Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Sintomas das Unhas – O que Revelam Sobre a Saúde Geral?

sintomas das unhasAs alterações nas unhas podem revelar sinais de doença. Muitas vezes as unhas podem ser um indicador para a própria saúde, refletindo alterações internas nos órgãos, como coração, pulmão, rim e glândulas como tireoide e hipotálamo. As unhas são produzidas por células cutâneas que estão nas pontas dos dedos das mãos e pés. São compostas primariamente por queratina, uma proteína dura também encontrada na pele e cabelos. As unhas crescem da matriz para fora, as células são compactadas e colocadas de uma maneira plana, dura entre elas. O crescimento das unhas pode ser afetado por doenças, alterações hormonais e processos da idade.

Podemos encontrar várias alterações nas unhas:

  • Estria marrom vertical.
  • Unhas frágeis.
  • Sulcos nas unhas.
  • Manchas brancas pequenas.
  • Unha amarela.
  •  Depressões horizontais no polegar.
  • Pele inflamada e infectada ao redor da unha.

Estria marrom vertical na unha

Isso pode ser um sinal de melanoma. Enquanto pode pensar que o tipo mais mortal de câncer de pele sempre apareça como uma mancha escura na pele por exemplo, realmente pode começar nas unhas. Apenas em torno de 1 por cento de todos os melanomas em caucasianos ocorre na unha, mas se for afro-americano, 20 por cento dos melanomas começam ali.

Em casos mais avançados, pode se espalhar na área de cutícula ou pele ao redor da unha. É um sinal ameaçador, e quer dizer que está crescendo e se espalhando. Hormônios e certos medicamentos podem também produzir bandas pigmentadas nas unhas, mas ter atenção em especial para sintomas de câncer de unha, como estria marrom ou escura que segue da cutícula para a borda livre, especialmente uma que está ficando maior.

Se tiver unha da mão marrom e a descoloração ficar ao redor, como oposto ao linear, poderia ser outra condição. Por exemplo, manchas marrom nas unhas, especialmente se estiverem furadas, poderiam ser um sinal de psoríase de unha. Neste caso, a consulta com o Dermatologista se torna muito importante, para identificar e programar o melhor tratamento.

Unhas frágeis

As unhas frágeis são uma queixa comum, afetando quase 20% da população geral, principalmente mulheres, caracterizada por unhas secas e quebradiças. Podem ser sinal de problemas de saúde, como deficiência de vitaminas e minerais, anemia, alterações na tireóide e problemas dermatológicos como psoríase, alopecia areata e micose. O contato direto das mãos com produtos químicos, como detergentes ou acetona, também podem levar ao ressecamento das unhas e consequente fragilidade, assim como traumas repetitivos com a digitação em excesso no teclado ou smartphone.

Se o corpo tem o material para criar unhas perfeitas, os químicos pesados podem ainda quebrá-las conforme crescem. Devemos pensar nas unhas como uma parede de tijolo, na qual os químicos podem remover a argamassa que mantém os tijolos unidos, como os detergentes e removedores de esmalte.

O tratamento de patologias que podem estar associadas e a mudança de alguns hábitos são importantes para diminuir a fragilidade das unhas. Uma dieta rica e bem balanceada que inclua muita proteína, usar luvas na exposição à água e produtos químicos como detergentes, evitar remover excessivamente a cutícula, evitar roer as unhas, e hidratar as mãos e unhas diariamente, mesmo após o uso de álcool em gel. Lembrar que o uso de esmalte cosmético sem pausa pode gerar ressecamento e enfraquecimento das unhas. Pode pintar as unhas toda semana, desde que fique cerca de dois dias sem esmalte para conseguir hidratar corretamente a placa ungueal. E hidratar diariamente mesmo com esmalte. Existem ainda suplementos que ajudarão a fortalecer as unhas como é o caso da biotina, além de cremes, bases e esmaltes fortalecedores recomendados de acordo com a indicação do dermatologista.

 Sulcos nas unhas

As linhas verticais nas unhas, ou sulcos, podem aparecer com o envelhecimento, como se fossem rugas nas unhas. Neste caso não se deve polir ou lixar os sulcos para evitar o afinamento da unha. Profundos sulcos horizontais ou depressões, são mais preocupantes, indicando que algo fez com que a unha parasse de crescer temporariamente. Este aspecto da unha em colher, em que o seu formato é côncavo e as bordas laterais evertidas pode estar associada com deficiência de ferro, desnutrição, hipotiroidismo e lúpus eritematoso.

