Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

O Que a Toxina Botulínica Pode Fazer por Você?

Toxina

Toxina botulínica é a toxina que a bactéria denominada Clostridium botulinum produz. E é utilizada para paralisação dos músculos geradores da linha de expressão.

Existem algumas marcas de toxina botulínica no mercado, cujos laboratórios, são responsáveis pela sua fabricação e distribuição. O médico dermatologista é quem poderá definir qual substância vai preferir para cada aplicação em seus pacientes.

Ação da Toxina Botulínica

Pode ser utilizada para fins estéticos, como também para o tratamento das enfermidades neurológicas e dermatológicas. Porém, a toxina ficou mais popular pelos efeitos anti-idade, que favorecem a diminuição das linhas de expressão, que aparecem de forma natural com o decorrer dos anos.

A toxina botulínica tem produção pela idêntica bactéria que ocasiona o botulismo, a enfermidade de gravidade alta e que gera paralisia muscular, entre mais sintomas. Propagação do botulismo ocorre através da ingestão de água ou alimentos que estejam contaminados, e mesmo por toque nas superfícies que apresentem a toxina, como cobertor e maçaneta.

Mas os cientistas perceberam, que se aplicada em doses muito pequenas, a toxina poderia oferecer benefício estético e auxiliar no tratamento de outras enfermidades. Se forem aplicadas mínimas quantidades da toxina botulínica em pontos, particulares pelo rosto, pode promover paralisia muscular controlada na face.

Isto devido a substância atuar como bloqueador neuromuscular, impedindo a transmissão de estímulos dos neurônios aos músculos. Desta forma, não permite ocorrer a contração do músculo, seja totalmente ou parcial. Aplicar de forma controlada a toxina botulínica pelo especialista, não apresenta qualquer risco para o paciente de desenvolver doença.

Tratamento com Toxina Botulínica

O tratamento que todos conhecem com a toxina botulínica, se caracteriza em aplicar doses pequenas da toxina através de injeções e nos pontos específicos da área desejada para tratamento.

A quantidade de aplicações exigidas e pontos em que vão ser aplicados, têm definição segundo o que o paciente deseja e sob orientações médicas. O foco é que resultados deste tratamento sempre se apresentem como mais naturais possíveis. Assim é essencial a opinião do especialista.

Injeções são superficiais, e assim, para aplicações, é utilizada agulha bem fina e pequena, que gera nenhuma ou pouca dor para o paciente. No geral, não é necessária anestesia do local anteriormente ao procedimento, e tampouco se demanda recuperação ou repouso depois do tratamento.

Aplicar toxina botulínica não exige mais do que 30 minutos e é realizada quase sempre em sessão única. Efeitos já podem ser percebidos depois de apenas 48 horas, no entanto, estes efeitos não se caracterizam definitivos.

Geralmente, estes efeitos duram um período de 4 a 6 meses. Após isso, é preciso realizar nova aplicação. O valor deste tratamento usando toxina botulínica varia segundo a área corporal que vai ser tratada, e se mostra proporcional para a quantidade de produto na aplicação.

Locais do Corpo para Aplicação

Toxina botulínica é mais usada no tratamento das marcas de expressão principalmente no terço superior da face. Assim, é muito indicada para atuar nos pés de galinha,  rugas com formação entre sobrancelhas e linhas horizontais da testa.

O procedimento vai relaxar a musculatura, para disfarçar a aparência de rugas presentes e prevenção do aparecimento das rugas de maior profundidade. Porém, é possível ainda aplicar em mais áreas do rosto, como queixo, extremidades das sobrancelhas, pescoço, colo, axilas, mãos, gengiva dentre outros.

Indicação da Toxina Botulínica:

– Objetivos Estéticos

Todo indivíduo pode se submeter à aplicação da toxina botulínica, no entanto, a indicação normalmente é para pessoa adulta que ou já tenha marca de expressão mais avançada ou que quer prevenção para sinais do tempo pela pele.

A associação da aplicação da toxina botulínica aos indivíduos de meia idade é equívoco. A toxina botulínica pode ser utilizada sim no tratamento das rugas que aparecem lá pelos 50 anos de idade, porém, pode ainda ser bastante útil exatamente na prevenção do surgimento das linhas de expressão e rugas.

Trata-se aqui de pacientes a partir dos 30 anos de idade. Se o indivíduo iniciar a aplicação de toxina botulínica adequada e de forma periódica já nessa faixa etária, este provavelmente chegará aos 50 anos exibindo aparência muito mais jovial. Finalmente, a toxina botulínica pode ainda ser utilizado para redesenhar sobrancelhas.

– Objetivos Terapêuticos

Toxina botulínica é ainda apontada para os tratamentos terapêuticos, como no caso da sudorese, que é o suor excessivo, denominado também como hiperidrose, que pode acometer os pés, axilas e mãos.

Indivíduos sofrendo com bruxismo, a enfermidade caracterizada em especial por ranger dentes pela noite, podem ainda beneficiar-se com aplicação da toxina botulínica. Pacientes que sofrem com enxaqueca também pode se beneficiar com a toxina botulínica.

Existem Contraindicações?

Há contraindicação do procedimento em determinadas situações bastante específicas:

  • – mulheres gestantes
  • – mulheres que se encontram no período da amamentação
  • – pacientes que tenham alergia para componentes da fórmula em relação à toxina botulínica
  • – pacientes sofrendo de doenças neuromusculares

 

Fonte:  Dermaweb

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paraíso: (11) 3884-1867⠀
Unidade Itaim Bibi: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?