Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Cuidados com o Cabelo nos Dias Frios

cabelo nos dias friosRelaxar nos dias frios com uma xícara de leite e cobertor é perfeito para o inverno. Mas enquanto possa gostar dos dias frios, o cabelo sofre bastante. Com as dicas perfeitas para cuidado com os fios no inverno é possível proteger o cabelo de ficar frágil e propenso à quebra.

O frio pode deixar o couro cabeludo seco e os fios ásperos e frágeis. Como o corpo é protegido do frio, o cabelo também precisa da proteção durante o inverno. Assim, é ideal manter os fios fortes, macios e hidratados apesar da temperatura congelante.

Dicas para o cabelo em dias frios

1 – Hidratar o couro cabeludo com óleo para cabelo

Durante o inverno, o couro cabeludo fica seco e coça, devido à falta de umidade no ar. Isso pode levar à caspa, irritação do couro cabeludo, e descamação, causando queda capilar. Uma massagem com óleo quente, usando óleos nutritivos para os fios como óleo de coco e azeite, funciona maravilhas.

Estes óleos penetram na haste do cabelo e mantêm o fio hidratado. A massagem melhora a circulação do sangue no couro cabeludo e nutre os folículos capilares, estimulando o crescimento do cabelo.

2 – Evitar lavagem frequente dos fios

Lavar frequentemente o cabelo com shampoos remove seus óleos naturais, causando mais secura e irritação. Existe a necessidade de manter um cronograma de lavagens conforme o tipo de cabelo e a produção natural de óleo. Normalmente este óleo protege o couro cabeludo, mas em excesso, associado à poluição, pode acumular nos fios, entupir o bulbo capilar, causando irritação, coceira e queda de cabelos. O ideal é lavar os cabelos pelo menos um dia sim outro não. Sempre usar um shampoo leve e livre de sulfato para manter o equilíbrio natural da umidade. Não utilizar os mesmos produtos que se utiliza nas estações mais quentes. No inverno, época em que os cabelos tendem a ficar mais ressecados, dê preferência para shampoos e condicionadores com propriedades mais hidratantes.

3 – Condicionar o cabelo da maneira correta

Nunca deixar de usar condicionador durante o inverno. Usar um condicionador cremoso, grosso, contendo óleos naturais como óleo de jojoba, de coco, azeite, e manteiga de karité, para hidratação profunda e nutrição. Seguir a orientação:

  • Usar shampoo e enxaguar totalmente.
  • Aplicar o condicionador do meio do comprimento para as pontas.
  • Concentrar nas pontas para evitar secura e pontas duplas.
  • Deixar o condicionador por alguns minutos e então lavar com água morna. O condicionador é a última etapa de lavagem, sempre após o shampoo ou tratamento como máscara hidratante. Todo o excesso deve ser retirado para evitar o acúmulo.
  • Hidratar os cabelos semanalmente ou a cada 10 a 15 dias, conforme o tipo de cabelo ou sua fragilidade. Hidratar os fios proporciona um aspecto mais sedoso e brilhante

4 – Evitar ferramentas de calor para estilizar

Os fios já estão delicados durante o inverno, e usar ferramentas de calor para estilizar pode deixá-los frágeis, causando quebra. Procurar deixar os cabelos secarem naturalmente, ou com o auxílio de uma toalha, para tirar o excesso de água, em movimentos suaves para não quebrar os fios. Evitar o secador já que ele atrai umidade para fora do cabelo. Caso ele seja necessário, aplicar um protetor térmico e sempre na temperatura fria ou morna, a uma distância de aproximadamente 30 centímetros da cabeça.

5 – Aplicar uma máscara de condicionamento profundo semanalmente

Tratamentos semanais de máscara capilar são uma medida excelente preventiva para assegurar a saúde dos fios. Uma máscara capilar com ingredientes nutritivos e hidratantes como mel e ovo é ideal para os fios. Estes ingredientes hidratam as mechas secas, melhoram o crescimento, adicionam brilho, e deixam os fios macios.

A gema de ovo tem peptídeos solúveis em água que condicionam e estimulam o crescimento. O mel é rico em aminoácidos e vitaminas e tem efeitos condicionadores para os fios. É possível seguir com óleo capilar ou sérum para hidratação.

6 – Não sair com o cabelo molhado

O ar frio expande as hastes do cabelo, facilitando a quebra e desbotamento da cor. Sempre secar os fios antes de sair ao sol. Oferecer tempo extra para secar naturalmente.

7 – Cobrir os fios

O cabelo passa por estresse quando exposto ao vento seco e frio. O ideal é proteger os fios usando um chapéu forrado com tecido de seda ou cetim para evitar fricção do algodão e lã.  Pode também usar um spray de óleo seco para combater a estática e alinhar.

8 – Proteger o cabelo da estática

O cabelo estático é muito comum durante o inverno. A falta de umidade presente no ar combinada com a fricção causada por escova, gorro ou capuz, além do calor dos aparelhos como secador, torna o cabelo estático e com frizz. Para lidar com esta situação, procure usar uma escova ou pente de madeira pois não produzem eletricidade estática e evitam a pequena carga elétrica criada pelas escovas de plástico. Cabelos cacheados, ondulados e crespos necessitam de escovas específicas, com dentes espaçados, que auxiliam a não desfazer o cacho e não causam risco de quebra ou frizz. Também ter o cuidado de pentear os cabelos ainda úmidos, pois mesmo com o uso do pente adequado, os fios podem quebrar com facilidade. O ideal é que o cabelo seja penteado durante o banho, associado com o condicionador, para desembaraçar o fio e permitir que seja escovado sem agressão. Aplicar um condicionador leave-in depois que os cabelos forem lavados e condicionados é uma boa estratégia para deixar os cabelos hidratados e com brilho, sendo grande aliado contra o frizz. Ele protege o cabelo do ressecamento, criando uma camada protetora ao redor do fio. Alguns condicionadores leave-in podem conter óleos naturais e vitaminas, hidratando os fios sem pesar. Porém se utilizar todos os dias e notar que o cabelo está ficando opaco, deve utilizar com uma frequência menor.

9 – Evitar banhos quentes

Um banho com água quente no clima frio é sempre atrativo. Mas a água quente pode remover os óleos naturais e umidade dos fios, causando ressecamento. Pode também deixar o couro cabeludo seco e causar descamação. Sempre lavar os fios com água morna para ajudar a selar as cutículas capilares. Para enxaguar os cabelos nunca utilize água fria, ainda que isso realce o brilho do cabelo. Água fria deixa o cabelo elétrico.

10 – Aparar os fios regularmente

O ar seco e frio no inverno causa quebra capilar, pontas duplas e fios secos. Aparar regularmente a cada 4 a 8 semanas mantém o cabelo com aparência fresca no inverno.

11 – Consumir alimentos saudáveis para manter a saúde do cabelo

Os alimentos ricos em proteína são benéficos para a saúde dos fios. Aumentar a ingestão de todos os alimentos que são ricos em vitaminas essenciais, como cenoura, ovo, frutas, por exemplo.

Seguir uma dieta balanceada que combine legumes, verdes folhosos, produtos laticínios, ácidos graxos ômega 3, e carne, para manter o corpo e fios saudáveis. A hidratação também é fundamental, porque água é importante para manter o corpo saudável e abastecido.

12 – Uso do umidificador

A transição súbita nas temperaturas pode remover a umidade das mechas no inverno. Um aquecedor pode oferecer abrigo quando a temperatura cai, mas também seca o ar dentro do ambiente, danificando o cabelo. Umidificadores ajudam a equilibrar os níveis de umidade no ambiente para evitar secura.

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?