Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Acne – Causas da Acne em Cada Parte do Rosto

acneIndependente de onde apareça, a acne é resultado de poros obstruídos com um excesso de óleo, impurezas e pele morta. Esta obstrução se torna um comedão, mais comumente conhecido como cravo. Se a bactéria se junta à mistura, o comedão pode ficar inflamado e se tornar uma pápula (uma espinha vermelha), ou pústula (pápulas que são cheias de pus).

E também as formas mais severas de acne, as espinhas nodulares e císticas, que se formam abaixo da superfície da pele com maior probabilidade de deixar sequelas como as cicatrizes. Existem ainda muitos fatores ambientais, de comportamento, ou internos que podem tornar a pessoa mais propensa para erupções de acne em regiões específicas do rosto. São apresentadas as áreas principais onde a acne facial aparece e o que pode estar causando o problema:

Acne na testa

Acne na testa é comum em basicamente qualquer pessoa com pele oleosa. Mas o estilo de cabelo pode também exacerbar o problema. Em particular, pacientes preocupados com sua pele nesta região e optam por franjas para cobrir. Isto acarreta uma piora da acne pois as franjas vão reter impurezas e oleosidade na região.

As erupções da testa podem também ser causadas por leveduras que vem do couro cabeludo e ficam presas nos poros junto à linha do cabelo, quando o excesso de suor e óleo se acumulam nesta área.

Este tipo de acne fúngica provavelmente não vai inflamar, mas deixará a pele da testa áspera e com saliência. A acne fúngica é tratada com produtos à base de enxofre, conhecido como sulfacetamida de sódio.

Algumas pessoas também tiveram sucesso tratando acne fúngica com shampoo para caspa, graças aos ingredientes ativos como sulfeto de selênio. Para prevenir erupções na testa de qualquer variedade, tentar evitar produtos pesados para cabelo como pomadas ou cremes para estilizar, e manter os chapéus limpos.

Acne de nariz

As erupções na região do nariz tendem a ser de tamanho menor e não inflamadas, principalmente cravo, que é mais comum em pacientes que têm pele muito oleosa. Temos mais glândulas sebáceas ao redor do nariz do que em outras partes do rosto, deixando esta região normalmente mais oleosa em qualquer indivíduo especialmente aqueles que já têm pele oleosa em linha de base.

Além do tratamento para acne no nariz o ideal é não cutucar os cravos. Quanto mais mexer com os poros no nariz, mais prováveis de dilatar, acumular ainda mais óleo, pele morta e bactérias, e inflamar. Utilizar uma esfoliação gentil química com ingredientes como ácido salicílico, ácido lático, ou ácido glicólico para gradualmente e gentilmente desobstruir os poros.

Pode ainda utilizar um retinóide e na visita ao dermatologista realizar um peeling químico para diminuir a aparência das erupções no nariz. E para aqueles que usam óculos, certificar-se que não estão muito apertados ou pesando muito na ponte do nariz. A pressão desnecessária pode manter a pele morta, sem desprender naturalmente, e acabar presa nos poros, levando ao aparecimento da acne.

Acne nas bochechas

Não se pode apontar o que causa acne nesta região, mas há algumas fontes possíveis. Em geral, a acne nas bochechas geralmente acontece graças à genética, ou porque é simplesmente onde a pele tende a desenvolver acne. Os hábitos diários como uma pressão contra o rosto, também podem causar um acúmulo de óleo, bactérias e células mortas resultando na acne.

Desta forma, o celular, travesseiro, e até as mãos, podem ser a causa em erupções na bochecha. A solução para este problema é  manter todos os itens limpos, sempre limpar o celular, trocar com frequência a fronha do travesseiro e evitar tocar o rosto sem lavar as mãos. Isso vai reduzir a quantidade de bactérias e óleo introduzidos na pele.

Um detalhe para ter atenção é a rosácea, que pode causar pequenos inchaços vermelhos, parecidos com acne nas bochechas e requer um tratamento mais específico com o Dermatologista.

Acne no queixo

A acne ao redor da boca, queixo e mandíbula pode ser causada por mudanças e flutuações nos níveis hormonais. Por esta razão, a forma mais comum de tratamento é com contraceptivo oral. Neste caso é sempre recomendada uma visita ao Ginecologista para uma investigação de ovário policístico ou alguma alteração dos hormônios masculinos que podem ter aumentado. A acne da mulher adulta é caracterizada por começar mais tardiamente, comprometendo mais a área do pescoço e o terço inferior do rosto- a região da mandíbula, linha de transição do rosto para o pescoço. As lesões são mais inflamadas e doloridas, e deixam mais sequelas de manchas escuras.

Além do contraceptivo, espironolactona, isotretinoína sistêmica e tratamento tópico que pode incluir até antibiótico podem ser recomendados para o controle das lesões. Daí a necessidade de consultar um dermatologista antes de se automedicar. Além disso pode ser necessária uma dieta alimentar com diminuição de açúcar, laticínios e comidas muito gordurosas ou processadas na alimentação.

Embora esta forma de acne seja geralmente impulsionada por hormônio, deve-se manter as outras estratégias de prevenção para acne como limpeza regular e esfoliação, e manter o celular e fronhas higienizados.

Quando conseguimos identificar tudo que pode causar acne, fica fácil normalizar este quadro, tratando sempre por uma questão de saúde.

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?