Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Pele Mista: quais cuidados devo ter?

O tipo de pele mais comum entre as mulheres brasileiras é a mista. A principal característica da pele mista, é ser brilhante, possuir poros dilatados , apresentar oleosidade na zona T, e  ser mais seca nas outras regiões.

Certamente, o engano mais comum da pessoa com este tipo de pele, é tratar todas as regiões de modo igual. Devemos lembrar que cada área necessita de um cuidado particular, para evitar surgimento de espinhas, cravos, ou mesmo, descamações. Com certeza, é preciso cuidar da pele mista, respeitando as áreas cada uma a sua maneira.

 

Como limpar a pele mista

Primeiramente, limpar o rosto diariamente vai preparar a pele para que receba mais produtos, como hidratante e maquiagem. Para a pele mista, o recomendado é aplicar loções neutras, para não agredir a derme.

É melhor  evitar usar sabonetes em barra e dar preferência sempre para versão neutra e líquida, que se mostra mais suave. Inicialmente, usar água morna para retirar impurezas e desobstruir poros. Depois, passar a loção de limpeza fazendo movimentos circulares, e, por fim, água fria ou morna para retirar.

Posteriormente, usar uma loção tônica em toda face. Usar tônico facial, é essencial para deixar uma derme revitalizada e com um bom preparo para a hidratação; sem contar que retira resíduos de maquiagem, filtro solar e impurezas de ar poluído.Também é aconselhável, usar adstringentes na zona T, removendo a oleosidade excessiva, complementando a limpeza.

Consequentemente, os componentes citados acima contribuem para oleosidade e brilho excessivo da zona T. Assim, o tônico facial pode ser aplicado com ajuda do algodão, e não necessita ser removido com água. Nas áreas em que houver excessiva oleosidade, trocar o tônico pela loção adstringente. Uma esfoliação, também pode ser realizada de 1 a 2 vezes por semana na zona T, e a cada 15 dias para regiões mais secas.

 

Importância da hidratação para a pele mista

Depois de tonificada, a pele demanda hidratação. O hidratante, ajuda a proteger a derme contra envelhecimento precoce, fortalecendo a barreira cutânea. O ideal é aplicar hidratante próprio ao tipo de pele mista, duas vezes ao dia. Espalhar, fazendo movimentos circulares e suaves até absorção completa.

Para o dia

Para o dia, optar pelo hidratante que, sobretudo, tenha filtro solar, isso auxilia para rotina prática. E para que a oleosidade da pele não seja aumentada, passar adstringente na zona T anteriormente à aplicação do hidratante nesta região.

O produto perfeito deve ser fluido e leve, afim de que apresente um toque agradável, ser livre de óleo e conter ativos hidratantes não comedogênicos. Máscara facial para tipo de pele mista deve possuir ativos como extrato de hamamélis, chá verde, derivados de camomila, alfa bisabolol, o ácido hialurônico, entre mais ativos, que possua ação calmante e atue no controle da oleosidade.

Para manter a maquiagem em qualquer ocasião, sem o efeito brilho vai aqui uma dica: aplicar hidratante em regiões mais secas, e para zona T, aplicar um produto que tenha efeito matificante.

Para a noite

É indispensável limpar a maquiagem antes de dormir.Trata-se de um cuidado a ser lembrado para todas as peles. Porém, no caso da mista e oleosa, é ainda mais importante, para que os produtos acumulados não acabem aumentando ainda mais a produção de sebo.

Portanto, ter sempre atenção para retirar totalmente os resíduos de maquiagem, usando água micelar ou demaquilante com auxílio de um algodão. A água micelar é ainda mais indicada por apresentar fórmula livre dos óleos e ser mais leve.

A esfoliação na pele mista

A esfoliação é um cuidado importante para a rotina de beleza. Além de garantir a remoção das células mortas e impurezas, desobstrui os poros, e combate os sinais de idade. Assim, a fase da esfoliação oferece vitalidade e regeneração maior da derme.

Porém, para atingir resultados satisfatórios e não ter efeito rebote é preciso respeitar a frequência mais indicada segundo o tipo da pele. Já que a mista possui características de pele seca e de oleosa, o indicado ao procedimento, sem que nenhum dos lados seja negligenciado, é diferenciar a esfoliação de cada região, fazendo uma de cada vez, sendo mais correto realizar a esfoliação da zona T de 1 a 2 vezes na semana, e a cada 15 dias para demais pontos da face, ou seja, áreas mais secas da pele.

 

Uso do protetor solar na pele mista

Um dos motivos principais do surgimento das rugas, ocorre pela exposição solar. A radiação do sol, destrói fibras do colágeno, que conferem sustentação e firmeza para derme, levando ao envelhecimento da pele,  além de  causar sardas, manchas e até mesmo câncer de pele.

Dessa forma, é indispensável o uso do protetor solar, até quando não existe direta exposição ao sol. Dias nublados também tem bastante radiação ultravioleta. Atualmente, são encontrados protetores solares com efeito tonalizante, ou seja, com cor. Além de terem a vantagem de maquiar a pele, também aumentam a proteção solar, especialmente na prevenção de manchas e envelhecimento. Lembrem-se que protetores solares de uso corporal, oferecem maior espalhabilidade, são resistentes à água e mais duráveis, em contrapartida, são mais oleosos e não recomendados para pele mista e oleosa. Portanto, escolha o protetor ideal para seu tipo de pele.

Com certeza, as indicações para escolher o tipo de protetor solar que deve ser usado na pele mista, seguem o mesmo critério do hidratante, ou seja, deve ter toque leve, ser livre de óleo e não conter álcool. Por isso, filtros com loção oil free, emulsões ou séruns são os mais recomendados.

Ao utilizar vários produtos faciais, respeite a seguinte ordem: 1- Limpeza, 2- Hidratantes ou produtos antienvelhecimentos 3- Protetor solar 4- Maquiagem

Desta forma sua pele sempre ficará cuidada adequadamente.

Fonte: Minha Vida

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver 💻

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paraíso: (11) 3884-1867⠀
Unidade Itaim Bibi: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Não conte Calorias

Não conte Calorias, mas esteja atento a elas. Existem inúmeros aplicativos e ferramentas digitais disponíveis hoje para auxiliar no acompanhamento das calorias. Contudo, a contagem

Câncer de Células de Merkel

O câncer de células de Merkel, sendo raro e frequentemente agressivo, apresenta melhores chances de tratamento quando diagnosticado em estágios iniciais. Sol, envelhecimento e um

Conhece o MesojectGun?

O que é MesojectGun? É um dispositivo para aplicação de soluções cosméticas para melhorar a sua absorção com a tecnologia Pulse Booster. Uma técnica inovadora

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?