Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Quais cremes para a pele são mais eficazes para a dermatite atópica?

Uma análise de centenas de estudos sobre os tratamentos tópicos de pele mais e menos eficazes para a dermatite atópica.

Eliminar o desconforto da dermatite atópica, a forma mais comum de eczema, pode ser uma busca diária. Esta condição de pele inflamada e com coceira pode interferir no sono, socialização e muitas outras atividades.

Se remédios caseiros, como limpeza suave e hidratação regular, não proporcionam alívio, seu médico pode recomendar um tratamento de prescrição para aplicar em sua pele. Qual creme de prescrição é mais eficaz?

 

 

O que é dermatite atópica e o ciclo coceira-coceira?

A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica da pele. As áreas comumente afetadas incluem o rosto, as mãos, os pés ou as dobras cutâneas dos cotovelos ou atrás dos joelhos.

Não sabemos exatamente o que causa a dermatite atópica. Os genes, o ambiente e um sistema imunológico hiperativo parecem desempenhar um papel na criação de inflamação, que sente coceira. Coçar a coceira cria mais irritação e inflamação, o que causa mais coceira.

À medida que o ciclo de coceira-arranhão continua, a erupção cutânea piora. A pele pode rasgar e criar crostas, o que pode ser doloroso.

 

Quais tratamentos de pele foram mais eficazes no estudo?

Alguns tratamentos tópicos de pele de prescrição para dermatite atópica são mais eficazes do que outros, de acordo com um estudo de 2023 publicado online pelo The Journal of Allergy and Clinical Immunology.

Os cientistas avaliaram mais de 200 ensaios randomizados envolvendo mais de 43 mil pessoas com dermatite atópica (idade média de 18 anos). Os pesquisadores compararam quase 70 diferentes cremes ou pomadas de prescrição, que são amplamente chamados de tratamentos tópicos e são projetados para serem aplicados em áreas afetadas da pele.

Esses tratamentos se enquadram em cinco categorias. Se você tem eczema, seus nomes genéricos podem ou não ser familiares para você, mas seu dermatologista provavelmente os conhece bem:

  • Os corticosteroides tópicos, divididos em sete classes que variam do mais ao menos potente, diminuem a liberação de uma substância química inflamatória chamada fosfolipase A2
  • Os inibidores tópicos da Janus quinase (JAK) interrompem os sinais inflamatórios à medida que entram nas células
  • Os inibidores tópicos da PDE4 aumentam a produção de uma substância química chamada fosfodiesterase-4, ou PDE4, e diminuem a resposta inflamatória do corpo
  • Os inibidores tópicos da calcineurina ajudam a suprimir a produção de mensageiros químicos que dizem ao corpo para aumentar suas defesas
    outros tratamentos tópicos, incluindo antibióticos e hidratantes de prescrição.

 

Os pesquisadores analisaram quais medicamentos tinham resultados importantes para os pacientes, incluindo quais

  • foram os melhores na melhoria da qualidade de vida
  • foram melhores na redução da gravidade relacionada ao eczema, coceira, distúrbios do sono ou surtos
  • causou o menor número de efeitos colaterais graves
  • foram interrompidos com menos frequência devido a efeitos colaterais graves.

 

Quais medicamentos para dermatite atópica se mostraram mais eficazes?

O estudo produziu alguns resultados previsíveis e uma surpresa. Os vencedores gerais foram

  • dois inibidores da calcineurina: pimecrolimo (Elidel) e tacrolimo (Protopic)
  • corticosteroides tópicos de potência moderada, um grande grupo que inclui acetonido de fluocinolona (creme sinalar 0,025%) e acetonido de triancinolona (creme Kenalog / pomada 0,1%).

 

O que esses medicamentos melhoraram?

  • Pimecrolimus melhorou seis de sete resultados, e estava entre os melhores na redução de distúrbios do sono e crises de eczema.
  • Tacrolimus em altas doses (0,1%) melhorou cinco desfechos e foi um dos melhores na redução de coceira e eczema.
  • Esteroides de potência moderada melhoraram quatro a seis dos sete resultados, e foram melhores na redução da coceira eczema, surtos, e efeitos colaterais graves.

 

Os esteroides tópicos mais fortes pareceram ser os mais eficazes na redução da gravidade do eczema no estudo. No entanto, para manutenção a longo prazo, podemos considerar a mudança para um esteroide de potência moderada, ou uma das opções não esteroides, para minimizar o risco de afinamento da pele, o que pode ocorrer com o uso a longo prazo de esteroides tópicos.

A descoberta surpreendente: o estudo encontrou pouca ou nenhuma eficácia do uso de um creme tópico duas vezes ao dia versus apenas uma vez ao dia. O conselho tradicional é duas vezes por dia, uma vez por dia tornaria mais conveniente o uso e pode ajudar as pessoas a permanecerem em seu regime de medicação sem diminuir a eficácia.

 

Quais tratamentos foram menos eficazes neste estudo?

Os pesquisadores descobriram que os antibióticos tópicos estavam entre os tratamentos menos eficazes para o eczema.

 

Deve mudar de tratamento?

Embora o estudo tenha incluído mais de 40.000 pessoas, o que funcionou para os participantes pode nem sempre funcionar para você, pois pessoas diferentes podem responder de forma diferente ao mesmo tratamento. Há muitos fatores a serem considerados ao prescrever um tratamento, incluindo sua idade, as áreas da pele que são afetadas, a gravidade do eczema e possíveis efeitos colaterais.

 

Coceira na Pele – Causas Comuns e Tratamentos

 

Compartilhe:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Envelhecimento da Pele: Uma Jornada Científica

O envelhecimento da pele, processo biológico irreversível e multifatorial, é um tema de grande interesse científico e estético. Compreender os mecanismos subjacentes ao envelhecimento cutâneo

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?