O vírus que causa essa condição é subtipo do papilomavírus humano, ou seja, HPV, e pode surgir em muitas regiões corporais. As características da lesão mudam de acordo com o local em que surgem.
É possível citar, por exemplo, o vírus com aparecimento das verrugas na mão, que normalmente se mostram mais salientes, ao redor das unhas e dedos.
Olho de peixe no pé é condição contagiosa, assim como várias outras complicações e sintomas do HPV. É necessário cautela, para que não seja espalhado para o resto do corpo, ou transmitir o mesmo para outros indivíduos.
A condição se manifesta com verruga localizada na sola do pé, assumindo um aspecto avermelhado e inflamado, sem contar a dor na região. A presença de um anel periférico espessado com pequenos pontos escuros no centro da lesão, lembra a imagem de um olho de peixe, nome que são popularmente conhecidos. Olho de peixe gera dor que vai piorando vagarosamente, pois o peso que o corpo exerce sobre elas faz com que cresçam para dentro, gerando pressão no local da lesão.
Não existem diferenças enormes entre verruga plantar para adulto e para criança. O ponto é que os adultos tendem a andar mais, e terminam ainda por cutucar a ferida, facilitando com isso, a disseminação do vírus para outros lugares, com agravamento da infecção. Isso pode deixar o problema múltiplo e mais doloroso, dificultando o tratamento.
É uma condição que causa bastante incômodo pela dor, chegando a dificultar bastante a locomoção, praticar atividades e esportes.
Antes de começar qualquer tratamento para olho de peixe, é preciso visitar o dermatologista para um diagnóstico adequado do problema, e avaliação da gravidade, assim como profundidade da lesão.
Desta forma, o médico vai poder indicar a abordagem mais correta a cada paciente. O tratamento tem base na destruição da lesão. Isso pode acontecer de muitas formas, através da medicação tópica que é denominada cáustica, ou por crioterapia, que se caracteriza basicamente no congelamento da verruga.
O médico dermatologista pode ainda fazer remoção cirúrgica, laser, e aplicação de ácidos como tricloroacético, ácido salicílico, ácido nítrico, ácido fênico.
Tratamentos caseiros normalmente consistem em aplicar ácidos ou creme dermatológico, contendo substâncias abrasivas e queratolíticas.
Nos tratamentos caseiros apontados pelo médico, é necessário deixar o pé de molho, e esfoliar levemente a região, usando pedra-pomes. Isto vai facilitar a ação dos medicamentos e produtos.
Mesmo sendo comum, a tentativa de remover o olho de peixe em casa, deve a todo custo ser evitada, a não ser que o paciente já tenha se orientado com o médico. A verruga é bastante semelhante ao calo, e por vezes com bicho de pé, devido o ponto escuro na ponta. Portanto, é importante ter um diagnóstico mais preciso, e uma orientação de tratamento feita pelo dermatologista.
Nunca mexer no olho de peixe usando cortador de unha, agulha ou objetos semelhantes, mesmo porque se trata de problema contagioso, podendo haver transmissão a alguém que tiver contato com o mesmo objeto.
Se não tratado, o olho de peixe pode virar uma lesão mais dolorosa, maior, e ter inflamação mais grave, com infecção local. Porém, não é algo incomum as verrugas desaparecerem sem tratamento. Mesmo sendo possível, isto pode necessitar de 1 a 2 anos. Neste período, no entanto, há risco do aumento das verrugas em tamanho ou espalhar para outras regiões do corpo.
O responsável principal da prevenção do problema é o paciente que é acometido com olho de peixe. Esta pessoa deve considerar vários cuidados à proteção das outras pessoas ao redor.
O indivíduo com verruga plantar não deve ir aos ambientes com facilidade de contágio, como clubes, piscinas, saunas, banheiro público, sem proteção local até que o problema seja resolvido.
Mesmo para quem já sofre do problema, é preciso evitar o contato direto de verrugas nas regiões do corpo ainda não acometidas, para que não apareçam novas lesões.
Fonte: Dermaweb
Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver
⠀
✅ Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
✅ Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
✅ Unidade Paulista: (11) 3884-1867⠀
✅ Unidade Higienópolis: (11) 3078-0321⠀
⠀
Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br
1 Comment
Bons dias à todos. Muito grata pela informação.