente se resumem a claros.
As características aqui são muito parecidas com o fototipo I, com sensibilidade ao sol, porém, bronzeando-se lentamente por vezes, e propensa para queimadura depois de expor-se ao sol.
Fototipo III – Pele Morena Clara
Para o fototipo III a pele se mostra um pouco mais escura e já apresenta determinada resistência para o sol. A área cutânea tem sensibilidade leve para radiação do sol, com possibilidade até mesmo de bronzeamento com o decorrer do tempo.
Mas, se não existir apropriada proteção através do filtro solar FPS 30 no mínimo, termina por queimar de forma fácil, já que há sensibilidade para o sol.
Fototipo IV – Pele Média
Esse fototipo é determinado pela pele com o tom definido por castanho claro. A área apresenta maior resistência para impacto de raios UV, assim, facilmente bronzeia e queima, ou seja, fica avermelhada bem pouco, por apresentar também sensibilidade normal para sol.
Fototipo V – Pele Morena Escura
Fototipo das pessoas de pele morena e negra clara, que se queimam de modo raro e sempre adquirem bronzeado bonito, pela pouca sensibilidade ao sol. No entanto, é essencial considerar proteção diária com o filtro solar, e contar com barreira física nos ambientes em que existe exposição maior, como piscina e praia.
Fototipo VI – Pele Negra
O fototipo VI é inteiramente pigmentado e tem proteção “natural” para raio solar, por causa da quantidade maior da melanina que é produzida. E tem ainda fibras do colágeno que se mostram mais densas e maiores glândulas sebáceas, que são responsáveis pela grande produção de sebo e oleosidade pela pele.
Além do tratamento do brilho característico em excesso, é essencial sempre lembrar-se de fazer fotoproteção, já que além da queimadura, radiação UVB e UVA, pode ocasionar mais malefícios, como envelhecimento precoce e também câncer de pele.
Desta forma, independente do próprio fototipo, é fundamental a proteção sempre da pele, especialmente durante o verão, momento em que é mais intensa a incidência do raio do sol.
Portanto, consultar o dermatologista, para seleção do filtro solar ideal, segundo as necessidades que tiver é muito importante. E lembrar-se de usar barreira física, como a roupa com proteção UV, óculos de sol, e chapéus.
Pele Oleosa e Diferentes Fototipos
Há alguns detalhes segundo cada fototipo. De modo geral, a pele clara tende a se mostrar mais sensível e existe incidência bem maior da rosácea, ou seja, este perfil de paciente necessita do dermocosmético de maior suavidade com função do controle da oleosidade, sem contar o cuidado de utilizar regularmente os itens hidratantes.
No caso da pele negra e morena, estas se caracterizam mais predispostas para mancha. Como exemplo, a lesão inflamatória da acne, deve passar pelo tratamento precocemente. E é muito importante não espremer espinha, para não elevar a chance de cicatrizes e marcas.
Fonte: Minha Vida
Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver
⠀
✅ Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
✅ Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
✅ Unidade Paraíso: (11) 3884-1867⠀
✅ Unidade Itaim Bibi: (11) 3078-0321⠀
⠀
Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br