As causas desta alteração podem incluir febre alta, quimioterapia, doença grave, cirurgia maior, transfusão de sangue, acidente de carro ou qualquer estresse maior para o sistema.

Manchas brancas pequenas nas unhas

Muitas pessoas acreditavam que as manchas brancas nas unhas estavam associadas com deficiência de vitamina. A condição chamada de Leuconiquia pontilhada, aparece devido a algum tipo de trauma menor quando a unha está sendo formada. A dica é esperar, pois as manchas vão desaparecer conforme as unhas crescem, levando em torno de 6 meses para crescer uma nova unha do começo ao fim. As unhas que apresentam o aspecto meio a meio, ou seja, metade das unhas são da cor branca e metade rosada, ocorrem em pacientes com insuficiência renal crônica. Ou ainda quando toda a unha fica branca e somente uma faixa rosada aparece na sua extremidade, pode estar associada com cirrose hepática, insuficiência cardíaca e diabetes mellitus.

Unhas amarelas

As unhas amareladas podem aparecer como resultado do envelhecimento, ou do uso de certos produtos nas unhas como uso frequente de esmaltes. Pode ainda ser um sinal de algum problema de saúde, como infecção, deficiência nutricional ou patologia como psoríase ou micose de unhas. O ideal é manter o corpo saudável com uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais. Se usar esmaltes, fazer uma pausa ficando algum tempo sem pintar as unhas, ou usar um esmalte protetor antes de aplicar a cor. A recomendação é sempre procurar um Dermatologista que poderá identificar a causa e fazer o controle adequado.

Série de depressões horizontais no polegar

É um sinal clássico de uma deformidade de tique de hábito, onde as pessoas esfregam ou cutucam a cutícula cronicamente do polegar com o dedo indicador conforme a unha está sendo formada, causando uma série de depressões horizontais na unha do polegar. Muitas pessoas fazem isso sem perceber, porém podem resolver a questão se simplesmente pararem de manipular suas cutículas do polegar.

 Pele inflamada e infectada ao redor da unha

Isso é conhecido como Paroníquia, podendo ser causado por uma lesão ou irritação, como uma unha encravada, ferimentos na cutícula ou mãos continuamente molhadas. Com a perda ou trauma na cutícula, pode ocorrer a penetração e proliferação de bactérias ou fungos, causando a inflamação, com vermelhidão e inchaço local. A dor pode ou não vir acompanhada de pus embaixo ou próximo da unha.

A cutícula impede que a bactéria, fungo ou levedura fiquem embaixo da unha e causem infecção. É importante aqui embeber a unha na água quente, 2 ou 3 vezes por dia para ajudar a diminuir o inchaço e dor. O médico Dermatologista pode prescrever antibióticos orais ou tratamentos locais conforme a gravidade.

Para prevenir uma infecção, não usar quaisquer implementos afiados para cortar ou empurrar a cutícula, e não permitir que a manicure as corte. A melhor forma de controlar as cutículas é gentilmente esfregar uma toalha sobre as unhas após um banho quando a pele está macia para se livrar da pele morta na superfície da unha. Nas pessoas que trabalham constantemente com água e sem luvas, a infecção ocorre pois existe um rompimento da barreira natural da cutícula, favorecendo a fermentação da levedura, o crescimento das bactérias e sua entrada por baixo da pele. Em geral o Dermatologista pode diagnosticar a Paroníquia no exame clínico avaliando a natureza da infecção e indicar o tratamento e prevenção adequados.

O cuidado com as unhas e a frequente observação da sua aparência são muito importantes pois representa muitas vezes um sinal precoce de doenças que deverão ser tratadas. A melhor opção é sempre procurar por um dermatologista que irá fazer a investigação e o tratamento mais adequado.

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Não conte Calorias

Não conte Calorias, mas esteja atento a elas. Existem inúmeros aplicativos e ferramentas digitais disponíveis hoje para auxiliar no acompanhamento das calorias. Contudo, a contagem

Câncer de Células de Merkel

O câncer de células de Merkel, sendo raro e frequentemente agressivo, apresenta melhores chances de tratamento quando diagnosticado em estágios iniciais. Sol, envelhecimento e um

Conhece o MesojectGun?

O que é MesojectGun? É um dispositivo para aplicação de soluções cosméticas para melhorar a sua absorção com a tecnologia Pulse Booster. Uma técnica inovadora

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?