Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Ciclo Menstrual – Tudo o Que Precisa Saber

ciclo menstrualO ciclo menstrual pode de fato dizer muito sobre a saúde. Entender como começar a analisar o ciclo menstrual, e o que fazer sobre as irregularidades é importante. Sabe quando o último período menstrual começou ou quanto tempo de fato durou? Se não, pode ser hora de começar a ter atenção com isso.

Analisar os ciclos menstruais pode ajudar, portanto, a entender o que é normal para si, momento de ovulação, e identificar mudanças importantes, como período perdido ou sangramento menstrual imprevisível. Enquanto as irregularidades de ciclo menstrual geralmente não são sérias, por vezes podem sinalizar certamente problemas de saúde.

O que é o ciclo menstrual?

O ciclo menstrual é uma série de mudanças mensais que o corpo de uma mulher passa na preparação para a possibilidade de gravidez. A cada mês, um dos ovários libera um óvulo, um processo chamado ovulação.

Ao mesmo tempo, as mudanças hormonais preparam o útero então para a gravidez. Se a ovulação acontece no óvulo que não está fertilizado, o revestimento do útero libera pela vagina de fato. Este é na realidade um período menstrual.

Ciclo menstrual. O que é normal?

O ciclo menstrual, que é contado do primeiro dia de um período ao primeiro dia do próximo, não é o mesmo para toda mulher. O fluxo menstrual pode assim ocorrer a cada 21 a 35 dias e dura 2 a 7 dias. Para os primeiros anos após a menstruação começar, os ciclos longos são então comuns.

No entanto, os ciclos menstruais tendem a encurtar e se tornam mais regulares conforme envelhece. O ciclo menstrual pode ser regular, sobre a mesma extensão a cada mês, ou algo irregular, e o período pode ser leve ou pesado, doloroso ou sem dor, longo ou curto, e ainda ser considerado normal.

Dentro de uma gama ampla, “normal” é o que é normal para si. Manter em mente que o uso de certos tipos de contraceptivo, como pílulas anticoncepcionais de ciclo estendido, e dispositivos intrauterinos, vão alterar o ciclo menstrual. Procure conversar com o médico sobre o que esperar.

Quando chega perto da menopausa, o ciclo pode se tornar irregular novamente. No entanto, como o risco de câncer uterino aumenta conforme envelhece, discutir qualquer sangramento irregular sobre a menopausa com o médico.

Como posso analisar o ciclo menstrual?

Para descobrir o que é normal para si, começar a manter um registro do ciclo menstrual em um calendário. Começar por analisar a data de início a cada mês por vários meses em uma série, para identificar a regularidade dos períodos.

Se estiver preocupada sobre os próprios períodos, então também anotar o seguinte a cada mês:

  • Data final. Quanto tempo dura normalmente o período, ciclo menstrual? É mais longo ou mais curto do que o usual?
  • Registrar a densidade do fluxo. Parece mais leve ou mais pesado do que o usual? Qual a freqüência que precisa mudar o absorvente? Passou quaisquer coágulos sanguíneos?
  • Sangramento anormal. Está sangrando entre períodos?
  • Descrever qualquer dor associada com o período. A dor parece assim pior do que o usual?
  • Outras mudanças. Vivenciou quaisquer mudanças no humor ou comportamento? Algo novo aconteceu pelo tempo de mudança nos períodos?

O que causa irregularidades?

As irregularidades do ciclo menstrual podem ter muitas causas diferentes, incluindo:

  • Gravidez ou amamentação. Um período faltando pode ser um sinal inicial de gravidez. A amamentação geralmente retarda o retorno da menstruação após gravidez.
  • Transtornos alimentares, emagrecimento extremo, ou exercício extremo de fato. Transtornos alimentares, como anorexia nervosa, emagrecimento extremo e maior atividade física podem perturbar a menstruação certamente.
  • Síndrome do ovário policístico. As mulheres com este distúrbio do sistema endócrino comum podem ter períodos irregulares, assim como ovários ampliados que contêm coleções pequenas de fluido, chamados folículos, localizados em cada ovário como visto durante um exame de ultrassom.
  • Insuficiência ovariana prematura. A insuficiência ovariana prematura se refere à perda da função ovariana normal antes dos 40 anos. As mulheres que têm insuficiência ovariana prematura, também conhecida como insuficiência ovariana primária, podem ter assim períodos irregulares ou ocasionais por anos.
  • Doença inflamatória pélvica. Esta infecção dos órgãos reprodutivos pode causar sangramento menstrual irregular de fato.
  • Miomas uterinos. Miomas uterinos são crescimentos não cancerosos do útero. E podem causar períodos menstruais pesados e períodos menstruais prolongados na realidade.

O que pode fazer para prevenir irregularidades menstruais?

Para algumas mulheres, o uso de pílulas anticoncepcionais pode ajudar a regular o ciclo menstrual. O tratamento para quaisquer problemas subjacentes, como transtorno alimentar, pode também ajudar. No entanto, algumas irregularidades menstruais não podem ser prevenidas.

Além disso, consultar o médico se:

  • Os períodos subitamente param por mais de 90 dias, e não está grávida.
  • Os períodos se tornam erráticos após ter sido regular.
  • Sangra por mais de 7 dias.
  • Sangra mais pesado do que usual ou encharca mais do que um absorvente a cada uma hora ou 2.
  • Os períodos são menores do que 21 dias ou mais do que 35 dias separados.
  • Sangra entre períodos.
  • Desenvolve dor severa durante o período.
  • Subitamente tem uma febre e sente-se doente após usar absorvente interno.

Se tiver dúvidas ou preocupações acerca do ciclo menstrual, conversar com o profissional da saúde.

Fonte: Mayo Clinic 

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?