Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Erros com o Cabelo – Ações Comuns que Danificam os Fios

erros com o cabeloO cabelo é lavado, escovado, secado, alisado, enrolado, e são aplicados todos os tipos de produtos nos fios. As mechas podem mostrar sinais de dano, de pontas duplas, para frizz descontrolado, e conforme as pessoas envelhecem, mais naturalmente o cabelo afina e aparenta falta de brilho ou fica com aspecto danificado, mesmo sem fazer muitos processos.

A boa notícia é que o dano causado pode ser revertido. A idéia é parar de cometer os erros comuns, e seguir as dicas apontadas por especialistas para trazer de volta à vida os fios:

Erros com o cabelo – No banho

Erro 1 – Lavar o cabelo diariamente

Como regra geral, os fios devem ser lavados com tanta frequência quanto necessário. Para a maioria dos estilistas de cabelo, é a cada 2 a 3 dias para lavar, pois coloca em risco remover os óleos protetores naturais do cabelo, estes que mantêm o brilho e saúde.

Isso é especialmente verdadeiro para pessoas que colorem os fios, como lavar exageradamente pode retirar a intensidade da coloração. Porém, existem outros fatores envolvidos. Se malha e sua muito, pode não ser capaz de esperar 3 dias para lavar. Neste caso, tentar enxaguar com água, esfregar o couro cabeludo, e condicionar as pontas apenas.

Se estiver lidando com couro cabeludo muito oleoso, procurar por shampoo hidratante e condicionador. Soa contra intuitivo, mas o corpo pode estar produzindo mais óleo devido à secura, tentando controlar naturalmente o problema. E segundo, investir em algum shampoo seco para estender o tempo entre as lavagens.

Erro 2 – Usar muito condicionador

Para evitar oleosidade, aplicar condicionador nas pontas do cabelo, onde realmente necessita da hidratação, não o couro cabeludo. Começar com uma quantidade em torno do tamanho de uma moeda, e tentar dispersar pelo cabelo todo. Se necessário, subir a quantidade, mas nunca exceder.

Erro 3 – Shampoo inadequado

Sulfatos, os agentes de limpeza nos shampoos, se tornaram o glúten do mundo do cabelo. Enquanto não representem nenhum risco sério à saúde, algumas pessoas percebem que estas substâncias químicas secam o cabelo, pele e couro cabeludo, ou retiram a cor. Se estiver com o cabelo embaraçado, muito frizz e pontas duplas, tentar um shampoo sem sulfato, que pode limpar o cabelo gentilmente.

Erro 4 – Nunca usar um condicionador profundo

Pode soar como um passo desnecessário, mas o condicionador profundo é importante. Especialmente se tiver cabelo seco, danificado, com coloração ou estiliza com calor. Usar um tratamento ao menos uma vez por semana.

Erro 5 – Mesmo shampoo e condicionador desde a adolescência

O cabelo se acostuma com o shampoo e condicionador, e então os produtos começam a deixar resíduo. Uma dica é manter fórmulas diferentes no banho para usar, dependendo de como o cabelo está. Se estiver seco, usar um condicionador profundo, com mais frizz, usar um hidratante.

Erros com o cabelo – Depois do Banho

Erro 1 – Escovar os fios quando estão molhados

O cabelo molhado está muito mais fraco do que o cabelo seco, portanto deve ser tratado com cuidado. Uma das piores coisas para fazer é escovar neste momento. Ao invés, tentar escovar antes de lavar para retirar os nós, e desta forma usar o óleo da raiz para hidratar os fios.

No banho, usar um pente de dentes largos para aplicar o condicionador pelas mechas, removendo os embaraços a partir de baixo, subindo para a raiz, e com isto causar um mínimo dano. Usar uma escova adequada ao seu tipo de cabelo apenas com os fios secos, e um pente de dentes largos no cabelo molhado.

Erro 2 – Uso não gentil da toalha para secar

Depois do banho, não esfregar a toalha vigorosamente nos fios. Gentilmente, deverá passar a toalha que não vai ser severa com a cutícula e causar frizz. Usar uma toalha de papel para secar os fios também é uma opção. Este é o método mais gentil, se não o mais prático.

Erros como o cabelo – Erro 3 – Usar ferramentas muito quentes

Se os fios são finos ou grossos vai determinar qual configuração de calor fará o trabalho. Assim, há várias temperaturas ajustáveis para ferramentas de calor, como chapinha. Não colocar na configuração mais quente. Começar aos poucos, com menos calor e sempre usar um protetor térmico.

Erro 4 – Não usar protetor térmico

Usar o protetor térmico no cabelo protege os fios do dano de calor, além de selar o brilho, controlar o frizz, e evitando o ressecamento. Definitivamente pular o uso do protetor térmico é um erro que prejudica o cabelo.

Erro 5 – Aplicar muitos produtos de estilizar

São necessários apenas 3 produtos:

  • um protetor,
  • um produto estilizador como mousse para volume ou um creme anti – frizz,
  • um produto finalizador, como spray de textura. Usar cremes e óleos às vezes, e apenas aplicar do meio para pontas, pouco vale. Assim, não cometer este erro, ou seja, usar vários produtos, sem limites, quando deseja estilizar os fios.

Fonte: Greatist

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Envelhecimento da Pele: Uma Jornada Científica

O envelhecimento da pele, processo biológico irreversível e multifatorial, é um tema de grande interesse científico e estético. Compreender os mecanismos subjacentes ao envelhecimento cutâneo

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?