As alterações nas unhas podem revelar sinais de doença. Muitas vezes as unhas podem ser um indicador para a própria saúde, refletindo alterações internas nos órgãos, como coração, pulmão, rim e glândulas como tireoide e hipotálamo.
Podemos encontrar várias alterações nas unhas:
Isso pode ser um sinal de melanoma. Enquanto pode pensar que o tipo mais mortal de câncer de pele sempre apareça como uma mancha escura na pele por exemplo, realmente pode começar nas unhas. Apenas em torno de 1 por cento de todos os melanomas em caucasianos ocorre na unha, mas se for afro-americano, 20 por cento dos melanomas começam ali.
Em casos mais avançados, pode se espalhar na área de cutícula ou pele ao redor da unha. É um sinal ameaçador, e quer dizer que está crescendo e se espalhando. Hormônios e certos medicamentos podem também produzir bandas pigmentadas nas unhas, mas ter atenção em especial para sintomas de câncer de unha, como estria marrom ou escura que segue da cutícula para a borda livre, especialmente uma que está ficando maior.
Se tiver unha da mão marrom e a descoloração ficar ao redor, como oposto ao linear, poderia ser outra condição. Por exemplo, manchas marrom nas unhas, especialmente se estiverem furadas, poderiam ser um sinal de psoríase de unha. Neste caso, a consulta com o Dermatologista se torna muito importante, para identificar e programar o melhor tratamento.
As unhas frágeis podem aparecer devido alteração alimentar ou contato das mãos com agentes químicos. As unhas são formadas na matrix, a raiz da unha. Se não estiver bem nutrido ou faltar determinados nutrientes, o corpo não tem o material para fazer unhas boas.
As unhas frágeis podem também indicar anemia por deficiência de ferro ou doenças na tireóide.
Se o corpo tem o material para criar unhas perfeitas, os químicos pesados podem ainda quebrá-las conforme crescem. Devemos pensar nas unhas como uma parede de tijolo, na qual os químicos podem remover a argamassa que mantém os tijolos unidos, como os detergentes e removedores de esmalte.
Certificar-se de ter uma dieta bem balanceada que inclua muita proteína. Evitar usar químicos severos nas unhas. Mesmo removedor de esmalte livre de acetona pode provocar fragilidade nas unhas se utilizado com muita frequência ou grande quantidade.
As linhas verticais nas unhas, ou sulcos, podem aparecer com o envelhecimento, como se fossem rugas nas unhas. Neste caso não se deve polir ou lixar os sulcos para evitar o afinamento da unha. Profundos sulcos horizontais ou depressões, são mais preocupantes, indicando que algo fez com que a unha parasse de crescer temporariamente. Este aspecto da unha em colher, em que o seu formato é côncavo e as bordas laterais evertidas pode estar associada com deficiência de ferro, desnutrição, hipotiroidismo e lúpus eritematoso.
As causas desta alteração pode incluir febre alta, quimioterapia, doença grave, cirurgia maior, transfusão de sangue, acidente de carro ou qualquer estresse maior para o sistema.
Muitas pessoas acreditavam que as manchas brancas nas unhas estavam associadas com deficiência de vitamina. A condição chamada de Leuconiquia pontilhada, aparece devido a algum tipo de trauma menor quando a unha está sendo formada. A dica é esperar, pois as manchas vão desaparecer conforme as unhas crescem. Isto leva em torno de 6 meses para crescer uma nova unha do começo ao fim. As unhas que apresentam o aspecto meio a meio, ou seja, metade das unhas são da cor branca e metade rosada, ocorrem em pacientes com insuficiência renal crônica. Ou ainda quando toda a unha fica branca e somente uma faixa rosada aparece na sua extremidade, pode estar associada com cirrose hepática, insuficiência cardíaca e diabetes mellitus.
As unhas amareladas podem aparecer como resultado do envelhecimento, ou do uso de certos produtos nas unhas como uso frequente de esmaltes. Pode ainda ser um sinal de algum problema de saúde, como infecção, deficiência nutricional ou patologia como psoríase ou micose de unhas. O ideal é manter o corpo saudável com uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais. Se usar esmaltes, fazer uma pausa ficando algum tempo sem pintar as unhas, ou usar um esmalte protetor antes de aplicar a cor. A recomendação é sempre procurar um Dermatologista que poderá identificar a causa e fazer o controle adequado.
É um sinal clássico de uma deformidade de tique de hábito, onde as pessoas esfregam ou cutucam a cutícula cronicamente do polegar com o dedo indicador conforme a unha está sendo formada, causando uma série de depressões horizontais na unha do polegar. Muitas pessoas fazem isso sem perceber, porém podem resolver a questão se simplesmente pararem de manipular suas cutículas de polegar.
Isso é conhecido como Paroníquia, podendo ser causado por uma lesão ou irritação, como uma unha encravada, ferimentos na cutícula ou mãos continuamente molhadas. Com a perda ou trauma na cutícula, pode ocorrer a penetração e proliferação de bactérias ou fungos, causando a inflamação, com vermelhidão e inchaço local. A dor pode ou não vir acompanhada de pus embaixo ou próximo da unha.
A cutícula impede que a bactéria, fungo ou levedura fiquem embaixo da unha e causem infecção. É importante aqui embeber a unha na água quente, 2 ou 3 vezes por dia para ajudar a diminuir o inchaço e dor. O médico Dermatologista pode prescrever antibióticos orais ou tratamentos locais conforme a gravidade.
Para prevenir uma infecção, não usar quaisquer implementos afiados para cortar ou empurrar a cutícula, e não permitir que a manicure as corte. A melhor forma de controlar as cutículas é gentilmente esfregar uma toalha sobre as unhas após um banho quando a pele está macia para se livrar da pele morta na superfície da unha. Nas pessoas que trabalham constantemente com água e sem luvas, a infecção ocorre pois existe um rompimento da barreira natural da cutícula, favorecendo a fermentação da levedura, o crescimento das bactérias e sua entrada por baixo da pele. Em geral o Dermatologista pode diagnosticar a Paroníquia no exame clínico avaliando a natureza da infecção e indicar o tratamento e prevenção adequados.
O cuidado com as unhas e a frequente observação da sua aparência são muito importantes pois representa muitas vezes um sinal precoce de doenças que deverão ser tratadas.
Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver
Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br