Para ter cabelos mais longos, mais saudáveis, talvez deva se atentar em como está tratando o couro cabeludo. Ter fios lindos tem muito a ver com a raiz, com couro cabeludo saudável.
O couro cabeludo que coça, basicamente significa que pode estar ocorrendo um desequilíbrio local. Normalmente, o prurido se manifesta devido a presença de bactérias e fungos, que aumentam em situação de suor, sebo e poluição.
Pode também ter outras causas como: ser causado por uma reação a um ingrediente particular usado no shampoo ou condicionador; não remover adequadamente o shampoo, cujo resíduo pode secar e irritar o couro cabeludo; ou ainda a coçeira ocasionada por patologias dermatológicas como a pediculose ( piolho ).
O couro cabeludo seco e que coça normalmente, pode ser tratado com um shampoo, toner e esfoliante, escolhido especificamente para a saúde dessa região.
Aumentar a quantidade de lavagens dos cabelos com produtos específicos, pode também melhorar a situação, já que a secura ou irritação podem ser causadas pelo acúmulo de células na pele ou pela presença de bactérias. O couro cabeludo é como um ecossistema equilibrado, que pode responder a pequenas mudanças.
A caspa geralmente descreve a descamação do couro cabeludo e há variantes, desde muito leve até muito severa. A descamação leve do couro cabeludo deve ser tratada como uma caspa muito leve. Shampoos específicos, toners do couro cabeludo e esfoliantes são utilizados para manter esta área saudável.
A pele está constantemente perdendo e produzindo óleo e suor, formando uma camada de proteção sobre o couro cabeludo, retendo bactérias. Quando as bactérias aumentam, o couro cabeludo pode ficar infectado. Problemas como mudanças hormonais, estresse, doenças ou dietas, são situações que podem levar a uma multiplicação bacteriana, com posterior infecção
Outras causas da caspa podem ser: higiene precária, consumo de alimentos gordurosos, salgados ou açucarados. A caspa pode estar associada ao couro cabeludo seco, mas ela também pode ser oleosa, sendo importante visitar o médico para a identificação e tratamento correto.
Adicionar um suplemento, com o equilíbrio correto de vitaminas, pode ajudar o crescimento dos cabelos. Procurar por uma fórmula feita para cabelo, pele e unhas, que tenha na sua composição, biotina, sílica, vitaminas B, C, e E, ferro, e ômega 3.
Os níveis altos de testosterona em mulheres, podem realmente levar à perda excessiva dos cabelos. Os contraceptivos orais, regulam hormônios para ajudar a impedir a perda de cabelo. Se perceber que os fios estão afinando, mas não observa perda, é hora de visitar o médico dermatologista, que fará uma avaliação e tratamento adequado.
Se sofrer de couro cabeludo seco, tentar incorporar mais óleos de peixe e ômega 3 na dieta. Veganos devem também certificar-se de suplementar a dieta com proteína e ferro, para obter uma máxima saúde nos fios.
Agendar os relaxamentos, colorações e permanentes, durante as semanas sem TPM, e fazer condicionamento profundo para manter o pH.
Muitas pessoas que têm problemas de couro cabeludo nem sequer sabem. Se a mulher vai colorir o cabelo, e sente um formigamento, então há possibilidade do couro cabeludo estar realmente seco. E isso apenas vai piorar ao longo do tempo, levando ao aparecimento da caspa, inflamação, folículos capilares não saudáveis, e potencialmente a perda de fios.
Apenas como esfolia a pele do rosto, o couro cabeludo pode também se beneficiar com uma boa esfoliação. A sugestão é adicionar algumas colheradas de açúcar no shampoo, para ajudar a se livrar das células mortas da pele, usando as pontas dos dedos para trabalhar a mistura.
Sempre evitar usar as unhas ao esfregar, pois pode formar crosta sem intenção. Para acúmulo pesado, tentar um shampoo com ácido salicílico uma vez por semana.
Muitas mulheres não usam condicionador no couro cabeludo, porque têm medo de obstruir poros ou pesar o cabelo fino. Assim como o rosto demanda hidratação, o couro cabeludo também necessita, podendo utilizar das raízes para as pontas. Mais uma recomendação, é adicionar uma gota de óleo para condicionador leave-in para uma hidratação extra.
Fonte: Allure
Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver
Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br