Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Nódulos e inchaços na pele? Cuidado.

A maioria dos nódulos e inchaços na pele não apresenta riscos à saúde, no entanto, é importante estar atento a alguns sinais.

Observar a aparição de um novo nódulo ou inchaço na pele nunca é uma descoberta agradável, especialmente se for algo desconhecido, ou seja, não se trata de uma verruga, pinta ou urticária, e você está incerto quanto à necessidade de preocupação.

A própria terminologia de “nódulo” ou “inchaço” pode ser confusa. Esses crescimentos, que se encontram na superfície ou logo abaixo da pele, podem variar de quase planos a “fazer com que a pele se sobreponha”. Além disso, suas características abrangem uma ampla gama: eles podem ser macios e flexíveis ou duros como uma pedra, móveis ou fixos em seu lugar, apresentar uma forma regular ou irregular, e crescer de maneira lenta ou rápida.

Entretanto, é importante salientar que, na maioria dos casos, esses nódulos raramente indicam algo sério. Muitas pessoas sentem um nódulo na pele e imediatamente temem que seja câncer, mas isso é pouco comum.

 

Nódulos

 

Tipos mais comuns de Nódulos

Além dos tipos bastante prevalentes de cânceres de pele, como os de células basais e escamosas, que podem se assemelhar a cúpulas brilhantes ou verrugas, a grande maioria dos outros protuberâncias na pele se enquadra na categoria de cistos epidérmicos ou lipomas.

Quais são suas características?

Os cistos epidérmicos costumam surgir no rosto ou nas costas e podem ser descritos como pequenas bolinhas sob a pele. Eles se desenvolvem a partir dos folículos pilosos, enchendo-se com uma substância pegajosa denominada queratina. (Há também cistos pilares, uma variante deles, que ocorrem no couro cabeludo.) À medida que se expandem, os cistos epidérmicos podem inflamar-se ou se infectar.

Às vezes, mesmo após anos de existência, eles possam se comportar como furúnculos, aumentando de tamanho e ficando avermelhados e macios, nesse caso, é aconselhável consultar um médico, pois alguns podem necessitar de drenagem ou tratamento com antibióticos.

Os lipomas, por outro lado, são tumores adiposos benignos que frequentemente se manifestam no tronco ou nos ombros. Geralmente, eles crescem lentamente e podem ter predisposição genética. A maioria dos lipomas não é visível a menos que atinjam um tamanho considerável, no entanto, quando você consegue senti-los, eles são relativamente macios e não possuem bordas afiadas.

Em situações nas quais um lipoma pressiona nervos ao redor e causa desconforto, seu médico pode optar por removê-lo por meio de cirurgia, lipoaspiração ou dissolvê-lo com a aplicação de uma substância chamada ácido deoxicólico.

 

Outros tipos de Nódulos

Outras variedades de crescimentos na pele se distinguem por uma ampla gama de características específicas.

Os angiomas cereja são protuberâncias lisas e avermelhadas que resultam do crescimento excessivo de vasos sanguíneos superficiais na pele. Sua dimensão pode variar, indo desde um pequeno ponto até o diâmetro de uma borracha de lápis. Geralmente, os angiomas cereja surgem de forma súbita, especialmente no tronco, e são mais comuns em indivíduos com mais de 40 anos de idade.

Os dermatofibromas são pequenas manchas, de consistência firme, que podem ter coloração marrom ou rósea e contêm tecido cicatricial. Às vezes, eles aparecem após uma lesão na pele ou picada de inseto. Se você beliscá-los, podem coçar ou afundar um pouco, mas, no geral, não costumam causar dor.

Os queloides se desenvolvem quando o tecido cicatricial continua a crescer além da área originalmente lesionada. Esses inchaços de maior tamanho não são prejudiciais, embora possam tornar-se pruriginosos e afetar a estética da pele.

Os sarcomas são tumores malignos que, de maneira enganosa, podem apresentar semelhanças com cistos ou lipomas, mas, em geral, têm um crescimento mais rápido. Um sarcoma pode parecer mais firme sob a pele, porém não como uma pequena bolinha sob a pele, como um cisto epidérmico. Eles tendem a ser menos definidos e, ocasionalmente, podem causar dor. Se o nódulo provoca desconforto mesmo quando não é tocado, isso é um sinal particularmente preocupante.

 

Quando agir

Apesar de os sarcomas serem um dos raros tipos de nódulos na pele que apresentam perigo, é recomendável precaução com relação a qualquer protuberância que surja nas proximidades dos gânglios linfáticos, que são parte do sistema imunológico e estão localizados nas axilas, virilha e pescoço. Embora o inchaço dos gânglios linfáticos possa ocorrer devido a um resfriado ou outra infecção, há momentos em que o aumento dos gânglios sugere possíveis problemas de saúde, incluindo câncer. Outros sintomas podem acompanhar esse quadro, como perda de peso, febre e calafrios.

Alguns gânglios linfáticos podem inchar temporariamente, aumentar de tamanho e depois diminuir, mas é uma situação que exige monitoramento.

Geralmente, um dermatologista é capaz de diagnosticar um inchaço ou nódulo na pele apenas com uma inspeção visual. Em casos eventuais, exames de imagem ou uma biópsia podem ser necessários para determinar a origem da anomalia. Você pode ser proativo ao realizar o seguinte:

  • Consultando seu médico: Na sua próxima consulta de cuidados primários, não hesite em pedir ao seu médico para examinar a área. Procurar atendimento mais imediato se você observar que o crescimento está se expandindo rapidamente, sangrando, causando dor, demonstrando sinais de infecção, ou apresentando vermelhidão e sensibilidade.
  • Comunicando seus sintomas: Se você achar que um inchaço benigno não está recebendo a devida atenção, mencione ao seu médico se ele estiver causando dor, desconforto ou impactando sua estética, pois isso pode influenciar o tratamento adequado.

 

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?